Colunistas

07/10/2013

Uma noite da realeza no Hotel Ritta Höppner

A noite de sábado último, 5 de outubro de 2013, foi muito especial para a família Höppner e para a comunidade de Gramado, na Serra Gaúcha, no ano em que se comemoram os 55 anos do tradicional Hotel Ritta Höppner e os 30 anos do Parque Mini Mundo.

Da esquerda para a direita: Guilherme, Heino e Adriana Höppner, o Príncipe Henrique da Baviera, Jussara Höppner e Rafaela Höppner Rodrigues(4ª geração da Família Höppner, ao centro).  Sérgio Azevedo Photos

 

A noite de sábado último, 5 de outubro de 2013, foi muito especial para a família Höppner e para a comunidade de Gramado, neste ano em que se comemora os 55 anos do tradicional Hotel Ritta Höppner e os 30 anos do Parque Mini Mundo.

 

Ao anoitecer, os salões do Restaurante Otto estavam ornamentados com bandeiras da Alemanha, da Bavária e do Brasil, entre muitas flores e elementos decorativos nas cores azul e branco. Era o início da cerimônia oficial da “Semana da Baviera no Brasil”, realizada de 3 a 6 de outubro no Hotel Ritta Höppner, em Gramado, RS.
 

Na noite, foram recepcionadas pessoas elegantemente vestidas e autoridades brasileiras e alemãs, tendo como um dos pontos altos  o ato de entrega de um mimo por Rafaela, representante da 4ª geração da Família Höppner, para o príncipe Heinrich Prinz von Bayern, nascido em Landsberg am Lech, Sul da Alemanha,  em  23 de janeiro de 1986 e que cresceu no Castelo de Kaltenberg.

Henrique da Baviera permaneceu no hotel por quatro dias e é o quarto filho do príncipe Heinrich Luitpold Rupprecht Prinz von Bayern e de sua esposa Katrin Beatrix Wiegand. É neto do príncipe Ludwig da Baviera e de sua esposa, a Princesa Irmingard, e trineto do último Rei, Ludwig III. Como bisneto da arquiduquesa Maria Tereza da Áustria-Este, Heinrich está também na linha de sucessão dos tronos da Inglaterra, Escócia,
França e Irlanda.

Sérgio Azevedo Photos

Um dos Salões do Otto Restaurante  

Em seu pronunciamento, Heinrich Prinz Von Bayern agradeceu a Cláudio Weber, presidente da Rota Romântica por todas as atenções recebidas durante a sua estada na Região das Hortênsias, e disse ter ficado muito feliz por poder falar em alemão durante o jantar oficial, sabendo que muitos dos presentes o entendiam: “Isso é fruto do trabalho de pessoas que se dedicam para que a cultura germânica seja divulgada e preservada entre as gerações. Este fato torna esta região mais turística e atraente. Ao chegar aqui, a ideia de que no Brasil temos apenas samba, futebol e praia foi rompida. Estou surpreso com a outra realidade  que aqui vejo ”.

 

A REALEZA EM GRAMADO

Hospedado no Hotel Ritta Höppner, o Príncipe participou de todos os jantares da II Semana da Bavária, com pratos da culinária típica da Baviera desenvolvidos pelo Chef alemão Alexander Zimmermann, com o apoio do Chef consultor do Otto Restaurante, Adriano Farina.

Em uma cerimônia durante a sua estada, o Príncipe recebeu do Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, uma correspondência propondo um acordo de irmandade entre Gramado e a cidade alemã de Garmisch-Partenkirchen. O prefeito afirmou que esta irmandade pode gerar muitos benefícios e interesses, com troca de informações econômicas e turísticas.

 

A NOITE OFICIAL

 

O último jantar da Semana da Baviera apresentou uma sequência de pratos harmonizados com bebidas especiais, como a cerveja König Ludwig Weissbier Hell, da cervejaria pertencente à Família Real. Recebidos com músicas especialmente escolhidas para serem interpretadas pelo Quarteto de Cordas de Gramado e com um protocolo muito bem conduzido pela Associação da Rota Romântica, promotora deste evento em Gramado, os convidados participaram do ato de abertura juntamente com as autoridades convidadas.

O presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber, falou que a proposta da Semana da Gastronomia foi de valorizar a tradição  alemã, difundir a sua cultura e manter a relação entre os imigrantes e a Alemanha. A diretora do Hotel Ritta Höppner e do Mini Mundo, Jussara Höppner, destacou as festividades de 55 anos e 30 anos dos empreendimentos, considerando uma honra poder receber os ilustres convidados num momento tão importante para a Família. O diretor do Complexo Turístico de Hohenschwangau – Sul da Alemanha, Günter Meyer, comentou que ficou orgulhoso ao ver a lista de hóspedes do Hotel e constatar a representatividade da noite. Enfatizou o importante trabalho da Rota Romântica, agradeceu de forma especial a recepção proporcionada pelo hotel, além de anunciar para o próximo ano a realização de evento semelhante na Alemanha, como uma forma de intercâmbio cultural e gastronômico. A data inicialmente prevista é de 29 de agosto a 7 de setembro de 2014. Günter foi o responsável pela vinda do Chef que desenvolveu os pratos produzidos pela cozinha do Otto Restaurante durante a Semana de Gastronomia.

                                                                                                                                                                              

O Cônsul da Alemanha Stefan Traumann,  do Consulado Geral de Porto Alegre, comentou que o Sul do Brasil não podia ficar de fora das comemorações do “Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014”. Na sua manifestação lembrou ainda a importância da Baviera na integração das tradições, cultura e trabalho, motivo pelo qual a região é muito querida em todo o mundo. Segundo o Cônsul, a gastronomia bávara é muito apreciada na Alemanha e fez um comentário final com muita satisfação, afirmando: “Nesta noite, conseguimos ter as duas coisas em Gramado: a comida e a cerveja bávaras”.

 

O prefeito de Gramado, Nelson Tissot, que já havia participado do jantar  com o Príncipe na primeira noite da sua estada, e lembrou  o protocolo de intenção para a irmandade das cidades de Gramado e da região da Baviera,  saudando os Höppner por todo o trabalho que realizam em Gramado para dignificar o Turismo local.

 

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill, iniciou a sua manifestação salientando a beleza do Hotel Ritta Höppner. Além de estar inserido em todo um trabalho realizado por Gramado para o bem receber, associado às belezas naturais, o Hotel e o Mini Mundo contribuem para tornar o município este local ideal, tão desejado pelos turistas. Na ocasião, também destacou o trabalho realizado pela Rota Romântica, lembrando a presença de outros quatro Prefeitos presentes na noite, representantes dos municípios de Nova Petrópolis, Linha Nova, Presidente Lucena e Ivoti, além de seus vice-prefeitos e secretários municipais.

 

Jornalista Ana Maria Cemin – mtb 6574 – (54) 99320681

 

Mini Mundo lança 11º livro de histórias no Dia da Criança

 

O Dia da Criança é também uma tradição literária para o Mini Mundo. Ao longo dos últimos dez anos, o parque lançou, a cada dia 12 de outubro, um novo livro da “Coleção Histórias do Mini Mundo”. Neste sábado, a tradição será mantida, mas com uma pequena variação: o livro ganha um novo formato e as ilustrações imitam a forma de pintar das crianças, simulando o uso de canetas coloridas ou giz de cera.

A ideia é estimular os pequenos a desenhar e pintar. Uma das formas de incentivar a criatividade é oferecer um espaço para a arte durante todo o Dia da Criança. Assim sendo, no sábado, o espaço da Oficina de Arte será reservado para os jovens desenhistas, onde o escritor Flávio Mesquita, além de autografar o novo livro, ficará à disposição dos visitantes para dar as dicas de como desenvolver estas qualidades, de forma livre e divertida. Desde a primeira edição, Mesquita escreve e ilustra todos os livros do Mini Mundo.

UMA HISTÓRIA ENVOLVENTE



O livro “Quero ser Astronauta” é o 11º livro do Mini Mundo e tem como protagonistas os personagens Ursinhos Ana e Gui, o Limpador de Chaminés e a Bruxinha Ju. A história envolve também, indiretamente, todas as crianças das 15 escolas que participam do projeto social “Aluno Nota 10 de Gramado”, promovido pelo Mini Mundo, com o apoio do Orbis Clube Gramado. Este Projeto foi lançado em comemoração aos 30 anos do parque, visando estimular o ensino e a aprendizagem, sendo o tema de fundo para a divertida história que se passa no espaço.

Durante o dia 12, a partir das 10 horas, além do lançamento do novo livro, serão homenageadas principalmente as nossas crianças, que representam o futuro e a continuidade dos sonhos dos adultos de hoje.
 

Assessora de Imprensa – Ana Maria Cemin – mtb 6574 – (54) 3221 3998

 

 



Comentários

deslogado
lami88 17/04/2017, às 05:11

Thank you for your post, There are good post! Developed the Common Rail fuel system for heavy duty vehicles and turned it into practical use on their ECD-U2 common-rail system.Modern common rail systems, whilst working on the same principle sensor are governed by an engine control unit (ECU). The design was acquired by the German Common Rail Shim & Gasket kit company Robert Bosch GmbH for completion of development and refinement for mass-production Common Rail Nozzle . In hindsight,As the new technology proved to be highly profitable. The Common Rail Injector Valve had little choice but to sell, however,In 1997 they extended its use for passenger c

deslogado
u5LdqaTHtpzw 09/01/2014, às 15:19

Que lindo clarinha....Me sinto assim inaitinfs vezese chorar no transito faz parte... ou a gte chora e desabafa as magoas, ou vai ficando cada vez mais parecida com uma rocha.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade