CULTURA em debate: Discussões sobre gestão e práticas culturais

O Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre convida:

 

CULTURA em debate: Discussões sobre gestão e práticas culturais.
Entrada Franca

09/05 – 19h30min – quinta-feira
Tema: Economia da Cultura
Gestão Cultural e sustentabilidade: uma utopia?

Cada dia mais os espaços culturais brasileiros necessitam posicionar-se como empresas, não por seus objetivos, mas sim por obrigações de cunho legal. A sua manutenção estrutural (física, social, financeira) torna-se um desafio frente a seus objetivos: promover ações culturais. Como equilibrar sustentabilidade e gestão cultural? Isso é possível? Este será um importante debate sobre Economia da Cultura, pensando nos profissionais da área e os rumos desse "mercado".

 

Local: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (rua Germano Petersen Júnior, 250 – Bairro Auxiliadora – Porto Alegre-RS).

 

Debatedores:
Álvaro Santi
Mestre em Letras e Bacharel em Música (UFRGS), desde 2010 criou e coordena o Observatório da Cultura, junto à SMC de Porto Alegre. Autor de cinco livros de poesia, sendo o mais recente Luta+vã (Libretos, 2012); além do ensaio Do Partenon à Califórnia: o Nativismo gaúcho e suas origens (UFRGS, 2004). Como compositor e intérprete, lançou em 2011 o CD Trem da Utopia. Integra a Câmara Setorial de Música do RS e o Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre. Foi titular do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e Colegiado Setorial de Música, junto ao MinC.   
 
Luiz A. Capra Filho
Licenciad o em História pela FAPA e pós-graduado em História Contemporânea pelo Unilasalle. MBA em Gestão Empresarial na FGV. Foi diretor do Museu Julio de Castilhos e da Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2009, integrou o programa Courants du Monde, no Observatoire des Politiques Culturelles de Grenoble (FR). Professor de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão cultural, produção cênica e administração de empresas. Atualmente é diretor da unidade de educação a distância (EaD) do SENAC RS.

Promoção: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Associação Cultural Gramado;

 

Contatos: Site: www.25brasil.com.br
                 Email: eventos@25brasil.com.br
                 Fone: (51) 3342.8733

 

O que é o evento: Para que as atividades culturais cheguem à população é necessário mais que boa vontade e desejo; na atualidade é essencial planejar e conduzir adequadamente esse processo, promovendo uma ação efetiva e que gere resultados práticos. É com esse pensamento que o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e a Associação Cultural Gramado realizam o "Cultura em debate: discussões sobre gestão e práticas culturais", evento que promoverá rodas temáticas voltadas ao debate sobre o fazer da cultura. A cada mês uma nova discussão será trazida, sempre contando com três debatedores das áreas relacionadas.

 

Veja o cartaz do evento no link: http://www.portal25.com/imagem/img_25j/cultura_maio3.jpg

 

Próximos debates:

13/06 – quinta-feira:
Cinema, televisão e pensamento cultural.
Convidados:  Andres Kalikoske, Lisiane Cohen e Sérgio Reis;

As mídias de massa são base de disseminação de informação e cultura. Contudo, os conteúdos disponibilizados à população são fortemente criticados pela comunidade acadêmica. Cria-se um impasse entre o "interesse público" e o "interesse do público". O cinema e a televisão estão em descompasso com as necessidades da sociedade? Há espaço para a produção independente? É possível pensar um novo produto audiovisual mais cultural sem perder audiência? Perguntas que serão debatidas por quem entende do tema, passando pelas telenovelas, noticiários, filmes e os interesses econômicos desse setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *