Colunistas

27/01/2014

Sogipa realiza 22ª edição da Copa Porto Alegre de Punhobol (Faustball)

A Sogipa será sede da Copa Porto Alegre de Punhobol, o mais importante torneio da modalidade no continente americano. O evento - que chega a sua 22ª primeira edição - reunirá cerca de 500 atletas de vários clubes do Brasil e da Argentina.
A Copa Porto Alegre foi idealizada há mais de 20 anos a partir da vivência das equipes da Sogipa - Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Turnverein Porto Alegre 1867) em torneios europeus. O objetivo, além de desenvolver e divulgar a modalidade, é promover o intercâmbio e a confraternização entre os atletas e suas famílias. Como tradicionalmente ocorre, a competição em 2014 também será realizada também nas categorias mirim, infantil, infanto-juvenil, adulto e veterano.
 
Está prevista a realização de aproximadamente 200 partidas nas cinco quadras montadas no campo de punhobol e no estádio de atletismo da Sogipa. Devido ao grande número de jogos, as regras do punhobol foram adaptadas. E, ao invés de por pontos, a partidas serão disputadas com limite de tempo.
 
A entrada é franca.
 
 
Praticado desde a Idade Média, o punhobol (Faustball, fartebol) tem suas primeiras referências no século XVI, na Itália. Desenvolveu-se na Alemanha no século passado e até antes da II Guerra Mundial estava entre as modalidades mais praticadas e tradicionais naquele país. Conseqüentemente, espalhou-se pelo mundo, levado por correntes migratórias. No Brasil, a referência mais antiga é de maio de 1906, quando o professor alemão Georg Black introduziu o punhobol na Sogipa, e desde 1911 participa de várias competições. http://www.sogipa.com.br/portal/punhobol/

Em 1922, o esporte já contava com quatro ligas no Estado, reflexo da forte colonização alemã no Rio Grande do Sul. Atletas de todas as categorias disputam os torneios mais importantes do Brasil, da América do Sul e até mesmo da Europa. Atualmente, a Sogipa é o único clube que possui dez títulos de Campeão Mundial-Interclubes (10 no masculino e 2 no feminino), várias vezes campeão sul-americano e campeão brasileiro. Nossos atletas são oriundos das categorias de base, e a maioria associados, que contribuem para que o Clube lidere o ranking mundial. O punhobol sogipano tem aulas nas categorias adulta, infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino.

Nestes últimos anos, a Sogipa foi o Clube que mais colocou atletas e treinadores na seleção brasileira, e em 1999, pela primeira vez foi campeã mundial na Suíça, repetindo esse título em 2003, dessa vez no Brasil.

Disputada em uma quadra ao ar livre, uma partida de punhobol está sujeita às intempéries do clima. Chuva e barro são fatores que desafiam os cinco jogadores de cada equipe, que se enfrentam em uma quadra dividida ao meio por uma fita. O objetivo do jogo é rebater as jogadas dos adversários e, para isso, seguem-se os quatro fundamentos básicos do esporte: saque, defesa, passe e batida, mas um mesmo atleta não pode encostar duas vezes na bola, que deve ser rebatida com o punho, daí a justificativa do nome do esporte. Dentre os torneios mais importantes disputados no Brasil, se destaca a Copa Internacional Cidade de Porto Alegre de Punhobol, que ocorre anualmente na Sogipa reunindo atletas de países da América Latina, Europa e África.



Comentários

deslogado
dessa 29/03/2015, às 11:19

hum

deslogado
roberto engels garay 10/02/2014, às 09:55

Muito legal o Punhobol, também conhecido como Faustaball ou Fistball. Seria chance de medalha de ouro para o Brasil se tivesse sido escolhido como demonstração em nossas próximas Olimpiadas aqui no país verde amarelo. Para que não sabe o Brasil tem sido destaque neste esporte globalmente nestes últimos anos, superando os países que deram origem a modalidade. Como? Forte determinação, disciplina e organização dos praticantes brasileiros, mesmo com escassez de recursos. Muito obrigado ao Brasil Alemanha, neste 190 anos da Imigração divulgar este esporte.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade