Cidade catarinense conhece experiência da associação gaúcha da Rota Romântica

A experiência da Associação dos Municípios da Rota Romântica (ARR) está servindo como exemplo para Nova Veneza, de Santa Catarina. O município deseja criar a Rota Gastronômica Italiana, a ser constituída ainda por outras cidades vizinhas. Uma comitiva formada por representantes do poder público e da iniciativa privada esteve no Rio Grande do Sul na terça-feira e quarta-feira, para conhecer a proposta da ARR – Associação da Rota Romântica, composta por 14 cidades, desde 1996. “Estamos estruturando gradativamente nossos atrativos mediante planejamento e a união de esforços. As viagens técnicas são importantes porque a troca de experiência contribuiu na execução de projetos conjuntos”, destacou o presidente da rota gaúcha, Cláudio José Weber, nesta quarta-feira, junto à sede da entidade em Picada Café. O encontro contou com a presença da prefeita Cláudia Schenkel e do vice-prefeito Daniel Rückert.

Foto Divulgação

A comitiva de Veneza em Canela

O secretário de Turismo catarinense, Giliardi Gava, explicou que a Rota Romântica é modelo para o Estado e para o Brasil e destacou a importância dos empreendedores para alavancar o setor. “Não existe turismo sem a organização da iniciativa privada. O poder público tem limitações para as quais uma associação pode encontrar parcerias para promover uma região com eficiência”, falou.

COMITIVA

Doze pessoas integram a comitiva, envolvendo a rede hoteleira e restaurantes e o movimento cultural da cidade de Veneza, que tem 13 mil habitantes. Um dos diferenciais, segundo Gava, é que a cidade vem recebendo diariamente visitantes em busca dos atrativos, que incluem uma gôndola de Veneza, única na América Latina. “Aproveitamos para convidar a todos para comparecer à nossa 9ª Festa da Gastronomia, que ocorrerá de 21 a 23 de junho”. A cidade é considerada a Capital Catarinense da Gastronomia Italiana.

ROTEIRO

Na terça-feira, a comitiva, formada por empresários de hotéis e restaurantes, o secretário de Turismo, Giliardi Gava, a representante da CDL, Barbara Panatto, a presidente do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, Susan Brogni, entre outros, foi recebida no Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, incluindo o prefeito Lelo Hahn. Também visitaram atrativos de Gramado e Canela e participaram de janta de boas vindas com a presença da prefeita de Presidente Lucena, Rejane Stoffel. Também ouviram o relato das atividades organizadas pela ARR em Picada Café, onde iniciou o roteiro no segundo dia de visitação. O grupo seguiu para Ivoti, junto à placa turística iluminada por meio da captação de energia solar, na feira do Livro e na Cachaçaria Weber Haus, associada da entidade, seguindo para o Shopping Portal da Serra, em Dois Irmãos, no Monumento do Obelisco, em Morro Reuter, sendo recebido pelo prefeito Adair Bohn, e na Tenda do Umbu, onde está a máquina automática de moedas personalizadas da Rota Romântica.

Fonte: Sandra Hess

Jornalista | MTB/RS 11.860

51-9226-3376

www.rotaromantica.com.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *