“Indústria integrada” é o tema principal da Hannover Messe 2013

A Hannover Messe 2013 – Feira Industrial de Hannover, que acontece na Alemanha entre os dias 8 e 12 de abril, é a primeira feira de tecnologia a tratar de um novo panorama mundial que se forma: a “Indústria integrada”. O modelo se cria a partir da maior interação entre os processos de produção, alavancados principalmente pela tecnologia. "Tratar o mercado industrial conjuntamente impulsiona a eficiência e sustentabilidade de recursos na produção e logística”, afirma Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, representante no País da Deutsche Messe AG, promotora da feira.  Segundo ele, "alguns especialistas apelidaram esse movimento de integração de 4ª Revolução Industrial, em sucessão as outras etapas do motor a vapor, da produção em massa e da automação”, explica o executivo.

Foto Divulgação/Deutsche Messe AG 

Hannover Messe 2013 sinaliza tendência crescente de integração entre todas as áreas da indústria

A ampla plataforma do evento reúne 11 feiras setoriais em um só local e dá aos visitantes um nível inigualável de detalhes sobre questões específicas do setor industrial, além de uma visão geral da integração crescente entre diversas áreas. A Hannover Messe 2013 terá forte ênfase em Automação Industrial e de TI, Energia e Tecnologias Ambientais, Transmissão de Energia e Controle, Subcontratação Industrial, Tecnologias de Manufatura, Serviços e Pesquisa & Desenvolvimento. A edição deste ano conta com 6.800 expositores, de 70 países. A expectativa de público para o evento na Alemanha gira em torno de 240 mil visitantes, sendo 60 mil deles do exterior.

Produção Industrial colaborativa

Formas de produção baseadas em parceria e cooperação criam um cenário inovador na relação industrial e traçam novas oportunidades como incremento da produtividade, permitindo às empresas maior rendimento. "Cada vez mais, empresas de diferentes indústrias estão querendo entrar em parceria umas com as outras, abrindo horizontes antes impossíveis e inimagináveis", constata Bäumle. Neste sentido, ”Integraded Industry” pode ser definido não só em termos de integração técnica e eletrônica, mas também como uma nova forma de atuação em que a rápida conexão de todos os sistemas exige uma reestruturação dos processos de produção. A indústria enfrenta esse desafio para efetivar novas parcerias possíveis, graças às inovações tecnológicas.

“No futuro, materiais inteligentes dirão às máquinas como eles 'querem ser tratados' e memórias de produtos digitais facilitarão a documentação continua durante todo seu ciclo de vida”, exemplifica Bäumle. Componentes irão iniciar a sua própria manutenção e solicitação de reparo. Uma das ferramentas que tornará tudo isso possível é a internet, que já tem 340 sextilhões (valor numérico correspondente a 340 seguido por 36 zeros) de IPs únicos – endereços disponíveis para a identificação de máquinas em rede.

O crescente nível de integração na indústria também é um foco estratégico do governo alemão, conhecido como a "Indústria 4.0". "A Hannover Messe prova mais uma vez ser o ponto de encontro internacional de decisões e investidores com ímpeto industrial, comercial e político. Novamente a maior feira do mundo vai apontar novas direções para que as empresas se renovem e busquem eficiência", ressalta Bäumle.

Economistas avaliam que o sucesso de empresas individuais e da economia de um país passa a depender do nível de integração de suas indústrias. Especialistas preveem que em menos de 10 anos, haverá mais de 50 milhões de dispositivos ligados em rede, através da internet. "A tendência de integração, que já está começando a tomar forma em algumas áreas, em breve será o maior foco do setor industrial", enfatiza o executivo.

Setores em destaque

O setor de Automação Industrial vai focar principalmente os processos de automação integrada, com temas como sistemas embarcados e produção inteligente. O tema principal também será manifestado em muitos aspectos na área reservada para o segmento de Motion Drive & Automation (MDA), incluindo os sistemas de monitoramento. O enorme potencial da "Indústria Integrada" também está claro na Digital Factory, onde o foco está na integração de processos e desenvolvimento de produtos. Nesse segmento também há uma forte presença da engenharia de sistemas para a coordenação mais eficaz de diferentes setores.

A ComVac trará formas de processos para produção mais eficiente de energia. Tecnologia de ar comprimido é uma das poucas tecnologias que são utilizadas por quase todos os setores industriais. A SurfaceTechnology é o setor onde expositores apresentam sistemas de superfície integrada e as inovações, incluindo nanotecnologia. Na IndustrialGreenTec, destaque para as formas de integração de sistemas de gestão ambiental em modelos de negócios, produtos eco-friendly, racionalização dos sistemas e processos complexos.

Sobre a Hannover Messe

Feira líder mundial no setor de tecnologia industrial, a próxima edição da Hannover Messe será realizada na Alemanha, de 8 a 12 de abril de 2013. Este ano, a Rússia é o país parceiro oficial da Hannover Messe, que contará com 11 feiras (setores de exposição) integradas: Industrial Automation, Motion Drive & Automation (MDA), Energy, Wind, MobiliTec, Digital Factory, ComVac, Industrial Supply, IndustrialGreenTec, Surface Technology, Research & Technology. Serão 6.800 expositores, de 70 países, e a expectativa de público é de 240 mil visitantes, sendo 60 mil deles do exterior.

Informações sobre o programa da HANNOVER MESSE estão disponíveis nos sites: http://www.hanover.com.br ou http://www.hannovermesse.de

Fonte:  M Lilás Marketing, Comunicação e Eventos / www.mlilas.com.br
Isabella Marcondes – isabella@mlilas.com.br
Fabiola Malavazi – fabiola@mlilas.com.br
Tel.: 11 3258-6537         

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *