Público de 400 mil com 183,3 mil pagantes em 12 dias na 30ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

A Coordenação Executiva da Festa da Alegria divulgou na tarde desta quarta-feira, 22, os números oficiais de público dos 12 dias do evento. De acordo com o presidente da 30ª Oktoberfest, Léo Schwingel, ao todo, 138,3 mil pessoas pagaram ingresso para visitar a festa, seja para conferir a programação cultural, com apresentações de danças folclóricas, bandinhas, jogos germânicos e desfiles, ou para assistir aos shows musicais. “Considerando que o volume de chuva de 2014 foi muito superior ao de 2013 e que mesmo assim nosso público pagante foi 3% superior, só temos que comemorar e agradecer a todos que prestigiaram o evento”, destaca Schwingel. No ano passado, a 29ª Oktoberfest registrou, no mesmo período, um público pagante de 134,2 mil pessoas.

Com relação ao público visitante da 30ª Oktoberfest, que leva em consideração todas as pessoas que prestigiaram a programação do evento, inclusive fora do parque, como a caminhada festiva da abertura, o desfile temático da manhã de domingo, dia 12, e o desfile noturno, dia 15, os números se mantiveram. Conforme Schwingel, a Coordenação estima que o público visitante tenha alcançado cerca de 400 mil pessoas. “Consideramos todas as pessoas que prestigiaram as atividades realizadas na cidade, como caminhada de abertura e da maturidade ativa, os dois desfiles, além de todos estudantes de escolas cadastradas e pessoas que diariamente acessam o parque gratuitamente, como é o caso dos doadores de sangue, dos policiais civis e militares e das crianças menores de seis anos de idade”, enfatiza o presidente. O cálculo ainda inclui todo o público do Dia da Maturidade Ativa, que acessa a festa gratuitamente, bem como todas as crianças que tiveram a entrada franca no dia 12 de outubro. “Seguimos alcançando nossos objetivos, de melhorar a cada ano, buscando ser reconhecida como a melhor festa típica alemã do Brasil e não como a maior”, frisa.

CONSUMO – Uma festa com as proporções da Oktoberfest, também impressiona pelo consumo de comida e bebida, ingredientes marcantes na festa que faz homenagem à cultura alemã. O consumo de chope, por exemplo, chegou a 135,5 mil litros de chope. Em 2013, foram consumidos 122 mil litros, o que representa um crescimento da ordem de 11%. Da mesma forma, o consumo de água e refrigerante também cresceu, passando de 37,8 mil em 2013 para 45,7 mil este ano. Com relação às delícias gastronômicas, a estimativa da organização da festa é que tenham sido consumidas 92,5 toneladas de alimentos no Parque da Oktoberfest. Conforme o presidente, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município de Santa Cruz do Sul na organização da festa, dedica-se, nas próximas semanas, à elaboração do Balanço Financeiro dos eventos, que deve ser apresentado à comunidade no mês de novembro.

2015 – Durante o encerramento da 30ª Oktoberfest, ocorrido na noite de domingo 19, no Pavilhão Central da Oktoberfest, foram anunciados a data e o tema da 31ª Oktoberfest, bem como apresentada a nova marca. Em 2015, o evento acontece de 7 a 18 de outubro, tendo como tema Música, Dança e Integração. O anúncio do tema fez parte da apresentação dos grupos de danças folclóricas do Centro Cultural 25 de Julho.

Fotos em anexo: Público da Festa da Alegria chegou a 138,3 mil pagantes

Foto1      Foto2      Foto3      Foto4

Crédito: Rodrigo Assmann

Fonte: Assessoria de Imprensa da 30ª Oktoberfest e Feirasul
Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4404
22 de outubro de 2014

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *