A dinâmica da Temporada da Alemanha e dos 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil

Um concerto da Orquestra Sinfônica de Berlim no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de músicos brasileiros, no próximo dia 13 de maio,  inaugura oficialmente a Temporada da Alemanha no Brasil.  A data coincide com a abertura, no Centro de Convenções World Trade Center, de São Paulo, do XXIX  Encontro Econômico Brasil-Alemanha, evento que se realiza todos os anos alternadamente numa cidade alemã ou brasileira. Em Porto Alegre, a Temporada da Alemanha se inicia no próximo dia 21 de maio com um concerto do Young Euro Classic Ensemble para convidados do Governo do Estado e do Consulado Geral da Alemanha no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. A Orquestra Jovem de Berlim é formada por estudantes de escolas superiores de Música da Eslovênia, Croácia, Sérbia, Kosovo, Bósnia, Macedônia e Alemanha.

A Temporada da Alemanha no Brasil (2013 – maio – 2014) promete fortalecer os laços entre os dois países em assuntos como economia, cultura e ciências, sob o lema Quando Ideias se Encontram. Um artigo de Cíntia Esteves, do  Jornal Econômico, inserido no site oficial da Temporada www.alemanha-e-brasil.org, traça um panorama de atividades culturais já confirmadas:

"Na área cultural um dos destaques é a exposição "500 anos de arte da Alemanha – de Dürer e Cranach a Baselitz", na qual o público conhecerá a arte alemã de vários séculos. As obras fazem parte dos acervos dos museus Staatliche  Kunstsammlung localizados em Berlin e Dresden, respectivamente. A mostra exibirá, nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e do Rio de Janeiro, esculturas, pinturas e artesanatos do ano de 1500 até os dias de hoje.

Também está na programação a exposição bauhaus. filme e foto. Para organizá-la, a famosa escola alemã de arquitetura e design selecionou 200 fotos de seu acervo. A ideia é que a exposição circule por várias capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Vitória. Um dos objetivos da Bauhaus é mostrar a Alemanha como um país de diversas faces artísticas. 

Mas ampliar os conhecimentos sobre a Alemanha não será um privilégio apenas dos moradores de grandes cidades brasileiras. Os organizadores também prometem levar um pouco da cultura alemã para diversos municípios do interior.

"Um caminhão visitará 20 cidades do Norte ao Sul do país e promoverá sessões de teatro e cinema. O veículo também contará com uma biblioteca", diz Cláudio Struck, coordenador geral da Temporada.

Outra exposição confirmada é a do Grupo Zero. Criado na década de 1950 por dois artistas de Düsseldorf, Mack Heinz e Otto Piene, o grupo tem em seu trabalho a luz como elemento bastante importante. Tanto que, no início, suas exposições só podiam ser apreciadas durante a noite.

O Ano da Alemanha no Brasil terminará em maio de 2014, momento em que o país estará em contagem regressiva para a Copa do Mundo. Assim, será inevitável falar de futebol. O esporte será motivo para exposições e workshops em diversas partes do país." 

Em Santa Catarina, por iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha em Blumenau, um grupo de entidades dos setores público e privado, ligados de alguma forma à cultura e à história germânica, compõe o recém-criado Comitê Alemanha+Brasil, que tem como meta organizar uma programação atraente em todo o Estado de Santa Catarina alusiva ao ano da Alemanha no Brasil.  As reuniões do comitê são semanais, sempre às sextas-feiras. Para o coordenador do Comitê, Markus Blumenschein, que representa as entidades envolvidas na preparação e execução dos eventos, “as comemorações contribuem para propagar a cultura, a ciência e a tecnologia alemã que continuam de alta importância tanto no mundo como também para o Estado de Santa Catarina”.

Entre os eventos já confirmados em SC estão uma exposição sobre os Contos dos Irmãos Grimm no Mausoléu da Fundação Cultural de Blumenau a partir do dia 15 de maio, que será organizado pela Escola Barão do Rio Branco; uma partida de futebol no Sesi, em Blumenau, entre o Metropolitano e a seleção universitária da Alemanha no dia 10 de junho; uma apresentação da melhor companhia alemã de música clássica, o Leipziger Streichquartett, no dia 27 de junho no Teatro Carlos Gomes; e o camarote AHK Business Lounge da Câmara Brasil-Alemanha durante a Oktoberfest, de 3 a 20 de outubro, onde empresas interessadas, não somente associadas, poderão adquirir uma noite para levar seus convidados. Haverá também eventos, ainda a confirmar, relacionados à tecnologia e inovação, música moderna, dança, língua alemã, visita a casas típicas, venda de produtos artesanais, festival de filmes alemães e iluminação do Teatro Carlos Gomes com as cores da bandeira alemã, entre outros.

Em Maceió, o ano da Alemanha no Brasil será marcante para a Universidade Federal de Alagoas pela promoção da parceria e do fortalecimento da instituição alagoana com a Alemanha para o desenvolvimento de ações em diversas áreas de conhecimento (Comemoração aproxima Universidade Federal de Alagoas da Alemanha).

Em Porto Alegre, o lançamento de "A cozinha da Alma", da autora alemã Jasmin Ramadan, é um dos eventos da Temporada da Alemanha no Brasil no campo literário, com a reprodução da temática do jovem imigrante na Alemanha atual, pouco conhecida do público brasileiro. Romance alemão será lançado em Porto Alegre.

Em Cuiabá, no próximo dia 6 de junho, a Orquestra Jovem de Berlim se apresentará no Sesc Arsenal para músicos cuiabanos e a população em geral. Consulesa alemã visita Câmara de Cuiabá.

Nos últimos anos, a Alemanha vem se consolidando como um dos mais representativos mercados para o turismo internacional no Brasil e está entre os 18 países prioritários para atuação da Embratur em 2013. Embratur e Centro de Turismo Alemão traçam ações bilaterais para estimular a troca de experiência na promoção do turismo.

Em maio, a Globo News lança quatro programas sobre a Alemanha. Mundo S/A, Jornal das Dez, Especial e Almanaque abrem a série. Veja os dias e horários: Programas especiais homenageiam o ano da Alemanha no Brasil

Em Canoas, RS, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), através do Prof. Arno Bayer,  indicado para fazer parte do ano da Alemanha no Brasil, sugere que a Orquestra da Ulbra poderia, em outubro, no aniversário da Reforma Luterana, interpretar compositores alemães, em especial Richard Wagner, cujo bicentenário de nascimento é comemorado neste ano, além de incluir outras iniciativas passíveis de análise.
 

E as Comemorações do Biênio dos 189-190 Anos da Imigração Alemã no Brasil?

As iniciativas se sucedem com crescente intensidade. Em São Leopoldo, RS,  "berço da imigração alemã", foi criado o Instituto São Leopoldo 2024, projetando um plano de ação a longo prazo com foco nas comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã. Na programação especial do ano da Alemanha no Brasil, o Instituto São Leopoldo (ISL) 2024 preparou uma grade trazendo a cultura da Alemanha contemporânea. Instituto São Leopoldo 2024 discute a cultura alemã no País

Na cidade de São Paulo, nos dias 25 e 26 de maio, das 10h às 22h, acontece a XIV edição da MaiFest, um evento multicultural realizado todos os anos pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, para celebrar a primavera alemã no Brasil. Brooklin prepara XIV Maifest

Na região de Santa Rosa, RS, Bob Dambach e Michael Miller conheceram e documentaram algumas construções históricas. A colonização da Noroeste do Rio Grande do Sul começou por volta do ano 1900. Migração de alemães-russos é tema de documentário filmado no RS.

No interior de São Paulo, em Rio Claro, uma mostra resgata a experiência imigratória baseada no princípio de parceria, promovido pelo Senador Vergueiro no século XIX. Rio Claro: Exposição sobre imigração alemã acontece no Centro Cultural.

Em Guabiruba, SC, realiza-se com bastante consciência histórica a II Maibaum.  Tradição da Maibaum em Guabiruba, SC

Em Novo Hamburgo, RS, a Sociedade Aliança está completando 125 anos de fundação em 4 de maio – clube surgiu com o Gesang Verein Frohsinn, em 1888.   O clube social promete integrar-se às comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã, conforme seu diretor de Comunicação, Martin Herz Behrend, que contatou a Comissão Executiva das Comemorações do Biênio 189-190 Anos. O site é www.sociedadealianca.com.br .

Em Porto Alegre, a Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil  –  Fecab organiza a VIIIª Premiação Distinção Imigração Alemã no RS, que se realiza no Centro Cultural 25 de Julho, na data, 18 de julho, da recepção pelo Governo da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul ao grupo pioneiro de 39 imigrantes que se dirigia à então Feitoria do Linho Cânhamo, dando início à futura cidade de São Leopoldo. Prêmio Distinção Imigração Alemã 2013 – Edital de divulgação.
 

Guia prático de acompanhamento e participação nos 189-190 Anos da Imigração Alemã

Fizemos o pequeno apanhado, acima, referindo algumas das múltiplas manifestações por todo o País de iniciativas voltadas à Temporada da Alemanha no Brasil e ao Biênio 189-190 Anos da Imigração Alemã (2013-2014).

Ao contrário da Temporada da Alemanha no Brasil, que tem coordenação central em São Paulo e apoios institucionais e financeiros do Governo da Alemanha e de representativas instituições como o BDI (Federação das Indústrias Alemãs), as AHK (Câmaras Brasil-Alemanha) e a CNI (Confederação Nacional das Indústrias) (www.alemanha-e-brasil.org) , as comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã contarão com Comissões Estaduais, nos moldes daquelas instituídas para as comemorações dos 180 Anos em 2004 no RS (veja o Calendário Histórico dos 180 Anos da Imigração Alemã em SC, no PR e em SP – 2009).
A função destas Comissões Estaduais, que não dispõem de recursos financeiros específicos e não têm a incumbência de promotoras de eventos,  consiste em:

a)  incentivar as comunidades e entidades a oficializarem  as suas programações como parte das Comemorações do Biênio 189-190 Anos da Imigração Alemã e prestigiá-las como tais.
b) orientar as comunidades e entidades a compartilharem suas comemorações através de publicação  no Calendário de Eventos do Biênio 189-190 Anos da Imigração Alemã, em fase de implantação.
c) recomendar às comunidades e entidades a fazerem uso intenso e contínuo da logomarca da imigração alemã, disponibilizada no neste endereço.  O uso não-comercial da logomarca está liberado e amplamente recomendado.  Já o uso comercial de qualquer tipo (camisetas, copos, toalhas  etc), requer necessariamente a  autorização expressa da FECAB – Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil >>> imigracaoalemars@gmail.com .
d) propiciar a divulgação sistemática dos eventos das diversas comunidades e entidades para toda a comunidade brasileira e internacional através do portal oficial www.brasilalemanha.com.br e da sua mala direta BrasilAlemanha Neues.

a) Mala direta
Aceite nosso convite: envie para contato@brasilalemanha.com.br o seu endereço de e-mail, bem como os e-mails de todas as pessoas e instituições do seu universo que poderiam usufruir de alguma forma das informações veiculadas, duas a três vezes por semana, pela nossa mala direta, que já conta com centenas de milhares de destinatários. Você e todos os seus amigos ficarão inteirados de todo o universo Brasil-Alemanha e das ações da Temporada da Alemanha no Brasil, bem como das múltiplas iniciativas e manifestações da atual cultura alemã no Brasil em todas as esferas e níveis. Apelamos especialmente a todas as entidades dedicadas à cultura alemã (colégios, grupos de danças, corais, cursos de idioma, centros culturais) para que nos enviem  (contato@brasilalemanha.com.br) os e-mails de todos os seus integrantes e parceiros para cadastro na mala direta (fica assegurado o mecanismo de exclusão  espontânea no final de cada mala direta).

b) Calendário de Eventos
Um detalhado Calendário de Eventos foi inserido e será monitorado em www.brasilalemanha.com.br  >>> Calendário de Eventos 2013-2014. Todas as manifestações culturais do universo Brasil-Alemnha poderão ser ali registradas e compartilhadas. 

c)  Programa radiofônico AHAI

Chegou o grande momento de aderir a um programa radiofônico que nos coloca no clima das comemorações. Há 19 anos distribuímos o programa AHAI – A Hora Alemã Interncomunitária/Die Deutsche Stunde der  Gemeinden, transmitido aos sábados e domingos por 23 emissoras do RS, SC, PR e ES. O programa pode ser acessado 24 horas por dia, de sexta a sexta-feira (dia da troca) através do portal  www.brasilalemanha.com.br  >>> Rádio AHAI, onde aparecem os seis blocos do último programa, para download, os links das emissoras parceiras e os respectivos horários de transmissão.

Quremos fazer companhia a todas as comunidades teuto-brasileiras e também ao público interessado nos grandes centros urbanos (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro etc. como oferta cosmopolita).  Aplaudimos as “Horas Alemãs” de apresentadores locais, mas alertamos que para fazer cultura alemã à altura dos novos tempos não basta gritar algum “Jawohl” sem sotaque ou fazer dedicatórias de música tradicional alemã a aniversariantes.  A cultura alemã no interior do Brasil precisa, com urgência, sair da fase de subsistênca heroica e partir para uma reconstrução mais sólida.

A dura realidade é que a Segunda Guerra Mundial, travada longe daqui, na Europa, Norte da África e Ásia, desabou sobre a cultura alemã no Brasil, logo e compreensivelmente identificada com o inimigo bravamente enfrentado pela nossa FEB, ficando destroçada e banida. O que sobrou foi a humilhação e o afastamento das elites teuto-brasileiras de tudo o que fosse alemão, para poupar os filhos destas agruras.  Não admira que no Brasil urbano, segundo pesquisa entre jovens de Santa Cruz do Sul, RS, cidade da Oktoberfest, alemão vire paradoxalmente “língua de grosso”, certamente a daqueles que nas grotas continuaram falando alemão, sem aprenderem satisfatoriamente o português…  A falta de informação leva a tais disparates. Como antídoto, bastaria conferir a avassaladora lista das invenções tecnológicas alemãs.

Passados 60 anos de uma lenta e progressiva recuperação, pode-se hoje dizer com os chilenos: O inglês é um “muss” (necessidade), o alemão é um “plus” (diferencial competitivo dos mais importantes). Ninguém melhor do que o ouvinte potencial para se manifestar e solicitar que o programa AHAI seja transmitido também por uma emissora local. Além de belas músicas direcionadas mais ao público jovem, de informações do universo Brasil-Alemanha e de chamadas para encontros de família, o programa reúne nada menos do que cinco comentaristas de alto padrão, do RS, SP e Berlim, que nos colocam em contato com o alemão padrão e também com os dialetos do Hunsrück e da Pomerânia.  Segundo autodefinição, trata-se de “um programa de Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo”, que não tem tempo para “abobrinhas”.  Mas nada que não possa ser aperfeiçoado. Uma versão mais urbana poderá ser encaminhada para emissoras de centros cosmopolitas.  Sugestões de parceria para: contato@brasilalemanha.com.br – Assunto: AHAI.

Da Coordenação da Temporada da Alemanha no Brasil recebemos a seguinte mensagem: “Gostaríamos de contar com a presença forte do portal BrasilAlemanha nesta iniciativa durante este ano de eventos relevantes para os dois países e que acredito serem  de suma importância para os interesses do portal BrasilAlemanha e dos outros veículos do grupo.” (Mário Justo Losso, Comunicação  Alemanha + Brasil 2013-2014 www.alemanha-e-brasil.org /de).

Para as Comemorações do Biênio 189-190 Anos da Imigração Alemã no Brasil, que têm forte enfoque no aprofundamento das relações Brasil-Alemanha, o nosso portal e o mailing foram, mais uma vez, confirmados como os porta-vozes oficiais de todo o intenso fluxo de informações. Veja aqui o acesso direto ao link "Biênio 189-190 Anos – Temporada Alemanha no Brasil". Seu editor – no caso, o signatário desta –  é também o diretor de Comunicação da Comissão Executiva (confira anexo: Comissão Executiva e Oficial dos 188-190 Anos Roque Jacoby).

Parafraseando o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, que assegurou ao secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, em visita de inspeção aos estádios para a Copa de 2014, que "Sem uma boa comunicação, é como se a Copa não existisse", poderíamos dizer que todos estes eventos não teriam a visibilidade e até ficariam fortemente afetados se não houvesse a comunicação sistemática e insistente do tripé BrasilAlemanha + Brasil Alemanha Neues + Programa AHAI (+ Conexão BrasilAlemanha na TV  – em perspectiva).

Cultura só se faz com o consumo de bens culturais, cujo ponto de partida é a informação).

BrasilAlemanha – Um Programa de Aceleração do Brasil de Primeiro Mundo.

Com os melhores cumprimentos,
cordialmente / Beste Grüsse

Sílvio Aloysio Rockenbach – contato@brasilalemanha.com.br
Tel./fax: (51) 3392 7433 – Tel. (51) 3328 6198 – Cel. (51) 9423 2157
Portal BrasilAlemanhaInformativo BrasilAlemanha/NeuesPrograma radiofônico AHAIConexão Brasil Alemanha na TV (em perspectiva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *