“Charlote”, uma história de amor em dois continentes
Ao longo de quase 150 páginas, Mildo relata os momentos de tristeza, alegria, insegurança e coragem da personagem Charlote, que um dia teve que decidir entre ficar em seu país, a Pomerânia, próximo ao Mar Báltico, na Europa central, hoje Polônia, ou aventurar-se por um mundo desconhecido, enfrentando perigos e riscos de todo o tipo. A história traz como pano de fundo os costumes, as festas, a culinária, as doenças e valores da época.
Mildo refere que sempre teve curiosidade em relação ao tema da imigração e desde fevereiro deste ano resolveu passar tudo para o papel, o que fazia depois de encerrados os trabalhos diários da advocacia. “Foi um momento de terapia escrever esta história”, diz ele, explicando que a ideia não era simplesmente fazer um relato frio ou glamuroso desta pessoa e sim mostrar que era um ser humano como tantos outros, com erros e acertos.
A apresentação é da professora de Português e Literatura Magda Scotta, que define como “singular” a história apresentada. E os motivos para esta definição, segundo ela, começam na força da personagem principal, cujo nome no francês e no germânico significa “aquela que é forte, mulher, mulher do povo.” A professora destaca que “Charlote é um presente à comunidade no ano em que se comemoram os 190 anos da imigração alemã” (1824-2014).
Atualmente trabalhando só na advocacia de Cachoeira do Sul, Mildo Fenner teve passagem pelo Jornal do Povo daquela cidade durante quase dez anos, onde foi repórter, colunista e editor-chefe, escrevendo também sobre cinema e livros. Formado em Letras, foi ainda professor de Literatura e Português em diversas escolas do município.
O livro pode ser adquirido através do e-mail mildofenner@hotmail.com., ao preço de R$ 26,00, mais despesas de correio.
Fonte: O Autor, por CD
E-mail: mildofenner@hotmail.com
Veja também >>>
E ainda >>>