Colunistas

19/02/2014

Trabalho premiado de Tino Sehgal no CCBB Rio de Janeiro

Pela primeira vez no Brasil, Seghal apresentará a criação “Essas Associações” e usará grupo de 50 atores para compor intervenção

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2014 – Na Temporada da Alemanha no Brasil, o artista inglês radicado alemão, Tino Sehgal, apresenta pela primeira vez no país o seu trabalho. Atual vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza, maior destaque da última Documenta de Kassel, em 2012, e um dos finalistas do Turner Prize, mais importante prêmio de arte contemporânea do Reino Unido, mostrará a criação These Associations (Essas Associações) na capital fluminense. Com entrada franca, a intervenção ficará em cartaz por seis semanas no CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66, Centro), entre 12 de março a 21 de abril.

 

Sob a curadoria de Marcello Dantas, responsável por trazer ao país exposições de alguns dos mais prestigiados nomes das artes visuais da atualidade como Anish Kapoor, Antony Gormley, Cai Guo-Qiang, Christian Boltanski e Laurie Anderson, These Associations apresenta um coletivo sem hierarquia ou ordem estável, onde os membros contam aos visitantes histórias de suas experiências de vida, criando uma nova forma de aglomeração, cujos limites podem incluir o próprio espectador. O trabalho explora a identidade de grupo em relação à subjetividade de cada integrante e apresenta uma série de questões desafiadoras sobre como novas formas de enraizamento coletivo podem ser inventadas, transformando o espaço expositivo em um experimento sociológico enigmático e mutante.

 

Um dos mais conceituados jovens artistas contemporâneos, Sehgal (nascido em 1976) constrói situações que confrontam o contexto tradicional de museus e galerias, com enfoque em gestos transitórios e sutilezas sociais de experiências vividas ao invés de utilizar objetos físicos. Apesar de se apoiarem exclusivamente na voz humana, movimento corporal e interação social, seus trabalhos seguem todos os parâmetros de uma obra de arte tradicional, à exceção de sua materialidade inanimada. As criações são apresentadas continuamente durante os horários de funcionamento dos museus, podem ser compradas e vendidas, e, pela virtude de serem repetíveis, podem persistir através do tempo.

 

 A prática única do artista vem sendo moldada por sua formação em dança e economia, enquanto utiliza museus e instituições do gênero – galerias, feiras de arte e coleções privadas – como sua arena. Ele considera a arte visual um microcosmo de nossa realidade econômica, uma vez que ambas estão centradas em condições idênticas: a fabricação de bens e a sua subsequente circulação. Sehgal procura reconfigurar tais condições ao produzir significado e valor através da transformação de ações no lugar de materiais sólidos.  Consequentemente, ao longo de seus trabalhos, ele explora processos sociais convenções culturais e a alocação de papeis, deste modo não apenas redefinindo a produção artística, mas também reconsiderando princípios básicos de nosso sistema social, incluindo sustentabilidade, originalidade e posse. 

 

O processo de trabalho do artista segue uma ética ambiental e econômica muito distinta da prática do mundo da arte contemporânea. Tino Sehgal não viaja de avião, apenas de navio; não permite que suas obras sejam documentadas; não produz catálogos impressos, convites ou festas; não se hospeda em hotel e não faz uso de meios reprodutivos em suas intervenções. Sua matéria prima é apenas o ser humano e sua sensibilidade.

 

A iniciativa, parte das celebrações da Temporada da Alemanha no Brasil, é uma parceria entre o Banco do Brasil, o Instituto Goethe e o British Council.

 

SERVIÇO:

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

Exposição: These Associations (Essas Associações) – Tino Sehgal

De 12 de março a 21 de abril de 2014

Aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h – NÃO ABRE ÀS TERÇAS

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro

Informações: (21) 3808 2020

Entrada franca

xxxx

 

Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados. Essa é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto são o BDI Brazil Board, Goethe-Institut (GI), Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Os patrocinadores premium da Temporada são Allianz, BASF, Bayer, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF. Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e do Serviço Social do Comércio (SESC).

 

Veja o site oficial: www.alemanha-e-brasil.org

Acompanhe a fan page: facebook.com/alemanha.e.brasil

No Twitter: @alemanha_BR2013


Informações à Imprensa – Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014:

media consulta - www.mcgroup.com

 

Regiane Tosatti

Tel.: +55 (0)11 2638-7300 ou (11) 9 9583-0978

r.tosatti@media-consulta.com

 

Andre Degasperi – a.degasperi@media-consulta.com

 

 

 

 
 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade