Oficinas de Jogos Germânicos encantam e atraem crianças na 30ª Oktoberfest e Feirasul


Santa Cruz do Sul (RS) – O segundo dia da Festa da Alegria – que iniciou na quarta-feira, dia 8, e se estende até o próximo domingo, 19 de outubro – começou com muita animação no Centro Cultural 25 de Julho, anexo ao Parque da Oktoberfest. Ao todo, 74 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Cardeal Leme, de São Martinho, e Christiano J. Smidt, de Rio Pardinho, tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar as oficinas de jogos germânicos, como Eisstocksport, Sprangel, Corona, Bolão de Mesa, Bolão de bola presa, Corrida de tamanco, Ministock e Pendel.

A ação, inédita na Oktoberfest, busca aproximar ainda mais os estudantes da cultura e tradições dos jogos germânicos. De acordo com a coordenadora de Cultura e Folclore da Festa da Alegria, Celi Durante, todas as escolas que participam das oficinas possuem a língua alemã no currículo escolar. “Para eles é um passado real, pois muitas destas crianças já conhecem e praticam alguns jogos em suas comunidades, as tradições germânicas permanecem nas famílias”, afirma Celi.

De acordo com o diretor da EMEF Cardeal Leme, Leandro Bartholdy, as crianças estavam animadas para participar das oficinas. “Trouxemos as turmas da 6ª, 7ª e 8ª série, estão todos muito entusiasmados com a experiência”, comentou. Para Luana Fantiny Staub, aluna da 7ª série da mesma escola, esta foi a oportunidade para praticar algumas modalidades de jogos que não estão disponíveis na sua comunidade. “Eu já conhecia alguns jogos, como o Bolão de Mesa e a Bola Presa, mas meu favorito foi o Corona, que ainda não conhecia”, salientou.

EDIÇÕES – A próxima edição das Oficinas de Jogos Germânicos ocorre na segunda-feira, dia 13 de outubro, com os alunos das EMEF’s Félix Hoppe, de Linha Nova, e Emanuel, de São José da Reserva. Outras ações ainda serão realizadas nos dias 16 e 17 de outubro, com outras escolas do município. A 30ª Oktoberfest, que tem como tema “Celebrando uma Herança Cultural”, tem o financiamento do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e da Secretaria de Cultura do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lic-RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *