Colunistas

04/08/2013

Professor de Vila Pavão, ES, vai lançar livro no PommerBR em SC

Vila Pavão é um dos municípios com a melhor estrutura cultural do Espírito Santo. Pequeno, o município tem folclore, museu, culinária, arquitetura, eventos típicos, casamentos tradicionais, uma religiosidade, tocadores de concertina, trombonistas

 

Vila Pavão é um dos municípios com a melhor estrutura cultural do Espírito Santo. Apesar de pequeno, o município tem grupos folclóricos, museu, culinária, arquitetura, eventos típicos, casamentos tradicionais, uma religiosidade, tocadores de concertina, trombonistas, literatura, entre outras manifestações especificas. Pavoenses são constantemente requisitados para representar essas tradições fora do município, fora do Estado e até fora do Brasil.    

 

Nesse sentido, o professor do Centro Integrado de Educação Rural/CEIER, Jorge Kuster Jacob que recentemente esteve na Polônia e na Alemanha acaba de ser convidado para fazer o lançamento de seu livro “Cidades Irmãs Pomeranas – Vila Pavão (ES) e Espigão do Oeste (RO)” já lançado aqui na região e no Estado, no III Pommerbr, 3º Encontro Nacional do Pomeranos em Pomerode de 15 a 17 de agosto próximo.


Jorge Kuster Jacob


 

O livro conta um pouco da história entre esses dois municípios tão distantes  geograficamente(3.10 0 Km), mas tão perto culturalmente.–“ A ideia do  livro é descrever um pouco dessa história que começou na década de 1960 com o êxodo de muitos pavoenses, especialmente pomeranos para Espigão do Oeste(RO) que hoje é o município que mais tem capixabas e pomeranos de toda Região Amazônica. Vila Pavão foi o município capixaba que mais perdeu gente:40% nessa época. Descrevemos também algumas manifestações culturais que esses dois municípios tem em comum como a língua, a culinária, a arquitetura, o casamento, a agricultura familiar, entre outros”. - disse o pesquisador pomerano Jorge”.

 

O III PommerBR é um encontro nacional onde esse povo tradicional brasileiro busca sua identidade histórica e cultural e querem propor projetos de integração nacional. Na oportunidade, entre outros temas, será debatida a possibilidade de um encontro mundial, onde o Brasil, especialmente o Espírito Santo será o principal articulador uma vez que os pomeranos mais tradicionais do mundo estão aqui em 12 municípios capixabas, aproximadamente 150 mil pomeranos. 

“-Inclusive penso que as autoridades estaduais e municipais capixaba estão perdendo uma grande oportunidade de transformar essa referência mundial em ações culturais e turísticas concretas que poderão gerar renda e mais qualidade de vida para os pomeranos no Espírito Santo”, conclui o pesquisador pavoense que já tem outros dois livros e dois filmes editados.

 

Segue a programação:

 

 

CRONOGRAMA

15/08
7:30 – 8:45hs Entrega de material
8:45 – 9:15hs Cerimônia de abertura do evento, com participação das autoridades
9:15 – 9:40hs Apresentação Cultural (Prof. Endrigo)
9:40 – 10:00hs Café
10:00 – 11:30s Palestra, com Prof. Carmo e Sr. Jairo Scholl “Ethos Pomerano”
11:30 – 13:30hs Almoço – com apresentações de curtas no cinema
13:30 – 14:30hs Comunicações
14:30 – 16:00hs Mesa: “Os aspectos Linguísticos e Divergentes dos Imigrantes Pomeranos no Brasil”
16:00 – 16:30hs Debate
16:30 – 17:00hs Lançamento do Livro "Vultos de nossa História" - Márcia Regina Dickmann
17:00hs Café

16/08
8:00 – 8:20hs Apresentação Cultural (Prof. Adelira)
8:20 – 10:00hs Relatos de experiência do Ensino Bilíngue (Neuzi, SL e SMJ)
10:00 – 10:20hs Café
10:20 – 11:30hs Comunicações
11:30 – 13:30hs Almoço, com apresentações de curtas no cinema
13:30 – 15:00hs Relato dos Membros do Conselho Nacional dos Povos Tradicionais do Brasil (CNPT)
Vanilda Haese Dettmann e Jorge  Küster Jacob - Debate sobre a Carta de Santa Maria de Jetibá
15:00 – 15:20hs Café
15:20 – 17:00hs Elaboração do Documento do Encontro de Pomerode
17:00 - Lançamento do Livro "Cidades Irmãs Pomeranas - Vila Pavão (ES) e Espigão do Oeste (RO)" - Jorge Küster Jacob

17/08
8:30hs Tour por Pomerode ou livre a quem desejar
14:00hs Saída a Jaraguá do Sul para conhecer o Parque Malwee
18:00hs Apresentações culturais no local. Sugestão: durante as apresentações dos grupos folclóricos, proceder integração com o Grupo Regenwalde. Encerramento com culto em platt pelos pastores Aldo Beskow. Sugestão de término do evento com um jantar.


Durante todo o evento no Centro Cultural, será realizada exposição de fotos antigas da Pomerânia e de materiais da arquitetura enxaimel.



Fonte: o Autor, por e-mail
Contato: jacob.jorge@hotmail.com    

 

 



Comentários

deslogado
lA3IKj6c 30/01/2014, às 05:28

NandoMuller disse:Oi Aldo,Obrigado pelos esclarecimentos sobre a puiblca o dos coment rios. Agora entendi como funciona e concordo com o procedimento.Roberto,Tamb m lhe admiro. Contudo, estou convicto que o Milton n o ir para administra o p blica estadual se perder a elei o. Na minha vis o, respeitando as outras, iremos perder a grande oportunidade de projetar no executivo estadual uma das maiores lideran as que Rio do Sul formou em sua hist ria.Rafael,Precisamos investir em profissionais da sa de, criar atrativos em nossa cidade para que esses profissionais venham construir suas carreiras aqui, e o melhor, trabalhando na rede p blica de sa de. Isso exige investimento. No meu superficial entendimento, o d ficit financeiro que a UPA gerar vai contra a essa premissa. Por que n o investir os recursos para que os hospitais e postos de sa de j existentes em nossa cidade tenham profissionais para atender a popula o? Em Ibirama e Ituporanga temos estruturas de atendimento prontas sem profissionais e recursos

deslogado
LV3kmp3Ta 13/01/2014, às 05:10

teka disse:Ricardo concordo em parte com teu conemt rio.Mas quando vc . disse se esta bom para que mexer, ai discordo. Pois como sempre digo avalio o politico e n o o partido. Ent volto a frizar que o Dr. Jorge como medico e pessoa acho excelente . mas como politico n o tem perfil, pois como deputado e vice prefeito nada fez que chamasse aten ao para algum progeto.E vc esta certo o sr.Milton fez e esta fazendo um bom governo so que quem esta concorrendo n o o Milton e sim o Jorge .Esta a diferen a. E depois quanto fazer as melhorias na cidade me da dinheiro que tamb m fa o.E ainda garanto que n o pago 600 mil reais para modificar o progeto de um elevado. E todo mundo sabe que Rio do sul nunca que algu m lembre ganhou tanta verba do governo estadual quanto o atual prefeito ganhou do L.H.S. Que ent o era o governo do estado.Se vc observar as nossas ruas na maioria esta muito ruim. cal adas quebradas, esgotos ainda a ceu aberto,transporte publico subindo de pre o

deslogado
HBrBCkHKK7m 11/01/2014, às 18:50

Onde Tudo Comee7a Nova Se9rie do Canal BrasilO Canal Brasila0lane7ou na falt [ ] Concurso STM 2012 DF Vagas para Juiz Auditor SubstitutoO Superior Tribunal Militar (STM) divulgou rece [ ] Tags Contato Para ctnoaots


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade