Universidades Alemãs iniciam rodada no Brasil para apresentar oportunidades de intercâmbio

São Paulo, 14 de novembro de 2013 – Incluída na programação da Temporada da Alemanha no Brasil, a 7ª Turnê de Universidades Alemãs acontecerá nas cidades de Campinas, São Paulo, Recife e Fortaleza entre 21 e 26 de novembro. Realizada pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e com apoio do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, as palestras e feiras visam promover o intercâmbio acadêmico de brasileiros para Universidades Alemãs.

Os eventos têm o objetivo de mostrar o atual cenário das Universidades e Centros de Pesquisa da Alemanha, divulgar informações sobre bolsas de estudos, tirar possíveis dúvidas e proporcionar conversas entre os interessados com representantes de diversas instituições alemãs. São inúmeras oportunidades de cursos de férias, pós-graduação, doutorado, pós-doutorado, cooperação científica e pesquisa em geral.

Participarão dos eventos 20 instituições alemãs, sendo 16 universidades, 3 consórcios de universidades (representando 10 universidades em diversas cidades e todas as universidades do estado da Baviera) e a Associação de Alemão como Língua Estrangeira (Fachverband Deutsch als Fremdsprache). A oferta de cursos abrange todas as áreas e níveis, a partir da graduação até pós-doutorado. O interessado poderá consultar em nosso site e também falar diretamente com as instituições de ensino superior alemãs no dia das feiras para conhecer as oportunidades que são oferecidas.

A Alemanha, conhecida como “país das ideias”, é o líder europeu em ciência, com alto reconhecimento no campo acadêmico. O programa Excellence Initiative (Iniciativa pela Excelência), lançado em 2005, ajudou a modificar o panorama da academia alemã por meio de uma política de concorrência e incentivos a excelência.

Serão disponibilizadas 10 mil vagas até 2015 para graduação sanduíche, doutorado sanduíche e integral e pós doutorado oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras. Mais de 2.700 já foram concedidas. Para a graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras, exige-se conhecimentos básicos em alemão, que correpsondem ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Na pós-graduação, salvo poucas exceções, não é necessário ter conhecimento de alemão. O estudante precisa ter apenas inglês fluente. 

A agenda completa da 7ª Turnê de Universidades Alemãs está disponível no endereço eletrônico da DAAD: http://www.daad.org.br/pt/24628/index.html

Eventos:

 

Campinas:

21 de novembro, das 11h às 16h.

Unicamp – IMMEC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica)

São Paulo:

22 de novembro, das 15 às 18h. Evento especial: Doutorado na Alemanha*.

Hotel Mercure Pinheiros, Rua Capote Valente, 500.

*Cadastro obrigatório no site até dia 19.11

São Paulo:

23 de novembro, das 13 às 19h.

Goethe-Institut, Rua Lisboa, 974 – Pinheiros.

 

Recife:

25 de novembro, das 10 às 15h.

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, Biblioteca Central.

Fortaleza:

26 de novembro, das 10 às 15h.

UFC – Universidade Federal do Ceará, Prédio da Reitoria.

Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

A Temporada Alemanha + Brrasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.

Os responsáveis pelo projeto "Alemanha+Brasil 2013-2014" são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento. A direção geral do projeto está a cargo da BDI Brazil Board. O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) responde pela coordenação da programação científica.

Patrocinadores Premium: Allianz, Bayer, BASF, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF.

Veja o site oficial: www.alemanha-e-brasil.org

Acompanhe a fan page: facebook.com/alemanha.e.brasil

No Twitter: @alemanha_BR2013
 

Fonte: Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

media consulta

Regiane Tosatti (r.tosatti@media-consulta.com)

Tel.: +55 (0)11 2638-7300 ou (11) 9 9583-0978


André Degasperi (a.degasperi@media-consulta.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *