Colunistas

03/05/2016

Sociedade Cultural Alemã e Banda Treml propiciam 1º de Maio memorável em Joinville, SC - por Nelci Seibel*

A aniversariante Banda Treml, de São Bento do Sul, SC, tocou na edição 134 de “Domingos Musicais”, dia 1º de maio. Promoção da Sociedade Cultural Alemã em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, com palco montado na Rua XV de Novembro.

O grande público que acorreu ao evento não caberia no espaço costumeiro. Perfeita integração de ideais. A SCAJ, com o objetivo maior de preservar a cultura germânica, trazida pelos fundadores da cidade. A Banda Treml, formado por músicos amadores com o mesmo propósito. Completou nessa data 103 anos de atividades e não recebe cachês. Apresenta-se pelos custos de transporte, alimentação (e hospedagem se necessário). Em constante renovação, mais de 10 integrantes têm menos de 20 anos. 

 
 Banda Treml em festa e renovada no seu 103º aniversário


Uniforme típico de primeira linha, perfeito, com destaque para o chapéu preto e penacho branco. Performance de uma banda de nível internacional. O repertório principal são as músicas germânicas, embora toquem também baladas e composições brasileiras. Preservar a música e a cultura germânica é o lema, tanto da Sociedade Cultural Alemã de Joinville como da Banda Treml. Ambos os grupos são brasileiros, mas com grande orgulho pelas suas origens.


Cerca de 400 pessoas assistiram a apresentação da Banda Treml

Essa comunhão foi sentida e compartilhada por todos os presentes. Em especial pelo Cônsul Geral da Alemanha no Sul do Brasil, Dr. Stephan Traumann, que saiu encantado com a competência de nossa equipe; Dr. Rodrigo Bornholdt, Cônsul Honorário da Alemanha em Joinville; Sra. Christine Paust, diretora do Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA; Guilherme Gassenferth, diretor Executivo da Fundação Cultural de Joinville; Norma Kricheldorf, presidente da SCAJ e com destaque para o Presidente de Honra da SCAJ, que mais uma vez brindou o público com o seu discurso, sempre tão adequado ao momento. E tomo a liberdade de dar um VIVA para nosso grupo da SCAJ, pequeno e eficiente, que mais uma vez deu conta do recado. Parabéns pra nós!

*Nelci Seibel é jornalista, editora do informativo Volta ao Mundo, membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade