A sessão solene que comemorou nesta segunda-feira, 31/8, o Dia da Comunidade Alemã, reuniu, no Plenário Juscelino Kubitschek, descendentes de alemães que escolheram o Brasil como segunda pátria e que aqui vêm se fixando desde 1824, data da primeira chegada dos imigrantes alemães.
Para falar sobre a cultura e tradição alemãs, ocupou a tribuna Stefan Graf von Galen (*), diretor do Colégio Benjamin Constant, que disse estar diminuindo a preocupação com a preservação dos valores alemães, a língua, a cultura, a tradição. "A minha tristeza é que essa preservação está se perdendo. A língua, nem tanto. Mas a cultura e a tradição vem se perdendo nas cidades que as cultivavam no sul do país, com exceção de Pomerode". Disse ainda que não é promovendo uma festa alemã que se resgata a cultura, mas vivendo os costumes e falando a língua, que, segundo Stefan, nem mais é ensinada nas escolas públicas ou privadas, salvo raras exceções.
(*) Recentemente, Stefan Graf von Galen e sua equipe do Colégio Benjamin Constant, fomentaram apoio irrestrito ao projeto Livro-CD "Família Schneider, a família de gaúchos com raízes alemãs que há seis gerações mantém o gosto pela música apresenta The Schneider´s, Quinze de Novembro, RS, Brasil", desenvolvido pelo Grupo Cultural Som Legal, de Quinze de Novembro, RS. O fomento patrocionou a tradução juramentada do livro para a língua alemã, o que possibilitou a formatação do Livro bilíngüe, o qual teve sua edição de 3.000 exemplares distribuída gratuitamente à comunidade teuto-brasileira junto aos estados do RS, SC, PR,SP, bem como, na Alemanha.
Saiba mais >>>
© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Sapiência Tecnologia