Escolas de Guabiruba, SC, terão aulas de língua alemã

Estiveram presentes no encontro, realizado na Secretaria de Educação, a secretária Edna Maria da Silva Jásper, o presidente da ACIC, Valdir Riffel, chefe de Gabinete, Osnir Schlindwein, presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Alfred Nagel Neto, conhecido como “Freddy”, a professora de alemão, Keity Link Seifert e diretoras de escolas.
 
Na ocasião, foi definido que para 2014 serão contempladas com aulas de alemão a Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt e Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, ambas no bairro Aymoré, Escola Municipal Paulo Schmitt, de Pomerânia e a Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, no Centro. O objetivo da administração municipal é implantar o programa de forma gradativa, em outras unidades da rede municipal de ensino.
 
Para o presidente da ACIC, Valdir Riffel, árvore sem raiz não tem futuro.  “A pessoa que não conhece as suas raízes não sabe de onde vem, nem para onde vai. A reintrodução da língua alemã resulta na valorização da origem dos primeiros imigrantes, deixando para as futuras gerações o legado recebido dos antepassados” – declara Riffel. Ele afirma ainda que a próxima geração corre o risco de perder os valores germânicos, caso a atual não agir para a preservação destes aspectos culturais.
 
Já Nagel entende que a reimplantação da língua alemã é uma forma de renascimento da cultura germânica, propiciando às crianças a oportunidade de conhecer esta cultura, bem como promovendo futuros intercâmbios com estudantes da Alemanha.

A secretária de Educação avalia positivamente a iniciativa da ACIC, que ganhou fôlego com a aceitação das escolas e com o apoio do governo municipal. “Além do resgate cultural, outro ponto importante do programa, é o aprendizado do estudante, que fica mais preparado para encarar o mercado de trabalho e o mundo globalizado” – afirma Edna.
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *