Alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro de Valinhos são selecionados para coletânea “Letra Viva”

           Após participarem do projeto “Como nasce um livro?”, da Gráfica e Editora Adonis, que leva estudantes para conhecerem os profissionais e etapas na construção e produção de um livro, os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, produziram histórias que foram selecionadas para a coletânea “Letra Viva”, que será lançada em 27 de outubro em evento no Zoo de Americana.      
              “A girafa falante”, “O resgate de Rapunzel”, “As formiguinhas roqueiras” e “Explorando a Via Láctea” são alguns dos criativos títulos selecionados para a quarta edição do Letra Viva. Entre poesias e contos, a coletânea será composta também por alunos de outros colégios das cidades de Americana, Amparo, Atibaia, Campinas, Cosmópolis, Leme, Valinhos e Vinhedo, todas localizadas no interior de São Paulo.  
           Dos 50 alunos selecionados, o Colégio Visconde de Porto Seguro leva 29 alunos da Unidade Valinhos às páginas da coletânea. Entre eles, Letícia Miguel dos Santos, escritora de “De ponta em ponta”, vive a emoção de ver seu texto eternizado nas páginas de um livro. “Já tinha a história na cabeça, foi fácil colocá-la no papel”, confessa. Assim como Letícia, a escritora de
“Flink”, Júlia Barros Castellani, vê a oportunidade do texto no “Letra Viva” como incentivo ao mundo da literatura. “Vou continuar a escrever”, afirma a escritora mirim.   
         Quem também não esconde o orgulho ao ver seus alunos no “Letra Viva”, é Débora de Assis Godoy. Professora há 15 anos no colégio, Débora entrega o entusiasmo e ansiedade dos alunos para o anúncio dos textos selecionados. “Durante todo o primeiro semestre, os alunos sempre nos perguntam: “já chegou o resultado? O meu texto foi escolhido?”, e acrescenta: “Ver os textos dos alunos no livro é a constatação que o incentivo à escrita e à leitura do colégio tem valido à pena”, conclui Débora.

O processo de seleção
          O processo seletivo envolveu a análise de 350 cartas-resposta de diversos colégios. Os textos que cumpriram todos os critérios de seleção, ilustrarão as cerca de 100 páginas do Letra Viva. As criações literárias, que compõem a publicação, foram elaboradas a partir de um convite feito aos 10.500 alunos, de 5 a 13 anos, visitantes do projeto “Como nasce um livro?”, no ano de 2012, para que criassem suas próprias histórias depois de conhecerem as dependências da Gráfica e Editora Adonis. Guiados por Sherlock Holmes e Adoninha, os alunos são envolvidos em uma esfera de diversão, com muitas charadas e aventura, ao mesmo tempo que são incentivados a fazer parte desse grandioso universo mágico por meio da leitura e escrita. Os textos foram selecionados por profissionais do curso de pedagogia do Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Americana.
            A equipe da Editora Adonis segue visitando as escolas que tiveram alunos selecionados até o final da próxima semana.

Serviço:
Lançamento: Coletânea "Letra Viva"

Data: 27/9/2013
Horário: às 10 horas
Local: Zoo de Americana
Endereço: Avenida Brasil, 2525 – Jardim Ipiranga
Entrada gratuita

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.


Fonte: PLANIN Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: portoseguro@planin.com
Adriana Alves e Vanessa Cunha: (11) 2138-8913

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *