Colunistas

12/08/2014

TREFFPUNKT O encontro semanal BrasilAlemanha

Aqui você acompanha a gradual implementação de uma coluna semanal sobre temáticas teuto-brasileiras em jornais do interior do RS e SC, com a valiosa colaboração das respectivas Associações de Jornais do Interior - ADJORI-RS e ADJORI-SC.

Mensagem de adesão aos Diretores de Jornais do Interior do RS e SC


Senhor/a  Diretor/a

O Brasil sediou a Copa do Mundo e deu show de simpatia e até exagerou na dose na hora de mostrar sua condição de bom perdedor....  A Alemanha deu show de planejamento, simpatia e resultados. Neste mesmo ano, o Brasil comemora os 190 Anos da Imigração Alemã. O signatário é presidente das Comissões Oficial e Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS - Decreto-Lei de 12 de março de 2012 do Governo do Estado, além de editor de www.brasilalemanha.com.br -  o portal oficial da imigração alemã no Brasil, da newsletter trissemanal BrasilAlemanha Neues e produtor- apresentador  do programa radiofônico semanal AHAI - A Hora Alemã Intercomunitária/Die deutsche Stunde der Gemeinden em 23 emissoras do RS, SC e PR, que acabou de completar 20 anos no ar (1994 - 25 de julho - 2014 >>> Rádio ABC 900 de Novo Hamburgo, RS, Rádio Colmeia de Porto União, SC,  etc -  veja relação completa>>>).

Muito já foi possível realizar, conforme atestam os Calendários Oficial e das Culturas Populares Brasil Alemanha em www.brasilamemanha.com.br e www.iabrasil190.com .
Nossa metas para os próximos meses:
- divulgação e participação ativa na estreia do filme épico Die andere Heimat - A outra Pátria, de 3h45min de duração, sobre a emigração do Hunsrück para o RS, melhor filme da Alemanha em 2013 e 2014 por diversas entidades alemãs ligadas ao cinema, com a presença do ator principal Jan Schneider, no Guion Center Cinemas em Porto Alegre dias 28, 29 e 30 de agosto  (cfr. anexos IAB 08 2014 04 e .....05);
- participação da cultura alemã na 37ª Expointer (30.08 - 07.09/2014) em Esteio, na Região Metropolitana da Porto Alegre (expectativa de mais de 500 mil visitantes e mais de três bilhões de reais em vendas). País homenageado: Alemanha com Imigração Alemã no Brasil - 190 Anos >>>)
- apoio e divulgação do Concurso Miss Alemanha Brasil em setembro, Nova Petrópolis, RS.
- reafirmação da marcante presença alemã na história do RS (Semana Farroupilha – 20 de Setembro): a Reconquista do RS em 1776 sob o comando de Heinrich Böhm, a participação na Guerra dos Farrapos e o papel de precursores e protagonistas do Movimento Nativista (temos representante oficial do MTG – Paulo RS Gonçalves-  na nossa Comissão);
- promoção e participação nas Oktoberfestas de Blumenau, Igrejinha, Itapiranga, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Lourenço do Sul e tantas outras festas comunitárias típicas no Sul do Brasil;
- participação de conferencista na 2ª edição de Sol do Sul de Paris, na capital francesa, dedicada à divulgação do Sul do Brasil na França - neste ano com foco especial nos 190 Anos da Imigração Alemã;
- promoção da literatura sobre a imigração alemã na 60ª. Feira do Livro de Porto Alegre com a Livraria Herrmann, o Instituto Goethe e a Martins Livreiro;
- incentivo à realização de Feiras de Natal nos moldes tradicionais das cidades alemãs, além da implementação de outras tradições típicas das festas alemãs de Natal e Ano Novo.
- coluna semanal  em jornais do interior do RS e SC, em ação conjunta com a Adjori-RS e Adjori-SC.  Título: Treffpunkt - O encontro semanal BrasilAlemanha (cfr. anexo IAB 07 2014 31 Treffpunkt...)

Assuntos de sobra para abordagens semanais por quem está na coordenação geral de toda esta mobilização.  Bom para a cultura alemã entre nós, bom para o jornal, bom para toda a sociedade.

Agradeço demais às ADJORIs –RS e SC pela viabilização deste primeiro contato, pois eu não tínha  os e-mails da maioria dos jornais para este envio. A partir de agora, dependo de seu interesse e da sua boa vontade em me acolher, enviando sua resposta de adesão para  comissaoimigracaoalemars@gmail.com , com cópia para contato@brasilalemanha.com.br .  Seguem duas amostras de artigos (um deles, Dançando com os pataxós, publicado no dia 25 de julho na página de opinião do Correio do Povo de Porto Alegre, à pg. 4, coluna da esquerda) para melhor avaliação do que os espera.

Fico no aguardo de sua manifestação. A proposta é de uma parceria informativa gratuita, de parte a parte,  e só terá chance de êxito se for boa para ambos os lados. Se a sua empresa achar por bem colocar apoios ou patrocínios na coluna, será uma honra para mim, mas sem nenhuma pretensão de comissão. Apenas agradeceria a remessa de um exemplar impresso para fins de documentação. 

Não são poucos os jornais editados por grupos de comunicação que incluem também emissoras de rádio. A estes fica o convite para formarem uma dobradinha com o nosso boletim semana Treffpunkt e com o nosso programa radiofônico AHAI - A Hora Alemaã Intercomunitária/Die deutsche Stunde der Gemeinden, que no último 25 de julho comemorou 20 anos no ar por uma rede de mais de 20 emissoras no RS, SC e PR - acesso pelo portal www.brasilalemanha.com.br >>> Rádio AHAI (coluna da esquerda, quarto link em fundo vinho). Vale a pena ouvir os cinco blocos deste fim de semana! Vamor formar a dobradinha?

Nossos editores digitais, Volnei Schneider e filhos Thaís e Thales, que formam o Grupo The Schneider’s, de Quinze de Novembro, RS, inseriram abaixo uma sugestão de cabeçalho para a respectiva coluna.

Contatos: comissaoimigracaoalemars@gmail.com  com cópia para contato@brasilalemanha.com.br

Com os melhores cumprimentos,
cordialmente /beste Grüsse
Jorn. Sílvio Aloysio Rockenbach - diretor de Comunicação/presidente
Comissão Oficial das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS
comissaoimigracaoalemars@gmail.com.br  -  www.brasilalemanha.com.br /   www.iabrasil190anos.com



                                                                                     Ano 01 - nº 01    16 08 2014

Apresentação

Julho passou e vai deixando saudades. Copa do Mundo no Brasil, derrota contundente de 7 a 1 contra os alemães, show de simpatia de brasileiros e alemães, vitória maiúscula da disciplina, planejamento e solidariedade da seleção alemã, recepção triunfal em Berlim, premiação Distinção Imigração Alemã no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, início, em São Leopoldo, dos nove concertos da série Interiorização da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) em cidades-polo da imigração alemã e dos 10 recitais da mezzo-soprano Angela Diel em cidades identificadas com a cultura alemã, estreia de Die andere Heimat/A outra pátria no fim de agosto em Porto Alegre, 37ª Expointer com homenagem à Alemanha e forte presença artístico-cultural alemã, Concurso Miss Alemanha Brasil em Nova Petrópolis, RS, Oktoberfestas por todo o RS e SC, 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, Advento, Natal e Ano Novo sob forte impacto dos novos ventos favoráveis à cultura alemã – tudo isso vem à memória como pontos altos da múltiplas comemorações oficiais e populares dos 190 Anos (1824 – 25 de julho – 2014) da Imigração Alemã no RS e no Brasil.

O  Governo gaúcho criou em 2012 uma Comissão Oficial e outra Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS. Na verdade, esta Comissão, com pequenas variantes, já vinha trabalhando como Comissão dos Festejos dos 180 Anos da Imigração Alemã no RS em 2004. Nos últimos tempos, porém, o trabalho vem se intensificando, com repercussões cada vez mais positivas, registradas e fomentadas pelo portal www.brasilalemanha.com.br e pela mala direta BrasilAlemanha Neues, atualmente com 144 mil destinatários.  O portal abriga também o Calendário Oficial de Eventos 2014 e o Calendário das Culturas Populares Brasil Alemanha, que continuam abertos aos respectivos eventos da cultura alemã.

Com os ventos favoráveis soprando da Alemanha, modelo de democracia e de eficiência econômica e tecnológica inovadora, reforçados pelo desempenho modelar da seleção alemã dentro e fora dos estádios na Copa do Mundo, a cultura alemã no Brasil tende a reocupar parte dos espaços perdidos na década de 1940 com a insana herança nacional-socialista. No momento, vamos nos concentrando na próxima na estreia do superfilme Die andere Heimat/A outra Pátria, dias 28, 29 e 30 de agosto no Guion Center em Porto Alegre, premiadíssimo na Alemanha e que trata justamente da emigração da Alemanha para o RS  e na 37ª Expointer em Esteio, RS,  de 30 de agosto e sete de setembro, com o envio de propostas de participação nesta vitrine da produção agropecuária do Brasil, com mais de 400 mil visitantes e ampla divulgação na mídia. Contatos pelo e-mail: comissaoimigracaoalemars@gmail.com . Bis nächste Woche/Até a próxima semana! 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade