Colunistas

Sabores da Alemanha - Mensagem/Convite Ratskeller/Baumbach - Lançamento do Triênio

http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/paginas/sabores-da-alemanha-mensagem-convite-ratskeller-baumbach-lancamento-do-trienio



2012  -  188 anos da imigração alemã no RS e no Brasil


A imigração alemã é uma realidade marcante na vida brasileira desde que o Brasil se declarou independente de Portugal. E já desde a descoberta por Pedro Álvares Cabral, peritos, cientistas e artistas alemães participaram da gradual descoberta do País. Declarada a independência, cerca de 300 mil alemães foram atraídos para o Brasil ao longo de mais de 100 anos, a partir de 1824. Nesse ano histórico, que deu início à imigração organizada e sistemática, um grupo pioneiro de 39 imigrantes alemães, de várias regiões e duas religiões, católicos e protestantes, aportaram na atual São Leopoldo. Na época, a única referência geográfica era a então embrionária e falida Real Feitoria do Linho Cânhamo – uma empresa estatal tocada a braço escravo e destinada à produção de velas e cordéis de navios.

A exemplo de São Leopoldo, centenas de outras cidades pequenas e médias, de forte presença germânica, no Sul do Brasil, como Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Estrela, Santa Rosa, Panambi, Venâncio Aires, Nova Petrópolis, São Lourenço do Sul,  Joinville, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itapiranga, Ponta Grossa, Marechal Cândido Rondon, Corbélia, além de povoados e “picadas”, são sinônimos de elevado desenvolvimento humano e propulsoras de progresso, tanto dentro como fora de seus limites geográficos, sempre em busca de novos desafios.

Nada mais justo do que intercalar rápidas paradas para reflexão e comemoração dos brilhantes resultados alcançados e recarga de energias para novas empreitadas.  Ainda estão na memória de muitos as marcantes comemorações que, a partir do Sesquicentenário da Imigração Alemã (1824-1974), vieram a celebrar os feitos de uma descendência laboriosa, hoje estimada em até 17 milhões de teuto-brasileiros, em períodos de 10 em 10 anos. À medida que cresce a consciência, no Brasil, de que cada etnia está vocacionada a propulsionar, com sua contribuição específica, o rico tabuleiro étnico-social brasileiro, intensificam-se também as comemorações da etnia alemã.

Para preparar condignamente as celebrações dos 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil, no promissor ano de 2014, o Governo do Estado já criou, por Decreto-Lei de 07 de março de 2012, uma Comissão Executiva. E por estes dias, no começo de julho, estará criando uma Comissão Oficial das Comemorações do Triênio 188-190 Anos da Imigração Alemã no RS, com a nomeação de titulares e suplentes de dezenas de organismos, entre universidades, órgãos governamentais e entidades ligadas à etnia alemã. A oficialização será sacramentada em ato solene no Palácio Piratini em meados de julho corrente.

Para compartilhar com toda a sociedade os benefícios advindos da imigração alemã e para levar às novas gerações seu compromisso de corresponder às expectativas nelas depositadas, de acordo com a herança étnica de cada um, a Comissão Executiva organiza o almoço Sabores da Alemanha, para meia centena de jornalistas, no próximo dia 11 de Julho, no Restaurante Ratskeller/Baumbach, em Porto Alegre. Na ocasião, serão apresentadas as diretrizes gerais que nortearão as comemorações do triênio. E um alto funcionário do Governo alemão apresentará também o projeto do Ano da Alemanha no Brasil, que terá no RS, na Comissão Oficial das Comemorações do Triênio, uma parceira inesperada e desde já muito bem-vinda. De maio de 2013 a maio de 2014, a Alemanha se apresentará no país como uma nação repleta de ideias e um parceiro criativo e inovador. Uma quantidade de eventos, simpósios e exposições em todas as suas dimensões – economia e política, ciência e tecnologia, estilo de vida e educação, esporte e sociedade –  já estão sendo organizadas.

A Comissão Executiva agradece ao Restaurante Ratskeller/Baumbach pela pronta disposição de cooperar para um prazeroso encontro de confraternização. E deposita em cada jornalista convidado a certeza de que será porta-voz de uma mensagem renovada de encantamento pela intrínseca vocação de cada brasileiro de construir o futuro da nação embasado na riqueza da diversidade cultural de sua população.


Sílvio Aloysio Rockenbach
Comissão Executiva
Diretor de Comunicação
(51) 3392 7433
(51) 9423 2157
contato@brasilalemanha.com.br                                             


   

 

  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia