No mês da Oktoberfest, livro conta a história do primeiro cervejeiro do RS

Dentro das festividades da 4ª Heimatfest, a festa da integração do município de Linha Novo, o jornalista e escritor hamburguense, Felipe Kuhn Braun, lança no próximo sábado (19/10), às 11h, o livro História de Linha Nova 1847 – 1945.  Será durante a abertura oficial do evento que se realiza no Parque Municipal.

Na obra, o autor resgata a história dessa que é a terceira menor cidade do Rio Grande do Sul em número de habitantes (não atinge a 2 mil moradores), no período de 1847 a 1945.

Braun descreve parte do processo de industrialização no Vale do Caí contando a história do primeiro cervejeiro do Estado, Georg Heinrich Ritter e sua família, que se dedicou nessa área por várias décadas, construindo uma grande cervejaria em Porto Alegre, que mais tarde deu lugar à cervejaria Brahma. O escritor também publica material sobre as noivas de preto de Linha Nova, o hábito dos moradores da região (na época) de fotografar os mortos e sobre a simbologia esculpida nas lápides do velho cemitério dos imigrantes, localizado no centro histórico da cidade.

Revela, ainda, detalhes sobre os seguidores dos Mucker, muitos dos quais foram mortos ou perseguidos. Alguns viveram como fugitivos durante muitos anos e se estabeleceram no Vale do Taquari. Na localidade de Linha Nova passaram vários dos primeiros pastores da Igreja Evangélica proveniente da Alemanha (IECLB).

Braun também publica fotos antigas dos primeiros párocos e relatos registrados até o início do Século XX.

Localizada no Vale do Caí, o município foi emancipado de Feliz em 1992 e fica a 87 quilômetros de Porto Alegre. É o maior produtor de couve flor e tem o menor índice de criminalidade do Estado. É conhecido como o berço da produção de cerveja no sul do Brasil.

A obra, publicada pela Editora Oikos de São Leopoldo, conta com 152 páginas e 85 fotografias antigas, além de cartas, documentos, desenhos e pinturas dos primeiros moradores e seus descendentes. No livro Braun também listou as primeiras famílias estabelecidas em Linha Nova, com seus locais de proveniência da Alemanha, datas e informações sobre seus integrantes.

Vítor Bley de Moraes

Jornalista (reg.prof. 5495)

Cel.: 9116-4119

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *