“Procuro parentes de meus avós que não vieram para o Brasil, quem me ajuda?”
From: *Kora Regina*
Sent: Tuesday, April 21, 2015 9:37 PM
Subject: Procuro parentes de meus avós que não vieram apra o Brasil e permaneceram na Alemanha
Meu avô, José Antonio Rafael Reimann veio para o Brasil em 1913. Sua família partiu da Alta Silésia (Polônia) em 27/01/1913 indo em direção de Bremen de onde pegou navio em direção ao Brasil. Passaram por Portugal e visitaram a cidade rapidamente continuando a viagem. Fizeram o registro no consulado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul e seguiram em direção à cidade de Cruz Alta onde deixaram seus ricos pertences em um depósito que posteriormente foi saqueado, deixando minha família sem seus legados históricos e nem material proveniente do condado ao qual minha avó pertencia. Não temos mais nada, nenhum monograma, nada do linho originalmente tecido em suas terras, nenhuma das ricas mobílias… Enfim, meu avô era o menor de 17 filhos. O primeiro enviado foi o Ernesto Reimann (tinha estudado para ser padre e falava duas línguas além do alemão, italiano e espanhol).
Meu bisavô Chamava-se Carlos Reimann Era casado com Florentina Klinge e não sei mais nada da bisa… apenas que provinha de um condado…
Tiveram 17 filhos. O primeiro foi o Ernesto, e o último O meu avô Jose Antonio Rafael Reimann, que chegou adolescente ao Brasil, mas casou-se com Elza Luiza Edwig Phool de Berlin. O pai verdadeiro era polonês (Phool) e maltratava a mãe dela então se divorciaram e ela acabou casando com outro homem, Höese e então ela passou a chamar-se Elza Luiza Edwig Phool Höese. Essa seria a minha avó materna depois de se casar com o José Antonio Rafael Reimann …
Podem nos ajudar a encontrar as irmãs que ficaram na Polônia (uma era freira) e a outra enfermeira mas não sei nomes nem lugares…
Agradeço qualquer ajuda ou orientação.
Kora Regina Reimann de Moraes
Nota da Redação: Qualquer indicação que possa contribuir para levar a um reencontro deverá ser encaminhada para koraregina@gmail.com, com cópia para contato@brasilalemanha.com.br . Desde já, Kora Regina e BrasilAlemanha agradecem.