Colunistas

15/01/2017

Superior dos Jesuítas visita refugiados e propõe iniciativa popular pró-refugiados

Cidade do Vaticano (RV) - O Superior Geral dos Jesuítas, o recém-eleito Padre Arturo Sosa, venezuelano, visitou sexta-feira (13/01) refugiados, voluntários e amigos do Centro Astalli, em Roma e participou de um encontro na Igreja ‘del Gesù’. 

O Centro Astalli, sede italiana do Serviço dos Jesuítas para os Refugiados, organizou um evento público intitulado “Jovens refugiados: esperança por um futuro de paz” no contexto do Dia do Migrante e do Refugiado, dedicado este ano aos menores migrantes.

Testemunhos de migrantes

Durante o evento, 20 migrantes de várias nacionalidades formularam uma mensagem de paz para o mundo e seus povos, e 5 jovens provenientes de Guiné, Afeganistão, Albânia, Síria e Etiópia relataram aos presentes seu testemunho de vida.

“As raízes da Europa estão no respeito dos direitos humanos; é preciso promover um movimento de cidadãos europeus porque quem está no governo interpreta sempre interesses específicos de partidos ou de certas ideologias”, propôs Pe. Arturo Sosa.

A proposta do Superior

“Serve uma política de acolhimento e o único modo para impô-la é pressionando a partir ‘de baixo’, do povo. Entendo que alguns defendam posições de fechamento ou rechaço, mas acredito que todos temos um coração e podemos ver as outras pessoas, os estrangeiros, como homens e mulheres como nós, e não como ameaças. Se as crianças são as primeiras a acolher seus coetâneos, então toda a sociedade deve voltar a ser ‘criança’, indo ao encontro dos outros”.

“Além disso, análises demográficas e econômicas demonstram que a Europa precisa dos migrantes. Portanto, recebamo-los como um dom!”, exortou o Superior dos Jesuítas.

O encontro se encerrou com a oração para os refugiados e migrantes, escrita para a ocasião e recitada pelo Padre Arturo Sosa.


Fonte: Rádio Vaticano - Newsletter
E-mail: Newsletter.brasil@vatiradio.va 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia