Colunistas

12/08/2017

Porto Alegre, RS - Cidades Cidades Alemãs do Brasil - Resumo Histórico / Kurzgeschichte

“Em torno de 1860 havia apenas cerca de vinte mil habitantes na cidade. Desses, pelo menos três mil eram alemães, que conseguiram rapidamente conquistar um padrão de vida confortável. Suas famílias eram muito unidas, disciplinadas e cooperativas entre si, e haviam a esta altura se fortalecido a ponto de formar um influente gueto cultural dentro da capital, fazendo imprensa e realizando apresentações de teatro e concertos de música erudita em sua língua nativa, onde se encontrava uma plateia de gente educada, entusiasta das artes, ‘bem vestida e até bonita…. Encantadoras as senhoras e senhoritas. Cabelos louros estriados com alguns matizes, claros olhos azuis e faces vermelhas – viam-se em toda parte. Algumas moças traziam cuidadosamente no colo as irmãzinhas e visivelmente lhes davam boas lições, enquanto os olhos das pequeninas se moviam como foguetes e pirilampos’, como recordou vivamente Avé-Lallemant em 1858” (.14” (Wikipedia >>>)



Pesquisadores da História da Comunidade Local / Geschichtsforscher der Lokalgemeinde:

Prof.René Gertz - UFRGS PUCRS
Dr. René Gertz – tel.: (51) 3320-3534
e-mails: gertz@cpovo.netgertz@pucrs.br
Porto Alegre, RS.

Prof. Sérgio da Costa Franco (Zero Hora>, 22 03 2015): “Porto Alegre é muito alemã. Muitos viajantes eram alemães e se sentiram em casa. No mais, o Guaíba sempre foi motivo de atração. Poucas cidades têm esse presente divino, um lago desse tamanho….  Os alemães vieram em 1824, ano de fundação de São Leopoldo, e em seguida começaram a ter forte influência em Porto Alegre. … Eles tinham peso econômico. Populacional, nem tanto. Mas os viajantes que passam dizem que 20% da população era alemã ou de origem. Os alemães foram os industriais e também os comerciantes mais importantes. A certa altura, o gosto alemão na arquitetura predominou, a ponto de os próprios lusos menosprezarem o que tinham feito. Por isso não conservaram nada. Demoliu-se a cidade toda. … Porto Alegre é muito alemã. E essa população alemã sofreu duas grandes guerras, com discriminação, humilhações e pressão, além de prejuízos graves. Houve depredações de casas comerciais, um negócio terrível. Isso abateu muito o próprio ânimo, a iniciativa econômica. ZH: Um certo declínio econômico da cidade se explicaria por isso? Porque, quando se olham as estatísticas do começo do século 20, Porto Alegre era um polo industrial que ombreava com São Paulo. Quase chegava lá. Tem uma estatística de 1910, por aí, em que a produção industrial de São Paulo é de 120 mil contos e a de Porto Alegre, 90 mil. Essa produção era muito germânica. As guerras influíram negativamente no desenvolvimento da cidade”.

Jorn. Sílvio Aloysio Rockenbach
A cidade dos alemães durante um século



Comentários

deslogado
mobdro app alternatives 14/08/2017, às 06:02

Mobdro app user and Mobdro App Not Working on your Kodi, Android TV, Chromecast? this tutorial will help you Fix Mobdro not working Problem mobdro apk


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2017 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade