A logomarca da Imigração Alemã – como usar

Escolha a opção que mais lhe convém:

Direitos autorais da FECAB, liberados para uso não comercial. Para uso comercial, contate imigracaoalemars@gmail.com, com cópia para contato@brasilalemanha.com.br, para agilizar!
A logomarca da Imigração Alemã é marca registrada no INPI e seu uso comercial requer autorização expressa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

                                                      A LOGOMARCA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

                                                                     Arlindo Mallmann

Quando da celebração dos 180 anos da imigração alemã, em 2004, a Comissão dos Festejos, à semelhança das celebrações dos 160, 170 e 175 anos, resolveu não utilizar mais o antigo artifício de mesclar as cores nacionais alemãs e brasileiras com a data do evento a cada nova celebração.

A Alemanha já tinha adotado um leve traço com as cores preto, vermeho e dourado como logomarca.

Poderíamos fazer o mesmo, de forma definitiva, criando  uma logomarca para a Imigração Alemã no Brasil.

A ideia foi aprovada pelo cônsul geral Reinhard Turner, que encarregou a agência de publicidade República das Ideias, que já atendia ao Instituto Goethe de Porto Alegre, de providennciar a criação.

               
A República das Ideias apresentou um projeto inicial, que foi analisado pelo Consulado com a Comissão

O projeto inicial de pássaros coloridos foi evoluindo para assumir o aspecto de bandeiras ou flâmulas com cores nacionais definidas.

Os imigrantes alemães chegando ao Brasil foram representados pelas cores da Alemanha, preto, vermelho e ouro, e as cores nacionais brasileiras, amarelo, verde e azul.

A simbologia poderia então dizer que os imigrantes vieram para o Brasil, com toda a bagagem de sua individualidade de virtudes, cultura e força de trabalho para, misturando-se com a população brasileira, transmitir suas características próprias e adquirir as virtudes e  conotações nacionais brasileiras e formar um novo cidadão, em marcha para  um novo futuro comum com as outras etnias em céu-de-brigadeiro, onde todos pudessem viver felizes,  sem chorar, a não ser de alegria e felicidade.

Somos gratos ao Consulado Geral da Alemanha pelo apoio e iniciativa da criação de nossa logomarca e esperamos que as ideias nela representadas sejam uma feliz realidade agora e no futuro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *