“bauhaus.foto”: grande exposição sobre Bauhaus em turnê pelo Brasil

A partir das mais de 40.000 fotografias da Bauhaus, que representam a maior coleção do mundo, o Arquivo Bauhaus/Museu de Design de Berlim expõe uma seleção de 100 obras-chave do movimento.

Enquanto a arquitetura e o design já são quase considerados sinônimos da Bauhaus, é pouco notório que a fotografia e o filme tenham tido um papel igualmente importante na escola de design. Após a Primeira Guerra Mundial essas novas mídias acertaram o espírito contemporâneo: sua capacidade de registrar a vida acelerada e os diferentes pontos de vista em imagens suscitou o interesse de uma série de estudantes e professores da Bauhaus em experimentar com fotografias e filmes.

Da coleção do Arquivo Bauhaus/Museu de Design de Berlim estão representados tanto clássicos de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, como também fotos de fotógrafos menos conhecidos como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, bem como obras não menos ambiciosas de artistas desconhecidos.

A exposição foi concebida a pedido do Goethe-Institut pelo Arquivo Bauhaus/Museu de Design em Berlim e a Fundação Bauhaus Dessau. Em Brasília, a mostra é realizada numa cooperação entre o Goethe-Institut e o Museu Nacional Honestino Guimarães.

Informações adicionais:
Será publicado um catálogo de 144 páginas nas versões inglês-português e alemão-inglês que incluirá 100 fotografias.

Após as cidades de São Paulo, Salvador da Bahia, Curitiba e Brasília, a exposição segue para Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Saiba mais >>>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *