Pesquisa inédita avalia Desfile de Oktoberfest

BLUMENAU (SC) – Pela primeira vez na história da festa mais alemã das Américas, uma empresa foi contratada para traduzir, através de técnicas de pesquisa e rigor metodológico, como o Desfile da Oktoberfest é visto por turistas e moradores de Blumenau. A AskNew, empresa de pesquisa e marketing com sede na cidade,  acompanhou todos os desfiles realizados na edição deste ano e o resultado foi apresentado na noite desta segunda-feira (11/11) aos grupos que compõem o desfile. Uma oportunidade para discutir pontos que certamente influenciarão nas próximas edições do evento. Foram entrevistadas pessoas que estavam na Rua XV de Novembro a cada dia de desfile, somente após o encerramento para que os respondentes estivessem habilitados a participar da pesquisa. Além do público espectador, foram ouvidos parte dos coordenadores dos grupos, escolhidos de forma aleatória por sorteio, representantes dos clubes de caça e tiro, dança folclórica, clubes sociais e entidades.
 
Para Ricardo Stodieck, presidente da Vila Germânica, a ideia de medir a satisfação do público dá subsídios para analisar formas de agradar tanto quem desfila quanto quem assiste ao espetáculo. “Através da pesquisa podemos saber, por exemplo, que o sistema de rodízio foi aprovado pela maioria da população, que espera um espaço na lista de grupos para poder desfilar pela XV também”, explica.
 
 De acordo com Cristina Otte e Janine Fischer, que estão a frente da AskNew, há pontos que reforçam a alegria transmitida pelos integrantes de clubes, entidades e grupos de amigos. “Os espectadores elegem as próprias pessoas como a essência da beleza e alegria dos desfiles”, comenta Cristina. Um dos vários pontos da pesquisa que surpreendeu positivamente foi o fato de que 98% dos entrevistados indicariam o desfile a um amigo. “É a prova de que o evento e o formato, como um todo, foram bem aceitos”, afirma Janine. “Outro fato curioso revelou-se ao separarmos a opinião de turistas e blumenauenses: assistir aos desfiles oficiais é uma oportunidade para o turista ter contato com a cultura germânica, enquanto que para o morador da cidade o motivador de ir para a XV é ter festa e alegria”, complementa. 
 
 
 
 Dados complementares da pesquisa:
 
– A cultura germânica foi representada pelos trajes típicos (22%), carros alegóricos (14%) e grupos folclóricos e apresentações de dança (13%).
 
– Com 36% a pesquisa aponta que a alegria do desfile é representada pelas pessoas – a diversidade, as crianças, os idosos e as fridas. Com 20% ficam os carros alegóricos e 13% os brinquedos exóticos. 
 
– Em relação à beleza, o que mais chama a atenção dos espectadores são as pessoas, com 28%, os trajes típicos ficaram com 18% dos votos e a realeza da festa com 16%. 
 
– De forma geral o evento também foi avaliado de maneira positiva, estrutura (48%), local para assistir o desfile (51%), horários dos desfiles (65%) e tempo de duração da atração (57%). 
 
– 98% dos espectadores afirmaram que recomendariam o desfile para um amigo. 
 
– A beleza dos trajes típicos foi o item que recebeu a melhor avaliação e a animação dos espectadores teve a média mais baixa.    
 
 
 
Sobre a AskNew 
 
A AskNew é uma empresa blumenauense que trabalha com pesquisa e marketing. O objetivo do trabalho é identificar os novos hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações das pessoas. Esta ampla observação de comportamento gera estratégias de marketing conectadas ao público alvo para valorizar a marca e criar inovação de mercado. 
 
 
Fonte:  Oficina das palavras
 
Camila Tibes – jornalismo5@grupoodp.com.br – (47) 3322-0545/ (47) 9994-1534
 
 
 
AskNew
 
www.asknew.com.br
 
 
Fonte: OFICINA DAS PALAVRAS 
 
Assessoria de Imprensa
 
RUA SÃO JOAQUIM 28 | 2º ANDAR | VELHA | BLUMENAU | SC | BRASIL | 89012-420 |47 3322-0545
 
AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 642 S6 | CENTRO | ITAJAÍ | SC | BRASIL | 88301-202 | 47 3346-3797 
 
WWW.GRUPOODP.COM.BR
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *