41ª Festa do Figo é aberta oficialmente em Nova Petrópolis

A solenidade oficial de abertura da 41ª Festa do Figo foi realizada pouco antes do meio-dia deste sábado, dia 08 de fevereiro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, em Nova Petrópolis. A cerimônia abriu uma série de atividades que ocorrem neste sábado e domingo para brindar a pujança do setor primário, a dedicação e esforço do produtor rural e o reconhecimento à contribuição que este trabalhador confere ao Município. Mais de 12 mil pessoas são esperadas para os dois dias de festa. O público poderá conferir mais de 400 expositores de figo e outros produtos agrícolas, mais de dez expositores de máquinas e implementos, além da feira de frutas, produtos agroindustriais, artesanato, apresentações culturais e muita música.

A abertura oficial da 41ª Festa do Figo contou com a presença do prefeito Regis Luiz Hahn; da primeira-dama, Marion Spier Hahn; do vice-prefeito, Gregor Hermann; do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol e demais secretários; do presidente da Câmara de Vereadores, Charles Paetzinger e demais vereadores; do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do coordenador de Planejamento da Macrorregião Funcional 3, Renato Mascarello, no ato representando o governador do Estado, Tarso Genro; do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Gilmar Sossella; do deputado estadual Ernani Polo; do deputado federal Renato Molling; do deputado federal Vieira da Cunha; do secretário do Trabalho e Emprego de Porto Alegre, Pompeu de Matos; e, demais autoridades estaduais e municipais e lideranças comunitárias.

O prefeito Regis Luiz Hahn discorreu sobre a preocupação e o compromisso que a sua administração de manter o agricultor no campo e promover a sucessão familiar. “Estamos trabalhando para isso. O produtor precisa plantar bem, ter assistência técnica e vender bem o seu produto”, declarou o prefeito Lelo ao citar incentivos, programas e convênios que a prefeitura municipal oferece aos produtores rurais. Além disso, o prefeito anunciou mais uma ação da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater durante a abertura do evento. “Todos os produtores que ingressaram no Programa de Fruticultura em 2013 passarão, em 2014, a ter um acompanhamento técnico na propriedade com a visita de um técnico da Emater. Todas as informações do acompanhamento serão registradas. Temos também o compromisso com as estradas vicinais e acessos dos produtores. Para tanto buscamos e recebemos uma retroescavadeira em 2013 pelo MDA e receberemos uma motoniveladora (patrola) agora dia 24 de fevereiro. Estamos trabalhando para manter nossas estradas em perfeitas condições e garantir o escoamento de nossa produção”, enfatizou o prefeito Lelo.

Após a cerimônia, as autoridades, acompanhadas pela Rainha Mariana Marcon e Princesas Bianca Seibt e Marciane Ruppenthal, bem como pelo presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, Celso Seefeld, descerraram a fita inaugural e visitaram a exposição de figos e outros produtos agrícolas.

A programação deste sábado teve continuidade com almoço, premiação dos expositores, apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Linha Brasil e Linha Araripe e show d Banda Bom de Baile. No domingo, dia 09, a Festa do Figo prossegue a partir das 10h.

A 41ª Festa do Figo será realizada sábado e domingo, dias 08 e 09 de fevereiro, a partir das 10h, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. O evento é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e conta com o apoio da prefeitura de Nova Petrópolis, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG). Banrisul, Sicredi e Piá patrocinam a 41ª Festa do Figo de Nova Petrópolis.

 

Programação Oficial

Domingo – 09/02/14:

10h: Culto Ecumênico

11h30min: Almoço para expositores e público em geral (R$20, por pessoa)

Exposição de figos e produtos agrícolas

Exposição de máquinas e implementos

Feira de frutas, produtos agroindustriais, artesanato

14h – Palco externo: Banda Bom de Baile, Ponto Com e Banda Aloma

15h – Palco interno: Os Atuais, Banda Ponto Com e Porto do Som

 

Créditos das Fotos: Kassandra Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *