“Eu pensei…” – Por André Luís Hamman.

190 anos de Imigração Alemã

Neste mês de julho, mais precisamente no dia 25, celebraremos 190 anos de Imigração Alemã no RS/Brasil, e por uma coincidência muito oportuna e interessante, a Seleção Alemã de Futebol acaba de ganhar, no último dia 13, seu 4º título mundial em plena Copa no Brasil, eu vou considerar este êxito alemão como sendo um presente antecipado à Imigração Alemã no Brasil – mesmo que a Seleção Alemã nem tenha se dado conta deste Fato tão importante para nós teuto-brasileiros.

Vou considerar este como um presente, pois o comemorei, em homenagem aos meus antepassados, que com quase 2 séculos de história, este foi o máximo que se pôde ver na mídia local, e também porque não posso esperar muito da mídia e menos ainda do governo (Estadual e Nacional) – que possivelmente fará outro programa de meros minutos a ser apresentado depois do Teledomingo (RBS/Globo), quando ninguém mais estiver assistindo TV, a não ser, aqueles que saberão do mesmo, como foi quando celebramos os 180 anos.

E para fazer uma boa oposição, a RBS ainda preparou Curtas-Gaúchos, saudando os êxitos das Forças Armadas Brasileiras contras os Alemães na 2ª Grande Guerra, ou seja, suprimindo completamente a história dos 190 anos – mais uma vez misturando assuntos e criando equívocos na mente dos menos informados, não que as Forças Armadas não mereçam reconhecimento, mas poderia ter sido feito em 2012 quando completou 70 anos.

E se haverá eventos interessantes sobre a imigração alemã, esta se deverá praticamente por conta de iniciativas municipais, daqueles núcleos que preservam a cultura alemã.

Quero estar enganado, quero ver algo em horário nobre, fomentado pelo Governo Estadual e Federal – como uma visita da Chanceler Alemã, assim como fora na comemoração dos 100 anos de Imigração Nipônica com a visita da Príncipe Japonês.

Às vezes penso que somos descendentes de um povo abandonado, pois as autoridades Alemãs sabem pouco de nós e as locais não dão a mínima – quero estar enganado.

Mit freundlichen Grüssen,

André Hammann – Engenheiro – Montenegro/RS.

André Luís Hammann
E-mail: andre.luis.hammann@gmail.com
Celular: (55) 9938-2947
Residencial: (51) 3632-8823
LinkedIn: http://www.linkedin.com/pub/andre-hammann/32/2a1/591

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *