Colunistas

20/06/2016

Premiação Distinção Imigração Alemã RS 2016 já definiu os candidatos - por Sílvio Aloysio Rockenbach*

O Prof. Vergílio Frederico Perius, presidente do sistema OCERGS/SESCOOPRS será homenageado como representante da capital, Porto Alegre; e a Prof. Dra. Lissi Bender, da UNISC de Santa Cruz do Sul, será a representante do Interior.

De 10 em 10 anos, a etnia alemã no RS e no Brasil celebra de forma especial a imigração alemã. No pós-guerra, a primeira grande comemoração aconteceu no chamado Sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil, isto é, os 150 Anos da chegada da primeira leva de 39 imigrantes alemães à então Feitoria do Linho Cânhamo, futura São Leopoldo, RS, berço da imigração alemã.

Como sabemos, eles chegaram ali em 25 de julho de 1824 e foram alojados numa fazenda de produção de cordas para navios chamada Feitoria do Linho  Cânhamo, tocado com braço escravo, mas que tinha falido. Com os novos moradores, que receberam terras, animais e utensílios para trabalhar, surgiu São Leopoldo. O Sesquicentenário em 1974 foi a comemoração dos 150 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e no Brasil. Desde então foram festejados os 160, os 170, os 180 e os 190 Anos da Imigração Alemã.

Mas também nos anos intermediários, não tão redondos, a imigração alemã é festejada, com crescente intensidade, sempre no dia 25 de julho, que é também o dia do colono, em homenagem justamente aos primeiros colonizadores. Em 2006, portanto dois anos após a data redonda dos 180 anos em 2004, criou-se, no RS, um fato novo para comemorar com mais visibilidade tão importante data.

A Comissão dos 180 Anos da Imigração Alemã resolveu criar a premiação Distinção Imigração Alemã no RS, que já homenageou personalidades >  como o senador e ministro Alberto Hoffmann, os historiadores Telmo Lauro Müller, Renato Urbano Seibt, Martin Dreher, Nilza Huyer Ely, Arthur Blásio Rambo, Hilda Flores, o ex-reitor da Unisinos - Pe. Aloysio Bohnen,  a diretora do Theatro São Pedro – Eva Sopher, o ex-reitor da UFRGS – Prof. Gerhard Jacob, o empresário Erlo Endruweit, o diretor executivo da Câmara Brasil-Alemanha – Valmor Kerber, o Prof. Hans Günther Naumann - fundador do IEI e IFPLA, o museólogo Dr. Flávio Seibt - criador do Museu de Venâncio Aires, o escritor Edelberto Luiz Hammes e o jornalista Hugo Hammes.


dois primeiros anos homenageava-se  uma personalidade representativa de todo o Estado do RS. A partir de 2008 passou-se a homenagear, respectivamente, um ou uma representante do Interior e um ou uma representante da Capital ou da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para 2016, a Comissão, reunida na última segunda-feira, escolheu os dois homenageandos indicados por entidades ou por membros da Comissão, de acordo com o Edital Premiação Distinção Alemã RS 2016 >. Como inovação deste ano, os homenageados do ano anterior, no caso Cláudio José Weber, de Nova Petrópolis, e Prof. Dr. Martin Dreher, da Região Metropolitana de Porto Alegre, serão convidados a fazerem a entrega dos respectivos diplomas.

Para representar o Interior, foi escolhida a Dra. Lissi Iria Bender Azambuja, da UNISC de Santa Cruz do Sul e comentarista do programa radiofônico AHAI - A Hora Alemã Intercomunitária, que em maio concluiu seu doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Tübingen na Alemanha. Ela obteve o título de doutora com sua tese sobre a presença cultural alemã em Santa Cruz do Sul. 

Foto Universität Tübingen

A Dra. Lissi e o título 'Deutsch in Santa Cruz' de sua tese de doutorado na Universidade de Tübingen


E o representante da capital escolhido para a premiação é o Prof. Vergílio Frederico Perius, na última década presidente do poderoso sistema cooperativista Ocergs/Sescooprs.

Foto Leonardo Machado

Prof. Vergílio Frederico Perius

Desde já fica o convite para reservarem a noite de 18 de julho próximo, uma 2ª. feira – data da chegada a Porto Alegre do primeiro grupo de 39 imigrantes alemães na sua longa viagem da Alemanha até São Leopoldo. Será uma grande festa da imigração alemã em plena capital gaúcha. Além da solenidade da entrega dos diplomas haverá um coquetel com vasta oferta de produtos de empresas patrocinadoras e atrações artísticas do folclore alemão. Entre as empresas já confirmaram participação a Cooperativa Piá de Nova Petrópolis, a Bavária Pretzel de Porto Alegre, a Cervejaria Abadessa, também da capital. Outras estão sob análise.  

Em breve teremos novas informações para a reserva de convites ao preço super-acessível de apenas R$25.00. Não se esqueçam – dia 18 de julho, todos os caminhos levam ao Centro Cultural 25 de Julho, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, a três quadras da Terceira Perimetral, acesso pela Av. Cristóvão Colombo em direção ao Centro!

*Sílvio Aloysio Rockenbach é presidente da Comissão das Comemorações da Imigração Alemã no RS.
E-mail: contato@brasilalemanha.com.br 

Transparência: Em 2003 foi criada a Comissão dos Festejos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul para coordenar as festividades dos 180 Anos> (1824-2004) da Imigração Alemã no Estado, pelo então Governo Germano Rigotto, a partir de iniciativa da FECAB - Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil, com sede em Porto Alegre, RS. A FECAB era presidida pelo saudoso economista Jorge Wolfgang Globig, que indicou para presidente da Comissão o economista Décio Krohn, ex-presidente da Sogipa - Sociedade Ginástica de Porto Alegre.

Em dezembro de 2012, já sob o Governo Tarso Genro-Beto Grill, foi recriada a Comissão das Comemorações da Imigração Alemã no RS para os 190 Anos, então sob a presidência de Roque Jacoby, ex-secretário estadual de Cultura. Com sua nomeação para a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre em janeiro de 2013, assumiu o vice-presidente Renato Kops, que se licenciou por motivos particulares em setembro do mesmo ano, assumindo as funções o jornalista Sílvio Aloysio Rockenbach, até então diretor de Comunicação nas duas Comissões. 

brasilalemanha      brasilalemanha     brasilalemanha     brasilalemanha



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia