Irmã Adair lança livro sobre filósofa alemã

A diretora do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto, irmã Adair Sberga lançará, nesta quinta-feira, às 20h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, seu novo livro “A Formação da pessoa em Edith Stein”.

A obra, editada pela Paulus, é resultado do trabalho de pesquisa de doutorado realizado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto.

A obra de Adair apresenta a formação da pessoa pelos conceitos desenvolvidos por Edith Stein (1891 – 1942), uma filósofa e teóloga alemã, de origem judia, que se converteu ao catolicismo e tornou-se carmelita, morrendo em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial. “Para escrever o texto foram precisos 5 anos de muito estudo e pesquisa” disse.

A autora diz que o tema central de seu livro é o ser humano e o conhecimento que possui. “Stein diz que um ser humano sem alma não é mais um ser humano”, diz a autora. Ainda segundo ela, a verdadeira formação deve incidir na alma, no núcleo interior da pessoa.

Adair explica que com o lançamento do livro seu objetivo é ajudar na formação integral de uma pessoa, pois como é diretora do Colégio Auxiliadora há sete anos ela pretende ensinar o conceito de formação e como colaborar neste com estes processos em crianças, adolescentes e jovens.

Edith Stein

Edith Stein nasceu em uma família judia na Polônia. Ela se destacava por ser brilhante na dedicação aos estudos, que concluiu com graduação máxima, recebendo o título de Doutora em Fenomenologia em 1916. Após ler a autobiografia de santa Teresa d’Ávila ela se converteu ao cristianismo.

Sempre se dedicou aos trabalhos acadêmicos e religiosos. Lecionou e foi conferencista em várias instituições católicas e finalizou como catedrática em uma universidade alemã.

Em 1934, aderiu à ordem das carmelitas e ao nome religioso de Teresa Benedita da Cruz. Com a ascensão do Nazismo ela foi perseguida e, em 1942, levada ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, onde morreu. Em 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II e, em seguida, declarada copadroeira da Europa.

Em janeiro e fevereiro de 2014, irmã Adair Sberga esteve na Polônia em visita às cidades que guardam a história e a obra da filósofa. O trajeto incluiu seis cidades, entre as quais Cracóvia, Lubliniec e Wroclaw – esta última foi onde Edith Stein nasceu e viveu.

“Foi uma experiência enriquecedora, pois pude estar em contato direto com os arquivos e ‘respirar’ toda a história dela”, explica. Nestes locais é possível encontrar o museu, a escola, a paróquia e a universidade, cenários nos quais a santa viveu e trabalhou. O itinerário também incluiu, na Alemanha, Köln, Speyer e Bonn.

Irmã Adair Sberga é formada em Filosofia, História e Pedagogia. A diretora do Colégio Auxiliadora concluiu o Mestrado em Roma, na Universitá Pontificia Salesiana, na área de Educação. Esta dissertação foi publicada com o título “Voluntariado Jovem: construção da identidade e educação sociopolítica”.

SERVIÇO
Lançamento do livro: “A formação da pessoa em Edith Stein”.
Autora: Irmã Adair Sberga – diretora do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto.
Data: 18/12/2014, quinta-feira, às 20 horas.
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

Revide On-line
Nayara Barillari (Colaboradora)
Foto: Divulgação e Arquivo Revide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *