Instituto São Leopoldo – 2024 associa-se à Temporada da Alemanha no Brasil e projeta o Bicentenário da Imigração

Desde já fica selada  a parceria Instituto São Leopoldo – 2024 e BrasilAlemanha, conforme contato reproduzido e calorosamente acolhido pelo portal oficial da Imgração Alemã no Brasil.

A "relação dos associados do Instituto São Leopoldo – 2024" é reproduzida aqui  sem os respectivos telefones e e-mails dos 102 nomes da lista fornecida, por questão de privacidade, mas já estão devidamente cadastrados, conforme desejo expresso do Instituto. Damos a todos eles nossas mais cordiais boas-vindas, com a promessa de muito trabalho e extraordinária visibilidade com vistas à consecução de seus nobres objetivos.

Também a divulgação do anexo "Proposta Executiva de Projeto – Seminário Anual A Alemanha em São Leopoldo", tecnicamente complexa,  com seis páginas, fica para um momento mais oportuno,  já com as devidas complementações.

+

—– Original Message —–

From: Acesso
Sent: Friday, April 19, 2013 11:28 AM
Subject: O Instituto São Leopoldo – 2024
 

Prezado Silvio

No ensejo dos próximos eventos relacionados com o “Ano da Alemanha no Brasil”, estou encaminhado, em anexo, a relação dos associados do Instituto São Leopoldo – 2024, para cadastramento junto ao mailing – lista dos eventos correspondentes.

O instituto São Leopoldo 2024 gostaria de se fazer representar e participar da equipe coordenadora do Bicentenário da Imigração Alemã, pois tem como :

  • Missão = Produzir, articular e disseminar conhecimento e ações para aperfeiçoar as políticas e contribuir para o desenvolvimento sustentável de São Leopoldo.
  • Visão = tornar a cidade de São Leopoldo reconhecida como Centro de Conhecimento e Inovação na América Latina , até 2024.
  • Valores = as ações do ISL – 2024 são coordenadas por Grupos de Trabalho, de modo correspondente a seus valores:

    • Ambientalmente corretas;
    • Culturalmente aceitas;
    • Economicamente viáveis
    • Gerencialmente eficientes
    • Socialmente justas.

Instituto São Leopoldo – 2024 – Histórico

Em março de 2009, um grupo de cidadãos leopoldenses iniciou uma série de reuniões com dois temas abrangentes: o bicentenário da imigração alemã no Brasil e a situação de São Leopoldo no período que antecedia este evento.

Cerca de 20 voluntários iniciaram as reuniões e a partir de 18 de setembro do mesmo ano, registrou-se a primeira reunião formal, com 16 participantes. Ao encerrar o ano de 2009, já se tinha a consciência da necessidade de formalizar este movimento, considerando a importante contribuição de São Leopoldo para a cultura rio-grandense e a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável para o futuro do município, em 3 etapas estratégicas.

AGENDA 2016 ; AGENDA 2020; e AGENDA 2024.

Além da fundação do Instituto, em  julho-2010, e sua legalização em setembro (CNPJ 12.605.451/0001-31) a busca de informações e conhecimento convergiu em várias as palestras e reuniões mensais destacando-se:

  • “Tecnosinos”
  • “Perspectivas de São Leopoldo”
  • “Segurança no Vale do Sinos”
  • “Exposição 1934 em São Leopoldo”
  • “São Leopoldo 2020”
  • “Objetivos de Educação”
  • “.A água do Rio do Sinos e sua Gestão”
  • “Projeto REVITA”
  • “Museu Histórico Visconde de São Leopoldo”.

O 1° Seminário Anual (2010) = “O Desafio do Desenvolvimento” , em agosto, foi o grande evento daquele ano contando com a presença de significativos lideres empresariais e públicos, sendo seu principal palestrante o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. A sequência dos trabalhos e reuniões trouxe consigo a responsabilidade de transformação de conhecimento e habilidades dos voluntários do Instituto São Leopoldo, já agora em número  10 vezes maior que os 16 membros Inicialmente registrados em 2009,

O  2º Seminário Anual (2011)  = “Alternativas de Logística para São Leopoldo”, em setembro 2011, criou condições para o desenvolvimento da primeira das 3 etapas do Plano estratégico até 2024: com apresentação do conceito sobre o Aeroporto Vinte de Setembro e discussão sobre as condições de navegabilidade do Rio dos Sinos.

3º Seminário Anual(2012) = “AGENDA 2016”   realizado para a apresentação formal da AGENDA 2016 ao candidatos ao cargo de Prefeito de São Leopoldo, visando iniciar um amplo trabalho de colaboração da sociedade leopoldense para a construção de um desenvolvimento sustentável e transformando São Leopoldo num centro de referência de conhecimento e inovação na América Latina, até 2024.

O tema proposto para o

4º Seminário Anual (2013) é “ A Alemanha em São Leopoldo”, cujo contexto visa criar condições para definir e concretizar um acordo de cidade irmâ entre São Leopoldo e uma municipalidade alemã a ser definida durante o ano de 2013 e formalização em 2014 (Ano da Imigração Alemã no Brasil, sendo São Leopoldo o “Berço” desta imigração.

Em anexo a Proposta Executiva de Projeto relacionada com o referido Seminário.

Esta Proposta se encontra em fase de processamento e já tem a aprovação formal da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, em reunião realizada pelo ISL 2024 com o Prefeito Aníbal Moacir da Silva, na data de 16-abr-2013.

Estamos a disposição para eventuais complementos e aguardamos , com interesse, a futura participação efetiva do ISL 2024 no comitê organizador do Bicentenário da Imigração Alemã.

Atenciosamente

Airton Corrêa Schuch

Email: acesso@sinos.net

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *