Novembro Azul: Agricultura debate efeitos do consumo excessivo de agrotóxicos
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debate na quinta-feira (27) o uso de agrotóxicos na agricultura e seus efeitos sobre trabalhadores rurais e consumidores de produtos agropecuários. O debate foi proposto pelo deputado Dr. Jorge Silva (PROS), e requerido pelo Deputado Zé Silva (SD-MG).
Segundo o Deputado Mineiro, o Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, porém, infelizmente é campeão mundial no consumo de agrotóxicos.
Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, reproduzidos pela Anvisa, em 2006 foram comercializadas 480 mil toneladas de agrotóxicos no Brasil; em 2012, esse número saltou para 827 mil toneladas: em seis anos, houve um aumento da ordem de 72%. De acordo com o Ministério da Saúde, enquanto no mundo houve um aumento de 93% no consumo de agrotóxicos entre 2000 e 2010, no Brasil a elevação foi de 190%.
“Essa série de audiências, seminários e reuniões faz parte do debate que queremos promover para a saúde masculina e tem o apoio da nossa Frente Parlamentar que tem como proposta aperfeiçoar a legislação e as políticas públicas para ampliar e melhorar o atendimento à saúde masculina”, afirma Dr. Jorge.
Foram convidados:
– secretário substituto da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, Marcos de Barros Valadão;
– o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, José Eduardo Brandão Costa;
– o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias;
– o ministro da Saúde, Arthur Chioro;
– o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Brás Aparecido Barbano;
– o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch;
– o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’Avila
Atenciosamente,
DR. JORGE SILVA
Deputado Federal – PROS/ES
Praça dos Três Poderes – Câmara dos Deputados
Gabinete 383 – Anexo III
CEP 70160-900 – Brasília – DF
(61) 3215-5383/(61) 3215-5483