Abitur é porta de entrada para universidades em todo o mundo

Curso prepara alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro para estudarem nas melhores universidades da Europa e ainda possibilita ganhar créditos em instituições americanas 
Concluir o Ensino Médio e fazer cursinho para entrar na faculdade é o percurso da maioria dos jovens estudantes brasileiros. Mas, para os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, que cursam o currículo bilíngue alemão-português, há um atalho: o diploma Abitur é a porta de entrada para as melhores universidades da Europa. Por isso, jovens se dedicam fazendo o curso que, no Brasil, é oferecido apenas por quatro instituições e contempla os dois últimos anos letivos. 
 
De acordo com Matthias Holtmann, Diretor do Currículo Bilíngue do Colégio Visconde de Porto Seguro, a grade curricular do Abitur engloba matérias como português, matemática, biologia, física, história, os idiomas alemão e inglês, além de disciplinas opcionais, como arte, música e informática. Holtmann ressalta que, para entrar no curso, o aluno já precisa ter fluência em alemão.
 
“O Abitur, além de ser aceito em instituições de ensino superior em toda a Europa, também é uma oportunidade para obtenção de créditos em universidades americanas”, explica Holtmann. De acordo com o diretor, há ex-alunos do colégio que cursam universidades até mesmo na Ásia.
 
A certificação também permite que o aluno frequente universidades quase sem custos. “É como se fosse uma cidadania alemã. O Abitur oferece direitos amplos aos aprovados, permitindo que os universitários estudem, trabalhem e permaneçam no país até dois anos após a sua graduação”, afirma Holtmann. Ele completa que no Brasil a taxa de aprovação anual, que é superior a 90%, é maior do que a da própria Alemanha. 
 
A avaliação final do Abitur inclui quatro matérias, sendo três obrigatórias: alemão, matemática e português. Disciplinas como inglês, biologia, física e química são opcionais. Cada aluno realiza um exame oral, que conta com a presença de um avaliador vindo da Alemanha, em no mínimo uma matéria. 
 
Segundo Holtmann, o Abitur também é alvo de estudantes que já cursam universidades brasileiras. “Assim os universitários garantem que poderão concluir parte da graduação no exterior e incrementar, ainda mais, o seu currículo universitário”, afirma.
 
 
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
 
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do país. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.
 
Fonte: PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro
Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: portoseguro@planin.com
Adriana Alves e Vanessa Cunha  – (11) 2138-8913 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *