Comitê Alemanha+Brasil elabora programação para o ano da Alemanha no país

BLUMENAU (SC) – Um grupo de entidades dos setores público e privado, ligados de alguma forma à cultura e à história germânica, compõe o recém-criado Comitê Alemanha+Brasil. A iniciativa é da Câmara Brasil-Alemanha, que tem como meta organizar uma programação atrativa em todo o Estado de Santa Catarina alusiva ao ano da Alemanha no Brasil, comemorado entre os meses de maio de 2013 e 2014. As reuniões do comitê são semanais, sempre às sextas-feiras.

Com o lema "Quando ideias se encontram", o ano Alemanha+Brasil vai ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, dando mais visibilidade à cooperação e incentivando novas parcerias. O ano será celebrado em todo o Brasil com um festival de ideias para um futuro comum entre as duas nações, sugerindo respostas a questões como moradia, trabalho, transporte, alimentação e preservação do meio ambiente. Para tal, estão programados diversos eventos, simpósios e exposições relacionados à economia, política, ciência, tecnologia, estilo de vida, educação, esporte e sociedade. Os principais serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Para Santa Catarina, as celebrações prometem grandes resultados. O gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha no Estado, Otfried August Schnabel, destaca que “a importância do ano para os catarinenses está no fortalecimento da cultura no Estado, aumento dos negócios das empresas catarinenses com as empresas alemãs e evidência da rica relação entre os dois países em Santa Catarina”. Para o coordenador do Comitê Alemanha+Brasil, Markus Blumenschein, que representa as entidades envolvidas na preparação e execução dos eventos, “as comemorações contribuem para propagar a cultura, a ciência e a tecnologia alemã que continuam de alta importância tanto no mundo como também para o Estado de Santa Catarina”.

Entre os eventos já confirmados, estão uma exposição sobre os Contos dos Irmãos Grimm no Mausoléu da Fundação Cultural de Blumenau a partir do dia 15 de maio, que será organizado pela Escola Barão do Rio Branco; partida de futebol no Sesi, em Blumenau, entre o Metropolitano e a seleção universitária da Alemanha no dia 10 de junho; apresentação da melhor companhia alemã de música clássica, o Leipziger Streichquartett, no dia 27 de junho no Teatro Carlos Gomes; e o camarote AHK Business Lounge da Câmara Brasil-Alemanha durante a Oktoberfest, de 3 a 20 de outubro, onde empresas interessadas, não somente associadas, poderão adquirir uma noite para levar seus convidados. Haverá também eventos, ainda a confirmar, relacionados à tecnologia e inovação, música moderna, dança, língua alemã, visita a casas típicas, venda de produtos artesanais, festival de filmes alemães e iluminação do Teatro Carlos Gomes com as cores da bandeira alemã, entre outros.

Sobre a AHK

As Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha atuam no interesse da economia dos dois países. Elas contribuem para a intensificação das relações econômicas que incrementam o crescimento e fomentam o progresso técnico e científico, aumentando assim o bem-estar da população dos países parceiros. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007 em Blumenau e atende a cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.

Fonte:  Oficina das palavras:

Letícia Klein – jornalismo3@grupoodp.com.br – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534

AHK

www.ahkbrasil.com

Rua Hermann Hering, 1, Bom Retiro, Blumenau (SC)
Telefone: (47) 3336-4515

 

 

OFICINA DAS PALAVRAS
Assessoria de Imprensa

RUA SÃO JOAQUIM 28 | 2º ANDAR |VELHA | BLUMENAU | SC | 89012-420 | 47 3322-0545
AVENIDA SETE DE SETEMBRO 642 S6 | CENTRO | ITAJAÍ | SC | 88301-202 | 47 3346-37970
WWW.GRUPOODP.COM.BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *