Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre conhece o legado alemão da Rota Romântica

“Quero retornar mais vezes e conhecer melhor esta região”. Esta foi a opinião do Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, e de sua esposa Daniela Traumann, após dois dias de visitação às cidades de Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Traumann, que é o Cônsul Geral da Alemanha há seis meses no Estado, visitou a região, a convite do Presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, que vem representando o Consulado Alemão na região há mais de 20 anos. Esclarecido de como surgiu a Rota Romântica, o Cônsul ficou impressionado de como o relacionamento entre os Municípios é solidário. “Nós trabalhamos ajudando uns aos outros. Precisamos desenvolver a Rota em conjunto”, destacou a Prefeita Cláudia Schenkel que recepcionou Traumann na sua chegada à região.

Com o objetivo de conhecer o legado germânico dos Municípios da Rota Romântica, verificar empreendimentos que contaram com o apoio financeiro do Consulado Alemão, analisar o trabalho turístico e a qualidade de vida da região, Traumann esteve na região na última sexta-feira e sábado, 14 e 15 de março.

No período foram visitados o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn de Picada Café, o Parque Alemanha Encantada de Gramado, o Parque Caracol de Canela, o Memorial Padre Amstad, a Cervejaria Edelbrau, o Parque Aldeia do Imigrante e a Praça das Flores de Nova Petrópolis, a Editora Amstad e o Museu Comunitário da localidade do Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis. Em todos os momentos, o Cônsul foi recepcionado pelas autoridades locais.

“Foi uma visita rápida, mas pude ver que a Rota Romântica não é apenas um projeto turístico, mas que trabalham com projetos em diferentes áreas para beneficiarem os Municípios e a região. Gostei muito da história da região, da preservação da cultura e do estilo de vida das pessoas daqui”, destacou Traumann, ao fazer referência ainda à promoção de estágios da AFEBRAE – Associação de Fomento a Estágios no Exterior na Alemanha, conduzidos há mais de 20 anos.

“Nesta primeira visita do Cônsul à Rota Romântica, atendemos ao pedido dele de também conhecer alguns locais onde o Consulado Alemão já auxiliou financeiramente”, afirmou Weber, ao ressaltar que num próximo momento, as demais cidades também serão visitadas. Weber ressaltou que nestes últimos anos, mais de R$ 130 mil foram destinados em auxílios a Nova Petrópolis, entre eles o Museu do Parque Aldeia do Imigrante, o Museu Comunitário e a Igreja do Pinhal Alto, as Meninas Cantoras da Serra Gaúcha, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tannenwald e os Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis na aquisição de equipamentos, bem como no auxílio na vinda dos dois primeiros caminhões da Alemanha. “Conseguimos isso graças a nossa relação de confiança com o Consulado Geral da Alemanha e outros órgãos diplomáticos que representam a Alemanha”, enfatizou o Presidente da Rota Romântica.

O Presidente da Rota Romântica ainda destaca que as visitas são fundamentais para dar continuidade à parceria e buscar cada vez mais apoio e incentivos para o fortalecimento da cultura germânica na região, principalmente no ano em que se comemoram os 190 anos da imigração alemã.

 

Legenda da foto:

DSC04077 – Cônsul Stefan Traumann ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela Rota Romântica;

DSC04366 – Museu localizado no Parque Aldeia do Imigrante já recebeu auxílio financeiro do Consulado Alemão e foi visitado por Traumann;

DSC04267 – Editora Amstad, localizada no Pinhal Alto, também foi visitada. No local, o Cônsul conferiu as publicações da única revista em língua alemã da América Latina, a Sankt Paulusblatt.

Créditos: Vanessa Birk

 
 
Att.
Vanessa Birk
Relações Públicas – Reg. 3136
(54) 9606.0160 | 8104.6914
facebook/ProjetosPerene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *