Festividades da Sociedade Filarmônica LYRA

Imagem 

 

RÉVEILLON 2014  

 

Verbringen Sie den Rutsch ins neue Jahr bei uns in der Lyra! 

 

Venha celebrar a entrada no novo ano com a gente aqui na Lyra! 

 

Imagem 

 

31.12.2013 – 20:00 

 

Festessen, Sekt um Mitternacht,  

 

Jantar Festivo, Espumante à meia-noite 

 

Preise / Preços: 

R$130,00Mitglieder / Sócios 

R$150,00nichtMitglieder / não Sócios 

 

 

Nur mit Reservierung im Sekretariat bei Frau Adriana gegen 50% Anzahlung 

Mindestteilnehmerzahl: 30 

 

Só com reservas na secretaria com Adriana mediante pagamento de 50% 

Número mínimo de inscritos: 30 

Tel: 5041-2628 

Rua Otávio Tarquínio de Souza 848, Campo Belo

 

 

Previsão de nossa programação:

 

19.1.14 – 12:30 almoço, 14:30 filme, concerto de Ano Novo com a Filarmônica de Viena, Regência de Herbert v. Karajan, café com bolo

 

Nossa programação semanal:

 

Terça-feira 14:00 a 17:00 h Skat

 

Terça-feira 18:00 a 20:00 h Coral

 

Quarta-feira 20:30 a 22:30 h Grupo Gold & Silber

 

Quinta-feira 09:30 a 11:30 h Hatha Yoga

 

Quinta-feira 19:00 a 21:00 h Orquestra de Bandolins

 

Domingo 17:00 a 19:00 h Grupo Gold & Silber

 

Parabenizamos nossos aniversariantes do mês de Janeiro de 2014, especialmente aqueles que comemoram aniversário redondo:

 

Crista Daut

 

Página do Facebook do Instituto Martius Staden

A Sociedade Filarmônica Lyra agradece ao Instituto Martius Staden pela divulgação de nosso Bazar de Natal em sua página de seu Facebook. I.S.

  

Circular Eletrônica da Central de Notícias Brasil-Alemanha

 

Igualmente agradecemos pela divulgação de algumas circulares da Lyra em suas publicações eletrônicas semanais. I.S

 

Passeio ao Sítio da Familia Schwarzbach em Nazaré Paulista. 

Um dia perfeito. A familia Schwarzbach, que gentilmente ofereceu à Lyra, a seus sócios e amigos, a possibilidade de passar um dia agradavel em seu sítio, nos acolheu carinhosamente. O clima estava bom, havia possibilidade de se fazer caminhadas, se refrescar na piscina, o delicioso almoço e café da tarde preparados pela Geralda e Margarita Schwarzbach, as duas palestra proferidas, uma pelo Dr. Flavio Magalhães e a outra pela Silke Schwarzbach, tornaram o dia realmente especial. A Lyra agradece ao Guilhermo e à Margarita pelo convite I.S. 

Filme – Concerto de Ano Novo com a Orquestra Filarmônica de Viena, Regência de Herbert v. Karajan, apresentando peças de Operetas, O Barão Cigano, Annenpolka, O morcego, Valsa do Imperador, etc. de Johann Strauss, Pai e Jr. Apresentará também o Balé da Ópera Estatal de Viena e a Escola de Equitação Espanhola. 

Rua Otávio Tarquínio de Souza, 848 – Campo Belo 04613-002 

São Paulo – SP, Tel/Fax: 5041-2628 – 5093-6327 www.lyra.org.br / e-mail: sflyra@gmail.com

  

Janeiro 2014

 

Palavra do Presidente 

“Queridos amigos da Lyra! Estamos iniciando mais um Ano Novo depois de festas e abraços, desejos de Feliz Ano Novo e muita alegria! Quando olhamos para frente esperamos que nossos anseios, desejos e votos de felicidade aos nossos queridos se realizem! E é assim que deve ser! Muitas vezes esquecemos destes nossos propósitos no decorrer do ano, mas o simples fato de um dia ter se lembrado de quem nos é querido e desejado tudo de bom para ele já é um grande passo, pois a nossa felicidade sempre passa por alguém que nos é querido. “

  

A poetisa Ricarda Huch diz: “Se soubéssemos como é curta nossa existência na terra, certamente distribuiríamos mais alegrias aos nossos semelhantes”. Acredito que quem seguir esta regra terá mais alegria e certamente usufruirá de mais felicidade que está contida em cada um de nós. A todos nossos amigos da Lyra agradeço de coração a dedicação e apoio que tem sido dado e desejo que a felicidade encontre morada no coração de cada um! Seja feliz!!

  

“Nossa vida se chama amar, e não amar mais significa não viver mais” – George Sand

  

Helmuth Stapf – Presidente

 

Bazar de Natal 

Como em todos os anos o Bazar de Natal, apesar da chuva intermitente, contou novamente com uma presença maciça de pessoas, 2.120 atenderam ao nosso convite e lotaram as nossas dependências.

 

O ”Mercado de Pulgas” então, bombou. Agradecemos aqui a todas as pessoas pelo grande volume de doações. Em certos momentos a aglomeração em nossa barraca era tamanha, que em 4 pessoas mal e mal pudemos atender a todos ao mesmo tempo. 

A arrecadação superou nossas expectativas, principalmente devido à chuva, mas nosso público é fiel, não deixa de vir à Lyra nem com mau tempo.

Uma pequena parte do dinheiro arrecadado, uma gota d’água em pedra quente, é doada à Escola Céu Azul, no bairro de Colônia, na periferia, onde os primeiros imigrantes alemães se assentaram em 29.7.1829. Em uma apresentação de nosso grupo de Danças Folclóricas Gold und Silber na comunidade de Colônia, pudemos conhecer a escola, ver e constatar o enorme esforço da Associação Cemitério dos Protestantes, nossos amigos e parceiros de longa data, pelo belo trabalho realizado, na construção e manutenção desta escola para crianças menos favorecidas. Se quisermos que a desigualdade social reinante em nosso país e a absurda violência que impera nos dias de hoje chegue ao fim ou pelo menos fique em níveis aceitáveis, só há um caminho a trilhar: investir na educação. E é nisto que a Associação Cemitério dos Protestantes tem se empenhado e merece nosso apoio, mesmo que muito singelo.

 

Ingeborg Schmidt 

Festa do Advento 

Novamente o nosso público lotou o nosso salão de festas, pedimos desculpas às pessoas que não conseguiram um lugar às mesas. As apresentações de nossos jovens talentos Lorena Hase, na flauta transversal e Erik Saarepere ao piano de cauda encantaram os presentes. O coral da Lyra interpretando belas canções natalinas e a bela apresentação da Orquestra de Bandolins de São Paulo introduziram o clima festivo. A confraternização entre os sócios e amigos, a grande Família Lyra, encerrou com alegria e fraternidade este ano de muitos sucessos na Lyra. Obrigada a todas as pessoas que contribuíram para que isto tudo pudesse ser realizado.

 

I.S. 

Escola Céu Azul

 

Há mais de dez anos realizamos na Lyra anualmente dois Bazares beneficentes, para o dia das mães, com o rendimento integralmente para a “Escola Céu Azul” em Colônia, na periferia da cidade, e um Bazar de Natal. Ao longo dos anos eles adquiriram a fama de serem realmente de qualidade. Além de expositores selecionados, cada bazar oferece área com brinquedos para as crianças, monitorados pelas professoras da escola “Céu Azul”, café ou chá com bolos selecionados e com especialidades alemãs nos dois dias inteirinhos, além de um restaurante do Frigorífico Berna com especialidades suíças e alemãs. No decorrer dos dois dias há premiações dos visitantes, apresentações entre outras, dos alunos da escola Céu Azul, com seu grupo de danças folclóricas, coral, balé e grupos instrumentais como violão, violino, saxofone, flauta e outros, que dão uma pequena visão do trabalho sério feito pela Associação dos Cemitérios com a formação de crianças e jovens.

A escola Céu Azul foi fundada pelo serviço social da Associação dos Cemitérios dos Protestantes e abriga crianças desde o Jardim de Infância até o 9º ano do ensino fundamental, tendo atualmente 250 alunos. Embora com capacidade ociosa para mais 100. Os sucessos e resultados pedagógicos são incontestáveis, o problema real, porém, é o financeiro. 

O que pode ser cobrado de acordo com o rendimento familiar dos alunos não chega a cobrir 50% das despesas e a diferença tem que ser arrecadada por doações de patrocinadores e da Associação Cemitério dos Protestantes. Há também professores que, em troca de uma pequena contribuição, ensinam aos alunos danças folclóricas alemãs, xadrez, musica instrumental, balé entre outras atividades. O ensino de qualidade e formação destas crianças é importante para o futuro melhor do Brasil e nós todos deveríamos colaborar com responsabilidade. 

Colônia (antigamente Colônia Alemã) foi o primeiro centro de imigração alemã no Estado de São Paulo, de Parelheiros até Itapecerica, no extremo sul da cidade. Era extremamente isolada, de difícil acesso, a um dia de viagem de Santo Amaro. O ali existente Cemitério dos imigrantes correu o risco de ser fechado. A Associação dos Cemitérios, a pedido da comunidade alemã de São Paulo, com o aval da Prefeitura, assumiu a restauração e manutenção deste Cemitério. Por esta ocasião, verificou-se a falta de uma escola nesta região muito pobre. Nos Estatutos da Associação dos Cemitérios dos Protestantes, desde a sua fundação, existe a clausula da necessidade de ela fazer Serviço Social, e assim foi fundada a Escola Céu Azul. Caso fosse possível encontrar mais doadores, poderia se dar a chance a mais 100 crianças de ter uma educação cristã de melhor qualidade. Franz Schmidt

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *