Colunistas

24/10/2013

Zoológico se transforma em sala de aula para alunos de língua alemã

O evento faz parte das atividades do Ano da Alemanha no Brasil e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de língua alemã adquiridos em sala de aula, aliando-os à importância da preservação do Meio Ambiente e da diversidade das espécies.

Aprender alemão de forma lúdica, em meio a macacos, pássaros e jacarés, entre outros bichos: essa é a proposta do evento Ein Tag im Zoo (“Um dia no Zoológico”), que levará mais de 200 alunos de língua alemã do Ensino Fundamental ao Zoológico de Sapucaia do Su, nos arredores de Porto Alegre, RS, nesta sexta-feira, dia 25 de outubro.

 

Promovido pelo Goethe-Institut, Coordenação de Ensino de Língua Alemã, Consulado Geral da Alemanha, IFPLA (Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã) e  Fundação Zoobotânica do RS, o evento faz parte das atividades do Ano da Alemanha no Brasil e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de língua alemã adquiridos em sala de aula, aliando-os à importância da preservação do Meio Ambiente e da diversidade das espécies.

 

 Os mais de 200 alunos de escolas de Porto Alegre e Westfália, RS, estarão envolvidos em atividades de língua alemã divididas em seis estações, montadas dentro do Jardim Zoológico e elaboradas em conjunto pelo Goethe-Institut, Coordenação de Ensino de Alemão e pelos futuros professores de alemão, alunos do IFPLA.  “Observar, pesquisar, aprender alemão e respeitar a natureza e os animais. Essa é  nossa proposta para este dia”, afirma Adrian Kissmann, Diretor de Ensino do Goethe-Institut Porto Alegre.

 

Além de proporcionar uma aula inesquecível para os estudantes, iniciativa pioneira também oferecerá aos futuros educadores uma vivência fundamental em sua formação. “Além do primeiro contato com alunos, essa experiência é uma primeiro passo para que os futuros professores se inspirem para planejar aulas diferentes, possibilitando o aprendizado da Língua Alemã fora do contexto de sala de aula” ressalta Darli Breunig, Diretor do IFPLA.

 

O Diretor de Educação Ambiental da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Felipe Amara,l considera a iniciativa um marco importante, que diversifica as ações do Zoológico,  potencializando o zoo como território do conhecimento. O Diretor defende que a iniciativa deva repetir no próximo ano, tornando-se um evento de periodicidade anual.  Para Felipe Amaral, a iniciativa também reitera a intensificação das relações entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Alemanha no cenário ambiental: “Participar dessa forma do ano da Alemanha no Brasil é algo que nos deixa muito contentes”.

 

Além de servir como exemplo importante para o encorajamento de iniciativas inovadoras no ensino da língua estrangeira, a aula de alemão no zoológico (Ein Tag im Zoo) promete ser uma experiência marcante na vida de alunos e professores.

 

 

Fonte: Bibiana Nilsson

Goethe-Institut Porto Alegre

Rua 24 de Outubro, 112

Porto Alegre - RS

CEP 90510-000
Brasil / Brasilien
Tel. (51) 2118-7800
Fax (51) 2118-7810

bibiana.nilsson@portoalegre.goethe.org

www.goethe.de/portoalegre

www.twitter.com/goethepoa

www.facebook.com/GoetheInstitutPortoAlegre

 

 



Comentários

deslogado
0AKIiBNWJk 09/01/2014, às 13:28

Janet and I worked toetgher in NYC early this year we met for lunch. She shared her eBay stories and encouraged me to give eBay a go ..now I have my own store and I love it too! The best part is that Janet\'s my mentor! Women encouraging women .it\'s a gift!

deslogado
nGtxVFy7Lk2V 08/01/2014, às 08:08

So that\'s the case? Quite a reitvaelon that is.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade