Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

12/05/2014

Vida em Berlim - por Davi Zwiener

Me chamo Davi Zwiener e venho de Curitiba. Através de meu intercâmbio na Alemanha, vim parar em Berlim, onde realizo meu estágio. Desde sempre busquei aprimorar meu conhecimento internacional através de viagens, livros ou conhecendo pessoas.

Berlim atingiu minhas expectativas de uma forma que eu não imaginava. Em nenhuma cidade que já estive na Europa, respirei tanta internacionalidade como aqui.

Na empresa em que trabalho (www.powercigs.de) tenho colegas de vários países da Europa, onde nos comunicamos em alemão. Fora do trabalho já quase não pratico mais o idioma, já que o inglês toma conta das ruas por aqui. Quanto mais para o centro se aproxima, maior é essa mistura de culturas, sem uma raiz definitiva, como um fio de costumes entrelaçado.

Cada canto da cidade tem uma cara diferente e acredito que a face com a qual mais me identifico está em um ateliê de um amigo, que reúne músicos toda semana para improvisar alguma coisa. Aí me encontro com alguns brasileiros, reinventando suas vidas por aqui, bem como alemães e outros estrangeiros, todos juntos para curtir um bom ritmo.

Tenho vivido no centro da cidade e posso garantir que é um dos centros mais limpos em que já estive. O comércio de rua aqui vai criando forma com o passar do tempo, o que me lembra muito os ambulantes simpáticos do Brasil, cada qual vendendo seu produto sempre com o maior sorriso do mundo. Já de noite, a vida é bem agitada e é um dos grandes destinos na Europa para quem quer experimentar uma balada techno (em especial a música techno daqui). Ao longo do dia, é possível comer muito bem na rua com muita variedade a um bom preço. O centro está tomado pela culinária asiática, principalmente a vietnamita.

Após o expediente, normalmente caminho até algum parque, ou simplesmente paro para tomar uma cerveja em algum bar ao longo do rio que corta o centro. Berlim é uma cidade onde se pode descansar embaixo de uma árvore, se divertir nas baladas mais famosas da Alemanha, almoçar ou jantar um pouco de cada cultura diariamente, conhecer pessoas do mundo todo e não se preocupar muito aonde ir (os meios de transporte aqui são eficientes). É uma cidade grande, mas é uma cidade organizada.

Enfim, Berlim é Berlim. Caso alguém queira saber mais sobre minha experiência, sobre a empresa ou quiser entrar em contato comigo, basta entrar no site da empresa e enviar-me um e-mail. 

Obrigado e um abraço a todos.

Davi Zwiener
Contato: davi.zwiener@powercigs.de 



Comentários

deslogado
Thais Zwiener 20/05/2014, às 07:57

Que legal! Não pensei que a vida em Berlim fosse tão boa, nem que ela fosse tão limpa.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade