Nova Petrópolis prepara Roteiros de Natureza Autoguiados

Nova Petrópolis lança, com exclusividade no Brasil, quatro roteiros de ecoturismo totalmente autoguiados por estradas e caminhos do interior do Município. Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado foi inspirado em uma tradição da Floresta Negra na Alemanha, onde existem milhares de quilômetros de trilhas sinalizadas para caminhada e cicloturismo.

Roteiro Mallakoff, Roteiro Imperial, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto compreendem a nova proposta turística de Nova Petrópolis. Nestes roteiros o ecoturista tem toda a sinalização dos caminhos a percorrer, assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades de cada roteiro. São informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades específicas de cada roteiro.

Em um guia impresso o ecoturista tem um mapa para cada roteiro destacável, com as informações de pontos de interesse, altimetria do trajeto, curiosidades e distâncias a percorrer. Neste guia também constam dicas ecológicas, informações sobre arquitetura, flora e fauna possíveis de serem contempladas. Os guias impressos estarão disponíveis aos turistas no Parque Aldeia do Imigrante, Torre de Informações Turísticas e locais especializados em ecoturismo, como lojas e associações.

Segundo o diretor de atrativos turísticos da Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, Márcio Link, durante esta semana será realizada a instalação de 28 placas de sinalização e informações turísticas ao longo do Roteiro Mallakoff. “Serão placas com informações sobre flora e fauna e outras com enfoque turístico, histórico, ambiental, geográfico e geológico”, detalhou. “O Roteiro Mallakoff será o primeiro aberto à visitação e estará disponível a partir de 20 de dezembro de 2013. A previsão para que os quatro roteiros estejam completamente implementados é janeiro de 2014”, disse ao ressaltar que não há custos e não é necessário agendamento para percorrer os caminhos do Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado.

“Esta nova proposta turística é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis. A intenção é conquistar novos turistas, atender a uma demanda crescente no turismo brasileiro e fazer com que o visitante permaneça na cidade, a fim de conhecer todos os caminhos que o Roteiros e Paisagens oferece”, explicou Link.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Daniel Sampaio Camargo, salienta que Nova Petrópolis possui paisagens exuberantes e natureza farta. “Podemos explorar corretamente e responsavelmente o que nossa geografia e natureza oferecem. O Roteiros e Paisagens irá valorizar as belezas no nosso interior e incrementar significativamente o turismo de aventura na Serra Gaúcha. As expectativas são excelentes”, declarou Camargo.

 

Detalhes de cada trajeto do Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado:

Roteiro Mallakoff: São três opções de trajeto com 21,7km, 13,2km, 7Km, sendo que os três se caracterizam por não terem grandes declividades e serem de média dificuldade. O ponto alto do roteiro é o Morro Mallakofff com suas grandes paredes de basalto e as belas paisagens do Vale do Rio Caí.

Roteiro Imperial: Inicia na Praça Padre Amstad na Linha Imperial, berço do Cooperativismo de Crédito em Nova Petrópolis. Tem um trajeto de 15,8km onde se destacam o Pinheiro Multissecular as paisagens das pequenas propriedades rurais, além das várias montanhas e vales que compõem o cenário. Oferece grau de dificuldade médio devido a um grande aclive no roteiro.

Roteiro das Colônias: São duas opções de roteiros, um com 10km e outro com 23,5km. Começando na Linha Imperial o roteiro passa por pequenas propriedades rurais, igrejas históricas, casas enxaimel. O roteiro é de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes que por outro lado possibilitam que as paisagens dos vales e montanhas sejam magníficas.

Roteiro Pinhal Alto: O Pinhal Alto foi colonizado a partir de 1850 por imigrantes alemães que deixaram um grande legado para esta localidade de Nova Petrópolis. As propriedades rurais, o Tannenwald (Mata de Araucárias), os inúmeros caminhos são o cenário para os dois roteiros de 11,4km e 5,2km pelas encostas do Pinhal Alto onde se destacam a flora e os mirantes dos vales da região. Roteiros de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes.

A paisagem do interior de Nova Petrópolis se destaca pelas pequenas propriedades rurais, casas históricas, florestas, montanhas e cachoeiras. Para os aventureiros radicais é possível fazer escaladas e rapel. Quem preferir, pode contratar guias com as empresas de ecoturismo da cidade.

Mais informações pelo e-mail promocao@novapetropolis.rs.gov.br; fone (54) 3281-1222; Facebook – roteiros.paisagens; ou pelo site www.novapetropolis.rs.gov.br.

 

Novo roteiro concorre ao I Prêmio Inovação do Turismo RS

O Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado de Nova Petrópolis concorre ao I Prêmio Inovação do Turismo RS, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo. O vencedor será conhecido na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 19h, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, durante a entrega do prêmio.

O novo roteiro de Nova Petrópolis está entre os 178 projetos com inscrições homologadas. Todos os concorrentes receberão certificados de participação. Uma comitiva da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis estará presente na entrega da premiação.

 

 

Fotos: Márcio Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *