Concertos Série Anchieta apresenta Concerto de Natal

ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA

c o n v i d a 

CONCERTOS SÉRIE ANCHIETA

CONCERTO DE NATAL

 Elenco com mais de 100 artistas apresenta apoteótico concerto de encerramento da temporada 2012

                                                                                        Regência e Direção Artística:

EVANDRO MATTÉ

 Cantora convidada:

ELISA MACHADO

Participações especiais:

CORAL UNISINOS | CORAL ALLEGRO | CORAL ANCHIETA

 19 DE DEZEMBRO DE 2012 | QUARTA | 21 HORAS

IGREJA DA RESSURREIÇÃO  |  COLÉGIO ANCHIETA
(Av. Nilo Peçanha, 1521 – Porto Alegre – RS)
E N T R A D A    F R A N C A
Mais de 15 mil pessoas terão assistido às 35 apresentações da ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA em 2012. Encerrando apoteoticamente a temporada oficial das audições, no ano das comemorações de seus 16 anos de fundação, o conjunto de cordas dirigido e regido pelo Maestro Evandro Matté convida para emocionante CONCERTO DE NATAL em 19 de dezembro (quarta-feira) às 21 horas. Com entrada franca a apresentação é parte da série Concertos Anchieta e ambienta-se na Igreja da Ressurreição do Colégio Anchieta (Av. Nilo Peçanha, 1521) em Porto Alegre (RS). O estacionamento é facilitado e gratuito.

O grandioso concerto traz à cena o brilho da cantora Elisa Machado nas interpretações de “O Mio Babbino Caro” e “Valsa da Mussetta”, ambas de famosas óperas de Giácomo Puccini (1858-1924), além da extraordinária “Ave Verum” de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) onde o grande público ouvirá elogiados timbres do Coral Unisinos e Coral Allegro (ambos grupos da Unisinos, regidos por Daiana Fülber) e ainda o Coral Anchieta em especiais participações. Solista, corais e Orquestra cantam ainda clássicas e inesquecíveis músicas natalinas de todos os tempos.

O ano de 2012 foi particularmente marcante para a Orquestra Unisinos Anchieta. Além do lançamento de seu terceiro CD (maio) e de sua primeira ópera (Il Campanello, de Donizetti) em agosto, novembro trouxe o espetáculo Classical Beatles em mais uma vencedora produção do grupo. E, claro, o sucesso dos concertos oficiais da temporada e as séries POP, Didáticos, Interior e o projeto Vida com Arte (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) com o ensino de música para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

Os patrocinadores da Orquestra Unisinos Anchieta são as empresas Bradesco Seguros, Lojas Renner, Bettanin e Stihl, com apoio especial de Calçados Beira Rio, SAP, Impressos Portão e Bergerault. O projeto cultural é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal do Brasil.

Site: www.unisinos.br/orquestra

Leia, abaixo, resumos biográficos

 

SINGULAR  DIVULGAÇÃO

Rodrigo Cardoso

(51) 3225.9433 |  (51) 8116.2696

singularprod@terra.com.br 

ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA

Fundada em 1996, pelo maestro José Pedro Boéssio a orquestra realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público e buscando a renovação de ideias, abordagens, leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta é ir além da simples oferta de apresentação da orquestra. O projeto segue conceito de empreendimento cultural: garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares. A configuração original da orquestra é composta por instrumentos de cordas. Contudo, o conjunto se adapta às necessidades de cada espetáculo, convidando músicos das outras famílias de instrumentos. Vencedora do Prêmio Açoriano de Música, em 2005 a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como teatro, dança e artes plásticas. A Direção Artística e Regência dos concertos estão sob a responsabilidade de Evandro Matté.

 

EVANDRO MATTÉ – Regente e Diretor Artístico da Orquestra Unisinos

Coordenador Cultural da Unisinos e do Projeto social Vida com Arte, é Diretor Artístico e Regente da Orquestra Unisinos e professor de graduação em Gestão Cultural.  Músico da OSPA desde 1990, foi Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Graduado em música pela UFRGS, é especialista pelo Conservatoire de Bordeaux (França). Realizou curso de aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA) e participou do Festival de Verão para jovens regentes do Conservatorie de Bordeaux (FRA). Atuou como músico da Orquestra da PUC de 1990 à 2004 e da Orquestra SCM (atual Orquestra da UCS) de 1998 a 2000. Como professor, participou dos Festivais de Música de Maringá (PR), Montenegro (RS), Caxias do Sul (RS), Festival de Inverno Unisinos, Verões Musicais (Gramado), Encontro Internacional de Metais de Tatuí (SP) e Semana Acadêmica da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Foi docente da UPF (Universidade de Passo Fundo).  É especialista em Gestão Empresarial e Diretor Artístico do Festival Internacional SESC de Música.

 

ELISA MACHADO

Graduada em Música pela UFRGS (habilitação em canto), a soprano Elisa Machado iniciou seu estudos de música no Conservatório Pablo Komlós em 1993, concluindo os cursos de teoria e percepção, básico de trompete e avançado de canto. Foi integrante do coro sinfônico da OSPA de 1996 a 2001, quando atuou pelas primeiras vezes como solista. Participou de oficinas e cursos de aperfeiçoamento com professores renomados, como Dra. Stephanie Tingler, Laura de Souza, Regina Helena Mesquita e Francisco Campos (Festival Música nas Montanhas/MG), Rio Novello e Neyde Thomas (Oficina de Música de Curitiba/PR, Festival de Canto de Bebedouro/SP e Festival de Música de Petrópolis/RJ), e Luisa Giannini (Adria/Itália), Lício Bruno (RJ)  e Juremir Vieira (RS) no Festival Internacional SESC de Música/ Pelotas). Tem se apresentado junto às principais orquestras do Estado em óperas e concertos, sob regência de maestros como Evandro Matté, Antônio Carlos B. Cunha, Frederico Gerling Jr., Túlio Belardi, Leo Fuhr, Cláudio Ribeiro, Tiago Flores, Manfredo Schmiedt, Giuseppe Marotta (Veneza/Itália) e Isaac Karabtchevsky. Entre o repertório executado com orquestra nos últimos anos estão as óperas Bastian und Bastienne, A Flauta Mágica, o moteto Exsultate, Jubilate, a Missa da Coroação, o Réquiem e a Missa em Dó menor de W. A. Mozart, Missa em Sol Maior de Franz P. Schubert, Fantasia Coral, Missa em Dó Maior e 9ª Sinfonia de L. van Beethoven,  A Midsummer Night's Dream de F. Mendelssohn, Stabat Mater de G. B. Pergolesi, Bachianas nº 5 de Heitor Villa-Lobos e Oratório de Natal de Camille Saint-Saëns. É preparadora vocal do Coro dos Correios, do Coro do SESC/RS e do Coral Unisinos.  Atualmente trabalha técnica e repertório com o barítono Carlos Rodriguez.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *