Falta de preocupação com a natureza em Tuparendi

 

No centro da cidade de Tuparendi existe um bosque conhecido por Mato dos Buske, sendo atualmente de diversos proprietários. A única lei que o protege do desmatamento é a Lei Municipal nº 1.238/93, de 27 de julho de 1993, criada pelo ex-prefeito Zelindo Cancian, que declara imune de corte todas às árvores de espécies nativas e outras existentes sobre as frações dos lotes rurais 39 e 40, lei esta que tem amparo no Art. 7º, da Lei Federal 4.771, de 15/09/1965 (Código Florestal).

            Até o presente momento, nenhuma administração municipal de Tuparendi se preocupou em adquirir esta área onde está localizado o bosque ainda existente e transformá-lo num parque, patrimônio público municipal, para preservar o pulmão da cidade. O bosque ainda possui uma parte com extensão de1.050 metros e largura de 350 metros.

            Em 1919 chegava ao povoado de Bello Centro, atual município de Tuparendi, a família Buske, vindo da colônia velha Cachoeira do Sul / RS, Roberto Buske e a esposa Clara A Rohde Buske, juntamente com os filhos Flora, Fridolino, Floriano e Arthur, família que adquiriu esta propriedade de 57 hectares e que com o passar dos anos parou nas mãos dos atuais proprietários. Aliás, esta família Buske foi proprietária do primeiro comércio de Tuparendi, do primeiro bolão, do primeiro veículo, do primeiro táxi, a filha Flora foi a primeira mulher a dirigir um veículo no município e a primeira costureira, mas curiosamente não existe nenhuma rua na cidade que leva o nome de Roberto Buske, ou seja, um dos pioneiros até o presente momento não foi lembrado / homenageado.

            Em outras localidades existe preocupação com a preservação da natureza, podemos citar as cidades de Alecrim e de Nova Iorque (Estados Unidos).

            Em Alecrim, o Decreto nº 603, de 25/09/1982, criou o Parque Municipal de 21.389 m² e o Decreto nº 1.515, de 01/10/2001, denominou o parque de “Bosque Municipal Fonte de Vida”, localizado no centro da cidade.

            Em Nova Iorque, tem o famoso “Central Park”, parque público urbano de 341 ha, situado no distrito metropolitano de Manhattam, um dos parques urbanos mais conhecidos do mundo. O parque em forma retangular tem 4.000 e 800 metros de extensão, sendo quase duas vezes maior que Mônaco e quase oito vezes maior que o Vaticano. É o parque mais visitado dos Estados Unidos, com cerca de 25 milhões de visitantes por ano.

 

Texto: Vilson Winkler

Foto: Google Earth

 

VILSON WINKLER
Jornalista MTB nº 14977
Representante de  jornais desde 01/02/1990
Representante dos jornais Noroeste e Sentinela
Oficial Administrativo e Assessor de Imprensa / Prefeitura Municipal de Porto Mauá
vilson.winkler@gmail.com ou vilson@portomaua.rs.gov.br
(55) 9613 1158 ou (55) 3545 1146 (coml)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *