Bolsas de estudos para a Alemanha

Doutorado

Inscrições até 28 de abril

São oferecidas bolsas de estudos para doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado. As candidaturas devem ser submetidas via Plataforma Carlos Chagas, localizada na página do CNPq (http://carloschagas.cnpq.br/). Entre os documentos exigidos estão o projeto de pesquisa científica e a confirmação formal de orientação científica na Alemanha. O início das atividades de doutoramento na Alemanha está previsto para abril 2015.

A lista completa de requisitos e demais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis em: http://www.daad.org.br/pt/18314/index.html

 

EPOS

O antigo programa Aufbaustudiengänge chama-se agora EPOS (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge). Os cursos têm conteúdos relacionados a questões de desenvolvimento sustentável.  Outra novidade é que, a partir deste ano, candidatos e candidatas devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã.

Com o programa EPOS, o DAAD tem o objetivo de oferecer bolsas de estudos para jovens profissionais procedentes e atuantes em países emergentes para diversos cursos de aperfeiçoamento em universidades e universidades tecnológicas (Fachhochschulen) alemãs.

O programa não se destina a recém-formados. É imprescindível a comprovação de dois anos de experiência profissional, após a conclusão da graduação, relacionada ao tema do curso escolhido.
 
Roteiro: http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/2014_04_02_-_programa_epos_-_2015-2017.pdf  
Livreto: http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/2014_04_-_epos_-_2015_epos_brosch__re.pdf

EPOS Deadlines: http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/epos_deadlines_2014.pdf

Informações gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *