Exposição “exemplos a seguir! expedições…” abre dia 21 de fevereiro

 

exemplos a seguir! expedições em estética e sustentabilidade
abertura 21 de fevereiro de 2013, 19 horas
duração 22 de fevereiro a 7 de abril de 2013

Galeria Marta Traba
Fundação Memorial da América Latina
abertura 21 de fevereiro 2013 as 19 horas
duração 22 de fevereiro a 7 de abril de 2013

A finitude de nossas reservas de energia, a mudança climática iminente, a diminuição da biodiversidade que penetrou profundamente alarmando a consciência do público antes mesmo das cúpulas mundiais sobre o clima em Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011) e Doha (2012), onde "nada concreto,  apenas acordos de meio termo " (Frankfurter Allgemeine Zeitung, 2012) foram alcançados e a mais recente conferência Rio +20 (2012), que "produziu o mais fraco compromisso imaginável para a efetivação sustentável da economia global" (The Economist, 2012). Após estes encontros oficiais, a questão da necessidade de ação individual é ainda mais urgente. Precisamos de visões de uma vida sustentável que se interligam com a sensualidade, luxúria e paixão de agir por c onta pr&o acute;pria.

"Exemplos a seguir! expedições em estética e sustentabilidade "pretende incentivar ações individuais a fim de mover a dimensão cultural e estética da sustentabilidade para o foco de nossos sentidos, contrariando assim a erosão visível do termo. A exposição visa aumentar a consciência para o fato de que a sustentabilidade em um sentido abrangente deve incluir as artes e ciências. Forjar sustentabilidade precisa ser aprendido com a arte como pensar em transições, encontrar soluções provisórias, construir modelos, e implementar projetos.

O Brasil está vivenciando um momento inédito de crescimento econômico e ganhando respeito no âmbito internacional. Internamente há ainda passos a serem tomadas para o aumento da conscientização da população em geral para confrontarem a escassez de recursos naturais e o desastre climático, os quais são adressados à população em geral. "exemplos a seguir!expedições em estética e sustentabilidade" traz ao público brasileiro algumas alternativas e tentativas de sair desta trajetória predativa. A apresentação desta mostra na Fundação Memorial da América Latina (parceiro desta exposição) representa a plataforma mais visível de conscientização deste contexto, não somente para o público local, como também para todo o P aí s e a América Latina – cúmplices e protagonistas envolvidos em uma catástrofe globalizada a ser controlada e administrada com rigor, criatividade e empenho!

A curadora Adrienne Goehler selecionou artistas, os quais dissolvem as fronteiras entre o ativismo, arte e invenções e conectam as experiências de iniciativas ambientais com a sua própria abordagem artística. Uma série de trabalhos em vídeo, fotografias, performances e instalações relacionadas com a dimensão cultural da sustentabilidade são apresentados nesta mostra.

A exposição foi apresentada pela primeira vez em Berlim (Alemanha) em 2010, e foi mostrada em várias cidades, por exemplo, as cidades alemãs de Bremen e Hamburgo, em seguida, em Mumbai (Índia), seguido de Addis Abeba (Etiópia) e Pequim (China). A mostra foi premiada em 2010 com o Prêmio Especial de Mídia da Deutsche Umwelthilfe, e recebeu um prêmio como um projeto de Werkstatt N do Rat für nachhaltige Entwicklung (Conselho para o Desenvolvimento Sustentável).

Artistas participantes da exposição (em ordem alfabética):

Ravi Agarwal (IND), Jennifer Allora & Guillermo Calzadilla (US | CU),  Néle Azevedo (BR), Joseph Beuys (GER), Richard Box (GB), Ines Doujak (A), Olafur Eliasson (DK), Galerie für Landschaftskunst (GER), Dionisio González (E),  Hermann Josef Hack (GER), Henrik Håkansson (S), Folke Köbberling & Martin Kaltwasser (GER) , Christian Kuhtz (GER), Jae Rhim Lee (KR | US), Till Leeser (GER), Sarah Lewison (US), Marlen Liebau | Marc Lingk (GER), Rudolf de Lippe (GER), Ma Yongfeng (CHN), Petra Maitz (A), Renzo Martens (NL), Ayumi Matsuzaka (JP), Gerd Niemöller (GER),  Dan Peterman (US),  Clement Price-Thomas (US), Dodi Reifenberg (IL | GER), Gustavo Romano (AR), Michael Saup (GER), Ursula Schulz-Dornburg (GER), Dina Shenhav (IL), David Smithson (US), Robert Smithson (US), Superflex (DK), The Yes Men (US), Wang Jiuliang (CHN), Xing Danwen (CHN), Yang Shaobin (CHN), Zwische nbericht (GER).

Para a mostra em São Paulo foram incluídos cinco artistas brasileiros para participar (em ordem alfabética):
Marlene Almeida (BR)
Sonia Guggisberg (BR)
James Kudo (BR)
Shirley Paes-Leme (BR)
José De Quadros (BR)

A mostra em São Paulo será acompanhada por um programa extenso de filmes, conversas com os artistas e discussões.

Adrienne Goehler , iniciadora, curadora da exposição e editora da publicação "exemplos a seguir! expedições em estética e sustentabilidade" vive e trabalha como publicitária e curadora em Berlim. De 1989 a 2001, foi presidente da Hochschule für bildende Künste em Hamburgo, 2001-2002 senadora de Pesquisa, Ciência e Cultura do Estado de Berlim, e entre 2002 e 2006 Curadora do Fundo de Capital Cultural, Berlim.

Tereza de Arruda, co-curadora desta mosstra para o Brasil, vive e trabalha em Berlim como historiadora de arte e curadora independente. Curadora entre outras das mostras India Side by Side, Centro Cultural Banco do Brasil e SESC São Paulo; Sigmar Polke: Realismo Capitalista e outras histórias ilustradas Museu de Arte de São Paulo; O grande Mundo: Arte Recente da China no Chicago Cultural Center; co-curadora das Bienais de Havana e Vento Sul/Curitiba.

Um projeto daKulturstiftung des Bundes (Fundação Federal de Cultura Alemã), apoiada pela Fundação Heinrich-Boell do Brasil, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ- Associação Alemã de Cooperação Internacional), GmbH (German International Cooperation – Cooperação Internacional Alemã), KfW Bank Group e pelo Memorial da América Latina, Agility, Lux Impuls, Dr. Schär AG, Eckhard Kupfer (Instituto Martius-Staden, São Paulo) e Consulado Gerald a Alemanha, São Paulo.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *