Colunistas

18/09/2013

União das culturas gaúcha e alemã no lançamento da 26ª Oktoberfest de Igrejinh

Festa também marcou a inauguração do palco do Pavilhão 2, novo espaço do Parque Almiro Grings.

Faltando 34 dias para a maior festa comunitária do Brasil, aconteceu no último sábado, 14 de setembro, o lançamento oficial da 26ª Oktoberfest de Igrejinha. A IgrejinhaFest 2013 foi marcada pela integração teuto-riograndense, evidente pela mistura das pilchas e trajes típicos que coloriram o Parque de Eventos Almiro Grings, em Igrejinha. Organizadores e voluntários estavam tomados pela emoção com a proximidade da festa.

 

Um público animado participou do evento que iniciou com Missa Crioula e seguiu com apresentações artísticas dos CTGs Os Tauras da Colina, Rancho do Chimarrão e Sentinela da Tradição. Na sequência, o Grupo de Danças Folclóricas Kirchleinburg mostrou algumas coreografias. O Coral Municipal de Igrejinha se apresentou sob a regência do maestro Mauro Harff. Simultaneamente às performances de dança e música que animavam o pavilhão de eventos, acontecia o jantar típico gaúcho organizado pelo CTG Rancho do Chimarrão. No cardápio, o destaque foi o leitão recheado, preparado com carne moída, batatas e uma grande variedade de temperos. 

 

A solenidade de lançamento da 26ª Oktoberfest de Igrejinha também marcou a entrega do palco do Pavilhão 2 do Parque de Eventos Almiro Grings e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito da cidade, Joel Wilhelm e Dalciso Oliveira, além de outras autoridades. Vários ex-presidentes da Oktoberfest prestigiaram o evento. Sérgio Lampert e Luiz Fernando Sohne, ex-presidentes que iniciaram e deram prosseguimento ao projeto do palco, junto com o presidente da Amifest, Clóvis Werb e o prefeito da cidade, cortaram a fita que inaugurou o novo espaço para apresentações. Leandro Kunst, vice-presidente da Amifest, que acompanhou a obra desde o início, também esteve presente na solenidade. A Bandinha Típica Macega Show, que se apresenta desde a primeira edição da festa, foi convidada a subir ao palco para ser a primeira banda a se apresentar no novo espaço. A corte da 26ª Oktoberfest de Igrejinha também marcou presença e estreou seu traje oficial.

 

Joel Wilhelm, prefeito de Igrejinha, destacou a integração entre as tradições gaúcha e alemã, e ressaltou o orgulho da cidade. “Não posso deixar de falar do orgulho que nós temos de ser de Igrejinha, do orgulho que temos da 26ª Oktoberfest de Igrejinha, essa que é a maior festa comunitária do país onde nós temos mais de três mil voluntários, por isso falo com muita satisfação, com muito orgulho. O que mais temos de valioso na nossa festa são os voluntários, vocês todos que trabalham aqui de graça para um bem maior, para o bem de toda comunidade de Igrejinha”, lembrou.

 

O presidente da Amifest, Clóvis Werb, também agradeceu o empenho dos voluntários e ressaltou a entrega do palco do Pavilhão 2 como um marco importante para o evento, agradecendo o deputado Renato Molling, autor da emenda que possibilitou a construção do espaço. O Pavilhão 2 terá 228 m² e, além do palco, terá espaço para camarins, bilheterias e choperias. “Hoje também é um dia especial, pois a Amifest e a Prefeitura de Igrejinha entregam à comunidade esta belíssima obra que estamos desfrutando a partir deste momento”, disse Clóvis Werb. Ele também destacou o amor que cada um tem com a festa e o espírito de união dos voluntários como segredo para o sucesso da Oktoberfest de Igrejinha, considerada a maior festa comunitária do Brasil. Emocionada e falando em nome da corte, a Rainha da festa, Micaela Hartz, encerrou a cerimônia convidando a todos para comparecer à festa que começa no dia 18 de outubro.

 

Atividades sociais ressaltam caráter solidário da Oktoberfest de Igrejinha

“Oktoberfest, cultura e tradição fazendo a diferença - 2ª edição” teve 26 grupos inscritos de diversas cidades gaúchas

Iniciada em 2012, a “Oktoberfest, cultura e tradição fazendo a diferença” chega à sua segunda edição com 26 grupos inscritos. Desta vez, diversas cidades do Rio Grande do Sul estão marcando presença nesta corrente de solidariedade. “Além de aumentar o número de grupos, a abrangência geográfica do projeto também aumentou este ano. Além de Igrejinha, Rolante, Nova Hartz e Novo Hamburgo, cidades com grupos inscritos em 2012, este ano temos representantes da cidade de Taquara e da capital do estado, Porto Alegre. Isto mostra o quanto o espírito de solidariedade e voluntariado da Oktoberfest de Igrejinha contagia a todos, não importando a distância”, comemora Jean Von Hohendorff, Coordenador da Comissão de Relações Sociais da 26ª Oktoberfest de Igrejinha.

Além de participar com ações sociais, cada grupo poderia se inscrever em três atividades diferentes. As opções eram “Camiseta Criativa”, que premia o grupo que possui a camiseta e a frase mais criativas em relação ao tema da festa; “Embaixada da Alegria”, que consiste em atividades especialmente planejadas para promover a integração entre todos os grupos participantes do projeto como dança de integração polonaise, concurso de chopp em metro e jogos germânicos, e a “Parada Festiva”, tradicional desfile irreverente dos grupos pela principal rua da cidade em direção ao parque da Oktoberfest.

Até a última semana, 11 grupos já haviam realizado suas atividades sociais. Doação de sangue no Hemocentro, eventos em prol do hospital de Igrejinha e do hospital de Taquara, apresentações artísticas e recreação em instituições de acolhimento a idosos e crianças são alguns exemplos das ações já desenvolvidas pelos grupos. Na tarde do dia 26 de outubro acontece a Embaixada da Alegria, durante a programação da 26ª Oktoberfest de Igrejinha.

 

Corte da 26ª Oktoberfest de Igrejinha estreia traje oficial

Rainha, princesas, Seniorin, Bubchen e Mädchen exibiram pela primeira vez roupa oficial do evento

No último sábado, 14 de setembro, durante a IgrejinhaFest, a corte da 26ª Oktoberfest de Igrejinha apresentou pela primeira vez seu traje oficial para a festa que acontece de 18 a 27 de outubro.

A primeira-dama da festa Ronete Werb, junto com sua filha Karina e com a costureira Eugênia da Silva foram responsáveis pela criação e confecção dos trajes. “Tenho muita confiança na Dona Eugênia, que tem uma experiência de cerca de 30 anos. Ela nos acompanhou desde a escolha dos tecidos. Desde o início queríamos que o vermelho fosse a cor predominante, alinhado com as cores da bandeira da Alemanha”, afirma Ronete.

Além do vermelho, os trajes das Soberanas - rainha Micaela Leticia Foscarini Hartz e as princesas Tamiris Geanini de Lima Volkart e Taiana Cristina Hirt apresentaram detalhes em cor pérola e bordados com fitas de veludo feitos à mão, grande diferencial das peças deste ano, segundo Dona Eugênia. Mais do que apenas  caimento, adequação e cores, a escolha dos tecidos levou em conta o custo benefício.

Já o traje da Seniorin Therezinha Cerutti destacou as cores da bandeira da Alemanha: preto, vermelho e amarelo. Ana Clara Rheinheimer Flesch, Mädchen desta edição, exibiu um vestido semelhante ao das Soberanas, com uma faixa preta na borda da saia. A roupa de Cauê Schmitz Altenhofen, Bübchen, é composta por calça preta de veludo, camisa branca, colete bordô e gravata vermelha.

A cada ano são desenhadas e produzidas novas peças para a corte da Oktoberfest de Igrejinha. Além do traje oficial, o guarda-roupa das Soberanas, da Seniorin, do Bübchen e da Mädchen da festa acomoda dois trajes de passeio.

 



Comentários

deslogado
LgxYwnK7U 25/01/2014, às 12:59

celebration in Riverside, and perhaps the Inland Empire. The bar was also host to Oktoberfest and a New Years Eve ctaberleion. Every week, they host the most widely talked about pub quiz in the Inland Empire- Geeks Who Drink http://llrtdecerzi.com [url=http://eebynri.com]eebynri[/url] [link=http://jhcoot.com]jhcoot[/link]

deslogado
aKJXOJefxG 09/01/2014, às 08:43

I wish I would have known about these PB cups when I was at WF\'s a few weeks ago. Yum!! Sounds like such a great weekend! I would love to creeblate Okoberfest with you. It sounds like you guys really know how to party. ;)

deslogado
H0BUOgIU 08/01/2014, às 04:15

Huhu!Du hattest gargeft, ob deine Mail bei mir angekommen ist und ich habe gleich im Postfach nachgesehen, aber da ist nichts Alle Mails von vor dem Urlaub habe ich schon lange beantwortet! :/ Erinnerst du dich noch daran, was du geschrieben hattest? Wenn ja, kannst du mir gerne erneut schreiben, ich wfcrde mich freuen! :)Liebe Grfcdfe, Anna


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade