Colunistas

15/09/2015

Pomerode, SC: Histórico / Kurzgeschichte

Foi no ano de 1863, quando os primeiros imigrantes chegaram à Pomerode, vindos da Pomerania, região norte da Alemanha. O colonizador Dr. Hermann Otto Blumenau recebeu um lote de terras e ele designou uma equipe de imigrantes para que subissem o curso de um afluente do rio Itajaí-Açú, localizada do bairro de Badenfurt no Municipio de Blumenau, e que com esse novo caminho iria encurtar a distância entre Joinville e Blumenau. E foi assim que se deu inicio à colonização de Pomerode, cujo nome surgiu da junção de Pomer, porque eram imigrantes da Pomerânia (Pommernland) e roden, que traduzido, arrancar tocos com raiz, para posterior cultivo.

Logo em seguida vieram mais imigrantes que iam se estabelecendo ao longo do rio que foi donominado de Rio do Testo. Com seus lotes de terra cultivaram arroz, milho, batata, cana-de-açúcar e também se dedicaram à criação de gado para obterem o sustento com leite e queijo. As primeiras construções eram rústicas e cobertas com  folhas de palmeiras, mas poucos anos depois foram substituídas com autênticas  casas em estilo enxaimel. Foi no ano de 1870 a instalação da primeira escola em Pomerode, totalmente no idioma alemão. Na virada do século 20, Pomerode era uma colonia voltada para a agricultura e pecuária, e já com pequenos pontos comerciais na área central. A fabricação de lacticínios, frios, móveis e cerâmicas deu início à industrialização do município. Anos mais tarde surgiu a fábrica de porcelanas, que tornou-se uma das mais importantes para a economia local. Hoje Pomerode  possui um parque fabril bem diversificado, principalmente no setor textil e metal-mecânico.

Pomerode  se tornava cada vez mais forte economicamente. Em 1959  foi desmembrada de Blumenau e conserva até hoje os traços e os costumes  trazidos há mais de um seculo pelos imigrantes que se deslocaram para Pomerode e fizeram daqui a sua nova Pátria.



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade