Haini Schneider, 50 anos de dedicação a música teuto-brasileira
Pelo que se confirmou através de pesquisa realizada, JACOB SCHNEIDER já foi músico, na região da grande São Leopoldo (Ivoti e Sapiranga), berço da colonização alemã no Rio Grande do Sul, ao sul do Brasil.
Passou o dom para os filhos, entre eles, FREDERICO SCHNEIDER, que em 1924, fixou residência em Quinze de Novembro, RS, com sua família, vindo de Picada Café, RS. Trabalhava na agricultura, e nos finais de semana, atuava como músico.
FREDERICO também ensinou seus filhos, dentre os quais, citamos CARLITO SCHNEIDER. CARLITO começou a tocar em bandas aos 13 anos de idade. Após seus filhos crescerem, realizou-se plenamente, por conseguir formar uma banda com estes. Sua história está escrita em preciosos livros de partitaturas, onde registrou maravilhosas criações musicais.
Seu filho HEINZ SCHNEIDER, ou simplesmente HAINI, como é amplamente conhecido na região centro-norte do Rio Grande do Sul, é portanto, da quarta geração de músicos. Após várias formações musicais, juntamente com sua esposa EDELGARD SCHNEIDER (ou simplesmente EDEL, com quem se apresenta desde os tempos de namoro), seus filhos, irmãos, cunhados e sobrinhos, fundou o Grupo Cultural Som Legal. E assim, pode finalmente realizar um sonho antigo, ao lançar em 1997 o primeiro CD de um grupo musical desta região: o CD da BANDA SOM LEGAL – SCHNEIDER´S FEST. Os filhos VOLNEI SCHNEIDER e VIVIANE SCHNEIDER RODRIGUES, receberam a herança musical, participando ativamente da história cultural da família Schneider em Quinze de Novembro, RS. Seus netos THAÍS MAZUTTI SCHNEIDER, THALES MAZUTTI SCHNEIDER e WILLIAM SCHNEIDER RODRIGUES, sempre acompanharam tudo, nas apresentações da família, nas produções dos CDs, nos eventos promovidos, e por esta razão, seguem a tradição da família.
Através das gravações, todas registradas em CDs, conta um pouco desta história. A partir de um minucioso trabalho de pesquisa nos livros de partitura de CARLITO e HEINZ, são escolhidas canções compostas em diferentes épocas. Muitas destas músicas foram dançadas por muitos casais, porém não haviam sido ainda, trazidas a registro. Este tem sido o trabalho dos últimos anos. Compilar composições da família e trazê-las ao público consumidor da cultura teuto-brasileira.
Apresentar algumas destas canções é um dos compromissos, mas sobretudo, o maior deles, é a justa homenagem do Grupo Cultural e Banda Som Legal, sob a produção do trio The Schneider´s, a um de seus fundadores, o HAINI, músico profissional que nesta data de 14 de março de 2014, completa simultaneamente 65 anos de idade, e exatos 50 anos de atividade musical.
Dupla HAINI & EDEL SCHNEIDER, em momento importante homenageando o Exmo. Governador do Estado de São Paulo, Sr. GERALDO ALCKMIN por ocasião do BROOKLIN FEST.
Conhecça algumas músicas:
Carollin – CD Haini & Edel Schneider “Nossa História”
Dobrado Facão – CD Haini Schneider e Banda Som Legal “Toca Gaiteiro”
Haini Mora na XV – CD Haini Schneider e Banda Som Legal “Toca Gaiteiro”
Hop Sa Sa – CD Som Legal “Volks Fest Músicas Alemãs”
Saiba mais >>>
Haini & Edel Schneider
Rua Gonçalves Dias, 838, centro, Quinze de Novembro, RS
CEP 98230-000
Fone (54) 3322 1054
Créditos das Fotos: Foto 01 Eliseu Feiten, Foto 02 Cauê Godinho