Representantes da Federação Alemã de Futebol e da Lufthansa visitam centro educacional para crianças carentes em Mauá, RJ

Os olhos das crianças, curiosas, brilharam durante a visita do time da Help Alliance, da Lufthansa, e de parte da delegação da Federação Alemã de Futebol (DFB) a Casa Mateus, um centro de educação vocacional e treinamento de crianças e adolescentes, localizado em Mauá, na Grande São Paulo, na manhã de ontem (09/06). Uma segunda doação de 15 mil euros foi entregue para a entidade, mas a festa teve capoeira e, claro, muito futebol.

Wolfgang Niersbach, Presidente da DFB, Reinhard Rauball, Presidente da Liga Alemã de Futebol e o Vice-Presidente Sênior Produto & Marketing da Lufthansa, Reinhold Huber, foram acompanhados por Cacau, jogador brasileiro hoje no Stuttgart, mas jogou pela seleção alemã na copa de 2010, na África do Sul. Um time de comissários e comandantes da Lufthansa também participou do evento.

O trabalho da Help Alliance com a Casa Mateus começou há meses como uma primeira doação em dinheiro para a renovação do telhado. Agora, graças aos 15 mil euros doados pela DFB será possível não só a conclusão das obras, mas também cooperar no desenvolvimento de outros projetos da entidade. O suporte ao projeto faz parte da campanha “Sonhos de Criança” da Seleção Alemã de futebol.

“Não queremos somente incentivar algo esportivo no Brasil, mas também estabelecer marcos além de campos de futebol. Para nós, criar perspectivas melhores para as crianças é uma missão muito importante. Juntamente com a Liga Alemã de Futebol e nossos parceiros queremos nos envolver além da Copa, deixando um efeito duradouro”, afirmou Wolfgang Niesbach.

“É um grande prazer participar deste projeto e ajudar na construção de um futuro melhor das crianças e adolescentes da Casa Mateus. O sorriso delas nos motiva ainda mais  e só aumenta nossos esforços de apoio a Help Alliance no Brasil e em outros países”, disse o vice-presidente da Lufthansa.

As crianças e jovens estudantes da Casa Mateus além de felizes pela doação, também se entusiasmaram ao receber camisetas da DFB e camisas da seleção alemã. Além de conhecer mais sobre o projeto, a delegação também teve o prazer de presenciar alguns passos de capoeira para os visitantes e, claro, ao final, todos caíram no samba.

Desde 1980, a Casa Mateus dá apoio a 180 crianças e adolescentes carentes a cada ano. Durante todos esses anos, mais de 14 mil crianças receberam apoio da entidade. As famílias carentes se beneficiam de um serviço social gratuito e ajuda para uma vida melhor. A iniciativa individual das crianças e adolescentes de áreas com grande desigualdade social tem o apoio de programas educacionais, cursos de idiomas, aprendizado musical, teatro de capoeira. A única condição para participar dos cursos é que as crianças estejam matriculadas nas escolas regulares.

Carlos Musskopf, presidente da Casa Mateus, ficou muito feliz e agradecido. “Sem a ajuda da DFB e da Help Alliance não poderíamos dar condições adequadas para nossas crianças e tampouco estaríamos em condições de realizar o trabalho de renovação necessário. A visita do presidente da DFB, do Cacau e da Lufthansa nos enche de orgulho e esperança.”

Os funcionários da Lufthansa fundaram a Help Alliance em 1999. Hoje, a associação, sem fins lucrativos, reúne cerca de 40 organizações de auxílio de todo o mundo. Funcionários do Grupo Lufthansa e Condor assumem voluntariamente a responsabilidade em cooperação com parceiros locais que têm experiência em campanhas de desenvolvimento.

As iniciativas de ajuda são financiadas exclusivamente por doações. Um dos principais grupos-alvo são as crianças, que são conduzidas a um futuro mais promissor através da educação e dos projetos de treinamento vocacional.

Além de projetos na África e Ásia, a Help Alliance tem apoiado, desde 2007, cinco projetos no Brasil. São eles, Seara, em Santarém próximo ao Amazonas, Estrela do Sul/Stern, no sul de Porto Alegre, Centro Comunitário Paulo da Portela (CCPP), no Rio de Janeiro, Centro Comunitário Casa Mateus, em São Paulo, bem como a “Vila das Crianças” em Guarabira no Nordeste do Brasil. A partir deste ano, a Help Alliance está dando apoio à implantação e renovação de escolas. Um comissário da Lufthansa é o ‘patrono’ do projeto dentro da Help Alliance. Mais informações em http://www.helpalliance.org

Egom Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável: Marcela Matos
MTb: 20.801
Sala de imprensa em www.egom.com.br
Telefone: (11) 4305 5058 (novo número)
E-mail: egom@egom.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *