Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

24/06/2017

Vacina antigripal vale a pena? - por Ivar Hartmann*

Poucos pagam, a maioria recebe de graça a vacina antigripal. Afinal, ela é boa?

Vacino-me todo ano e volta e meia pego algum resfriado. Será que a vacina faz efeito? Outros vacinados alegam desconforto ou dor no braço por dois, três dias. Vale a pena? E tem também a ideia bem brasileira: se é de graça, mandada pelo governo, não pode prestar, melhor é comprar a vacina do hospital. Mas aí é cara! Então deixa. Nunca soube com certeza se a vacina era boa ou não, se era um defensivo importante contra a gripe.

Esta semana minha fisioterapeuta conversou sobre o tema sem deixar rastro de dúvidas. Profissional antiga, com dois cursos superiores e extensa agenda de pacientes ela citou duas experiências pessoais e, parece-me, importantes: a primeira é que durante os invernos de até poucos anos, ela tinha muito mais pacientes no inverno que no verão, fruto de doenças respiratórias próprias da estação. Crianças e adultos, sem distinção.

E lembrava que o aparelho nebulizador, usado para levar medicamentos aos pulmões sob a forma de vapor, era de uso normal. Nas casas de seus pacientes, todos tinham, pois é aparelho de uso familiar.Disse-me o dono da farmácia: a venda de nebulizadores tem caído de ano para ano. Ou seja, as doenças respiratórias, das quais a gripe é o primeiro sintoma, tem diminuído, sem outra campanha que não a vacina.

A segunda foi pessoal. Ela tem uma facilidade congênita de ser atacada no inverno pelo vírus da gripe (Os sintomas mais comuns são calafriosfebre, dores de garganta, dores muscularesdores de cabeçatossefadiga e sensação geral de desconforto) ou de seu irmão menos agressivo, o resfriado. Isso significava muita despesa extra em medicamentos a cada recaída. Gastava tanto que sentiu como diminuíram suas despesas.

Vale a pena se vacinar? Agora, na Região Sul, os hospitais estão com superlotação. Emergências fechadas, pacientes pelos corredores. A par dos doentes do ciclo natural, o que lota os hospitais é o grande número de crianças e adultos, atacados pelo vírus da gripe e suas consequências. Os dirigentes hospitalares, dizem: aumentar a vacinação contra a gripe nos grupos de risco é tão importante quanto outras medidas necessárias na saúde pública. Mas, vejam: mesmo com o inverno que será rigoroso, na recente campanha de vacinação sobraram milhares de doses, ainda não procuradas, mesmo sendo de graça! Por quê?

ivar4hartmann@gmail.com

*Ivar Hartmann é promotor público aposentado, colunista do diário Jornal NH, Grupo Sinos, Novo Hamburgo, RS, e colaborador do portal BrasilAlemanha e da mala direta BrasilAlemanha Neues.

 



Comentários

deslogado
Vivo Pro Kabaddi Auction 2017 27/06/2017, às 01:27

Get all the Vivo Pro Kabaddi Live Serial playtime schedule.With the addition of new teams of Pro Kabaddi is gearing up to surpass other .


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade