Colunistas

24/05/2018

Traça Biblió inaugura o Foron Fon Fon Espaço Lúdico em homenagem aos 70 anos de nascimento de Carlos Urbim em Porto Alegre, RS

Com horário diferenciado para o teatro, o Foron Fon Fon apresentará espetáculos aos sábados e domingos, sempre às 11 horas da manhã. O espaço oferece 40 lugares (25 para crianças e 15 para adultos).

Porto Alegre vai ganhar um novo espaço dedicado às crianças, o Foron Fon Fon Espaço Lúdico. Fica nos altos do Café Fon Fon, Rua Vieira de Castro, 22, Bairro Farroupilha, em frente ao Parque da Redenção. A inauguração está marcada para o dia 2 de junho de 2018, com o espetáculo A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim, marcando a homenagem aos 70 anos de nascimento do autor (Santana do Livramento, 4 de fevereiro de 1948 – Porto Alegre, 13 de fevereiro de 2015),  e integrando as comemorações dos seis anos do Café Fon Fon. Com horário diferenciado para o teatro, o Foron Fon Fon apresentará espetáculos aos sábados e domingos, sempre às 11 horas da manhã. O espaço oferece 40 lugares (25 para crianças e 15 para adultos).

A Traça Biblió ficará em cartaz de 2 a 24 de junho, período em que o Foron Fon Fon mostrará parte da exposição Eu Leio Urbim.

Além das temporadas teatrais nos finais de semana, segundo os gestores do Foron Fon Fon, compositores e instrumentistas, Bethy Krieger e Luizinho Santos, o objetivo do espaço é proporcionar para a gurizada atividades nas mais variadas linguagens artísticas como teatro, música, literatura, dança, teatro de bonecos, saraus voltados ao público infantil, e de forma livre oferecer para as crianças atividades de criação (pintura, desenhos, colagem).

“Acho importante deixar a imaginação  das crianças ter espaço para acontecer. Brincar é a maior atividade de aprendizado que uma criança pode ter”, afirma Bethy Kriger.

Durante a semana o Foron Fon Fon receberá escolas e outros grupos interessados em assistir espetáculos e participar das mais variadas atividades lúdicas.

 

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim

Ambientado num universo lúdico,  o espetáculo  estimula a leitura e a preservação dos livros,  de forma alegre e divertida.

Com cenário assinado por Nelsinho de Magalhães e Nelson Rosa, design gráfico de Luiz Carlos Fetter, a peça tem  trilha sonora de música incidental, criada especialmente por Eduardo Prates e iluminação de Prego Produções. O painel do cenário  é  formado por imagens,  que acompanham o  desenvolvimento do roteiro e significam as ações da personagem Traça Biblió.

Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo,  em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió  vai contando  a sua história e dizendo,  com o manuseio de brinquedos e livros,  poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família,  como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética,  papel de carta, namoro e bolinho de chuva.

Indicada para crianças até os 10 anos, segundo a pedagoga Eliane Alberche, assessora pedagógica da peça, nessa relação de prazer com o livro,  a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.

“Os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que  continuamos fazendo, repintando.  Traduzem  o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, disse Carlos Urbim.

As ações desenvolvidas  com a Traça Biblió homenageiam neste ano de 2018 os 70 anos de nascimento do jornalista e escritor Carlos Urbim (1948 – 2015).

 

Histórico da peça

Espetáculo que inaugurou o Teatro Carlos Urbim da Feira do Livro de Porto Alegre, em homenagem à memória do escritor, no dia 30 de outubro de 2015, contabiliza 163 apresentações para 19.500 espectadores.

foi apresentado em escolas da rede pública e privada de ensino de Porto Alegre e do Interior do RS,  tendo também integrado programações como a Semana da Criançada no Instituto Ling, Semana de Cultura da Santa Casa de Porto Alegre,  e de feiras de livros da Capital e de cidades do Interior do RS, entre elas: São Leopoldo, Ivoti, Dois irmãos, Viamão, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Arroio do Sal  e Tramandaí. Além das apresentações em ONGs e projetos Sociais como o Centro de Formação Teresa Verzeri (Navegantes) e AMUE – Associação de Mulheres Unidas do Morro da Polícia, Porto Alegre, marcou comemorações  como o 68º.  aniversário da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório.

 

Traça Biblió – 28 anos – Incentivando a leitura e o amor aos livros

É uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los,  se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma  velha escola onde mora.

A personagem está em cartaz há 28 anos, desde que saltou das páginas do livro “Uma Graça de Traça”, em outubro de 1990 e, segundo o próprio Carlos Urbim escreveu: “Houve um dia em que a traça saltou do livro e ganhou vida própria. Pela sensibilidade da atriz Dinorah Araújo, tornou-se estrelinha do teatro gaúcho.”  

A personagem Traça Biblió, somando todos os projetos, desde a montagem do livro Uma Graça de Traça na década de 1990,  contabiliza atualmente 873 apresentações para 105.867 espectadores.

Duração: 50 minutos 

 

 

Serviço

 

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim

Temporada – 2 a 24 de junho de 2018 – Sáb e Dom – 11h

Foron Fon Fon Espaço Lúdico- Rua Vieira de Castro - 22- Farroupilha

 

Valor ingressos Antecipados: R$ 30,00

Descontos 50%: Estudantes, professores,  maiores de 60 e classe artística

À venda na Livraria Bamboletras-R. Gen. Lima e Silva, 776–C. Baixa

À venda pela internet

Apple

https://itunes.apple.com/br/app/caf%C3%A9-fon-fon/id1337654247?mt=8

Android

 https://play.google.com/store/apps/details?id=com.smartlifebr.cafefonfon&hl=en_US

 

Valor ingressos no local: R$ 40,00

Descontos 50%: Estudantes, professores, maiores de 60 e classe artística

 

Reservas - (51) 99880-7689 – cafefonfon@gmail.com

www.facebook.com/cafefonfonportoalegre/

 

Informações

www.tracabiblio.com.br e www.facebook.com/dinoraharaujoproducoes

Telefones:  (51) 3311.6677 e 99964.5492 - E-mail: dinorah@cpovo.net 

Dinorah Araújo – Produção Cultural e Assessoria de Imprensa

Jornalista - MTb 5704

Produtora Cultural - CEPC-RS 301

Telefones: +55 (51) 3311-6677 e 99964-5492

E-mail: dinorah@cpovo.net - Skype: mdatuar

www.facebook.com/dinoraharaujoproducoes/

 

 



Comentários

deslogado
tips2018 26/05/2018, às 04:52

 You can download the spotify premium apk from techola.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade