Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

11/02/2016

Quando os pomeranos foram “descobertos” - por Ivan Seibel

A década de 1960 na realidade se constituiu em um importante marco na cultura pomerana brasileira. Uma série de movimentos tiveram o seu início. Em primeiro lugar, merece destaque a grande migração para os centros urbanos.

Em segundo lugar, a falta de espaço para novos desmatamentos em muitos estados reforçou este fluxo de migrantes, inicialmente direcionado para o estado do Paraná e posteriormente para Rondônia. Repetiu-se o mesmo mecanismo de desbravamento já tantas vezes utilizado e que implicava nas derrubadas, nas queimas e nas plantações, apenas que, desta vez, em novos estados brasileiros.

O maior problema do povo pomerano, ao menos na maior parte da regiões, foi o que se poderia chamar de falta de acesso ao desenvolvimento. Ou seja, as vias de acesso para qualquer recurso eram péssimas. As estradas frequentemente eram intransitáveis. Não havia telefone. As distâncias até as escolas costumavam ser grandes. Foi nesta época, na década de 1970, que os pomeranos foram “descobertos” pela mídia.

Inicialmente com a divulgação de uma sucessão de infelizes reportagens, como por exemplo, aquela que foi chamado de “Trabalho escravo infantil”, mas que, ao final, terminou desencadeando toda uma reavaliação da Cultura Pomerana no Brasil.

*Ivan Seibel, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI e colunista www.brasilalemanha.com.br



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade