Perfil: Dr. Martin Norberto Dreher, historiador

Martin N. Dreher é natural de Montenegro, RS. Nascido em 1945, graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, e doutorou-se em História da Igreja, München, Alemanha, com a tese Igreja e Germanidade. Estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (1975). A temática da tese determinou suas pesquisas futuras, suas conferências e publicações, mormente dedicadas à História da Igreja e à História da Colonização e Imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período.

De 1978 a 1994 foi professor de História da Igreja e História do Dogma na atual Faculdades EST e de 1995 a 2011 na Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.

Minhas indicações de livros básicos sobre a Imigração Alemã no Brasil  – livros não esgotados, encomendáveis – para a formação de bibliotecas individuais, comunitárias, municipais:

01. DREHER, Martin N. 190 Anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul: esquecimentos e lembranças. São Leopoldo: OIKOS, 2014.
02. DREHER, Martin N. Wilhelm Rotermund: Seu Tempo – Suas Obras. São Leopoldo: OIKOS, 2014.
03. DREHER, Martin N. Imigração Alemã no Rio Grande do Sul: Recortes. São Leopoldo: OIKOS, 2008.
04.DREHER, Martin N. Degredados de Mecklenburg-Schwerin e os primórdios da imigração alemã no Brasil. São Leopoldo: OIKOS, 2010.
05.DREHER, Martin N. Breve História do Ensino Privado Gaúcho. São Leopoldo: OIKOS, 2008.
06.BOLLE, Willi e KUPFER, Eckhard. Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs. São Paulo: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2013.
07.TRAMONTINI, Marcos Justo. A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira 1824-1850. São Leopoldo: UNISINOS, 2000.
08.MÜHLEN, Caroline Von. Degredados e Imigrantes: trrajetórias de ex-prisioneiros de Mecklenburg-Schwerin no Brasil Meridional (século XIX). Santa Maria: UFSM, 2013
09.WITT, Marcos A. Em busca de um lugar ao sol: estratégias políticas. São Leopoldo: OIKOS, 2001.
10.ARENDT, Isabel Cristina. Educação, Religião e Identidade Étnica. São Leopoldo: OIKOS, 2008.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *